Cachaça é reconhecida internacionalmente como produto brasileiro
"Brazilian Run" vira cachaça e é reconhecida como produto brasileiro
Por Michelly Ribeiro | 12 de Março 2013
A partir do dia 11 de abril, a cachaça deixa de ser vendida como "Brazilian Run" nos EUA, passando a ser reconhecida mundialmente como produto brasileiro.
Depois de mais de uma década de negociação, o resultado é positivo. O Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau (TTB) - órgão do governo americano especializado no comércio de álcool e tabaco – publicou um registro que reconhece a cachaça como produto genuinamente brasileiro.
A produção da cachaça faz parte da cultura Brasileira, e este reconhecimento evita que aconteça com o Brasil o que aconteceu com a Rússia, que perdeu o direito exclusivo internacional de usar o nome Vodca como uma marca do país, porque não tinha seu registro na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Economicamente a novidade será muito boa para as cachaçarias brasileiras, segundo o Ibrac (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comercio Internacional), o reconhecimento deve impulsionar as exportações para os EUA. Hoje, são vendidos para o mercado americano 700 mil litros por ano.