Pesquisadores da Unesp descobrem aguardente a partir do bagaço da laranja Eventos BaresSP 570x300 imagem
    CAFE-ESPECIAL-Arroba-drj.jpg

    Pesquisadores da Unesp descobrem aguardente a partir do bagaço da laranja

    Aguardente do bagaço da laranja é descoberta em pesquisa da Unesp

    Por Emanuellen Trizi | 16 de Setembro 2013


    A frase "Sobrou pra mim o bagaço da laranja" pode começar a ter uma nova conotação. Isso porque pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) desenvolveram uma aguardente proveniente do bagaço da laranja. Depois de dez anos em testes até chegar ao produto final, o professor e pesquisador João Bosco Faria acredita que a bebida poderá ser comercializada em dois ou três anos, pois, a fórmula já foi até patenteada.

    O desenvolvimento da bebida foi feito no Centro de Pesquisa da Cachaça da Unesp, em Araraquara. Para chegar até o resultado final, é necessário extrair um líquor, que é então fermentado com a ajuda da levedura que é descartada pelas cervejarias. Depois, a bebida é destilada duas vezes e fica armazenada por, no mínimo, dois anos em barris de carvalho para adquirir sabor e ficar mais encorpada.

    Também foram feitos testes de sabor e o resultado da degustação é um sabor marcante de aguardente e um leve toque de laranja. Algumas pessoas só perceberam o sabor da fruta após serem informadas de que o produto era feito a partir dele .

    Ainda são necessários mais alguns ajustes para que a bebida possa ser produzida e o foco são os pequenos produtores. A faixa de preço se aproximará de uma cachaça de qualidade. Vale lembrar que esta bebida não pode ser classificada como cachaça, porque só é considerada cachaça a bebida feita a partir da cana-de-açúcar e no Brasil.

     

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo