Cervejas e pratos: infinitas possibilidades Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-stock-kaly.png

    Cervejas e pratos: infinitas possibilidades

    É antigo o clichê segundo o qual “o vinho é a bebida ideal para harmonizar"

    Por CervejeMe | 15 de Abril 2013


    É antigo o clichê segundo o qual “o vinho é a bebida ideal para harmonizar com os alimentos”. Ok, não negamos a qualidade e a versatilidade dessa bebida. Mas quem se arrisca a sair do senso comum e combinar cerveja e culinária, não costuma se arrepender.

    A chave para harmonizar a sua cerveja com o seu prato predileto é conhecer as características dos ingredientes com os quais ela foi produzida. A mistura pode ser deliciosamente semelhante (quando prato e cerveja têm ingredientes parecidos) ou incrivelmente contrastante (quando algum componente da bebida "corta" outro da comida, fazendo o apreciador saborear algo novo).

    Existem várias semelhanças entre os processos de harmonização de vinhos e cervejas, por exemplo: se os peixes costumam cair bem quando servidos junto com vinhos brancos, ácidos e refrescantes, também ficam ótimos com uma lager clara ou uma witbier, do estilo belga; assim como as carnes vermelhas harmonizam com os vinhos tintos, elas também fazem sucesso ao lado de uma bela Vienna, ou uma Ale do estilo Dubbel, que trazem nuances doces para balancear a firmeza da carne; e assim por diante.

    Na verdade, quanto mais se conhece das cervejas, mais preparado se está para harmonizá-las com os diferentes tipos de pratos. São vários os componentes da bebida que a deixam mais propensa para uma comida ou outra. Entre eles, alguns dos principais são o teor alcoólico (quando é mais alto, combina com comidas mais pesadas), o tipo de malte (que altera a intensidade do paladar) e a quantidade de lúpulo (ingrediente que dá o “amargo” à cerveja e, por isso, altera o sabor de alguns temperos, inclusive os mais picantes).

    Se você quiser começar a conhecer um pequeno pedaço dessa imensidão de informações, quantidades e variedades, essa matéria do iG: O be-a-bá da harmonização com cervejas, serve como um bom guia inicial. Seja como for, arrisque: ainda não existe nenhum método melhor para entender a harmonização, tanto de cervejas quanto de outras bebidas, que o saudoso "tentativa e erro"!

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo