CMV Solutions oferece modernização na gestão de compras de estabelecimentos

Notícias

CMV Solutions oferece modernização na gestão de compras de estabelecimentos Eventos BaresSP 570x300 imagem

CMV Solutions oferece modernização na gestão de compras de estabelecimentos

CMV Solutions moderniza processos de compras e controle de estoques

Lais Araujo 07/08/2017

 

É bastante comum ver bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos de food service fazerem gestão de compras em diversas planilhas. Um exemplo bastante comum são as famosas planilhas de “estoque mínimo” em que, após a contagem semanal ser lançada um cálculo do volume a comprar é sugerido.

Porém, embora este seja um processo bastante comum, a maior parte do problema começa a partir daí. Uma vez que as quantidades a comprar estão definidas, as casas costumam partir para cotações, ou fazem diretamente os pedidos. É sabido a que grande quantidade de itens em diversas categorias com múltiplos fornecedores já é um problema bastante grande para administrar. Porém no caso de bares e restaurantes por exemplo, os pedidos, em sua grande maioria são enviados para que as entregas ocorram no dia seguinte. Na outra ponta temos fornecedores com limite de horário para recebimento dos mesmos, caso contrário não garantem a entrega dentro do prazo.

Mas quais são os efeitos perversos deste processo, e que muitas vezes os proprietários não se dão conta? O principal, é que acabam pagando mais caro pelas mercadorias, já que é humanamente impossível fazer cotações de tantos produtos de categorias diferentes, e com diversos fornecedores ao mesmo tempo. Mas, supondo que as cotações fossem possíveis de serem realizadas para 100% dos itens (e num prazo bem curto entre a definição do volume e o prazo para pedir), não haveria tempo hábil para uma análise e escolha do que comprar de quem, baseado nos melhores preços de cada item em cada fornecedor. Ou seja, na melhor das hipóteses, acaba-se pagando o preço médio de mercado - e vejam, dizemos “melhor das hipóteses” porque os estudos conduzidos pela CMV demonstram que os preços pagos estão acima da média na grande maioria dos casos.

Outros efeitos secundários, mas igualmente nocivos vêm da maneira como os pedidos são realizados. A CMV conduziu estudos com mais de 100 clientes renomados, procurando entender como os pedidos eram enviados aos fornecedores. O resultado foi bastante preocupante, pois uma parcela significativa - quando não é enviada pelo e-mail do comprador - é transmitida via WhatsApp ou enviada via telefone. Isto significa que não existe qualquer rastreabilidade exata do que foi pedido para quais fornecedores, e quais as condições comerciais negociadas. Isto por sua vez desencadeia outro problema que é o recebimento. A informação não está disponível para a equipe do recebimento comparar custos e quantidade, o que acaba causando outras distorções.

Tudo isto é mais comum do que parece. E, como foi dito antes, poucos proprietários se dão conta ou reconhecem como sendo um problema. Porém, afeta e muito o CMV.

Por isso a CMV oferece ao mercado a solução completa para gestão de compras. A quantidade de tudo que se deseja comprar é inserida no portal, e as cotações ocorrem de forma eletrônica somente junto àqueles fornecedores definidos e homologados pelo cliente. Isto garante diversos benefícios, listados abaixo:

 

1) Compra sempre pelo melhor preço, item a item, portanto uma economia significativa e constante;

2) Pedidos consolidados respeitando o faturamento mínimo de cada fornecedor;

3) Pedidos impressos e disponíveis para que os funcionários possam verificar as condições e quantidades negociadas antes de receber do fornecedor;

4) Histórico e rastreabilidade de tudo que foi cotado e pedido;

5) Agilidade no processo como um todo, liberando tempo para outras atividades;

6) Total transparência no processo de compras - não há como fazer escolhas fora do melhor preço sem autorização do gestor;

7) Relatório completo, online, de tudo que é comprado e economia gerada por categoria.

A CMV garante que as compras são sempre feitas abaixo da média de mercado, mas os clientes têm compreendido que a proposta de valor vai muito além disso: a tranquilidade de saber que a área de compras está sendo gerida dentro de regras transparentes e controles, além de um banco de dados que ajuda - e muito - no planejamento e tomada de decisões.

CMV Solutions
Gestão de compras/ Controle de inventários
www.cmvsolutions.com.br
11-3068-0448

 
 
 
 

 

BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos