Uma boa cerveja para esquentar o frio! Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Arroba_BCB_300x250_v1.png

    Uma boa cerveja para esquentar o frio!

    Fortes e encorpadas, cerveja também é excelente pedida para dias frios

    Por Atitude Press | 27 de Maio 2010


    Quem pensa que as cervejas são boas apenas para refrescar nos dias de calor está enganado. Se fosse verdade, como explicar então a paixão que Alemanha e Inglaterra, dois dos países mais frios do mundo, sentem pela bebida?

    De acordo com João Gilberto Krepel, sócio-proprietário da Cervejaria Schornstein, o universo da bebida é muito amplo, não se restringindo à refrescância do tipo Pilsen. “Não existem limites quando pensamos em cerveja. Elas podem ser leves ou encorpadas, possuírem notas frutadas ou de cereais torrados, pode ser carbonatadas, ácidas etc. Enfim: há um tipo de cerveja para cada momento”.

    Para o inverno, aconselha-se o consumo de cervejas mais encorpadas, com alto teor alcoólico e aromas bem marcantes – características que casam perfeitamente com o frio da estação, auxiliando no aquecimento do corpo. Para os amantes de chope a dica de Krepel é trocar a pedida do tradicional Pilsen – muito consumido no Brasil – para tipos mais marcantes: “É o caso, por exemplo, dos chopes Bock, Pale Ale e Russian Imperial Stout”, afirma.

    Para quem prefere as cervejas engarrafadas, Letícia Borges, proprietária da importadora Casa da Cerveja, sugere bebidas de longa persistência aromática, com notas de especiarias, amadeiradas, tostadas ou adocicadas. “Nessa época do ano os tipos Dubbel, Porter, Stout, Old Ale, Barley Wine, Strong Lagers e Bock são irresistíveis”, afirma.

    Fica a dica:

    Para quem quiser se esquentar nesse inverno acompanhado por uma boa cerveja, reunimos aqui algumas dicas que farão toda a diferença:

    Achel Blond

    A Achel Blond é uma autentica cerveja trapista belga do tipo Strong Blond Ale produzido pelo monastério de Achelse Kluis desde 1648. Possui alto teor alcoólico e boa estrutura para envelhecimento – bem preservada pode durar no mínimo 3 anos. Possui coloração amarelo-alaranjado, aromas herbais e de frutas cítricas. Apresenta amargor marcante e alta sensação frisante, sendo seca e encorpada. Indica-se a harmonização com carnes de porco e de caça com molhos variados a base de aromas relacionados. Queijos semi-duros maduros e casca branca maduros também casam perfeitamente. Para uma melhor apreciação, degusta-se o fundo da garrafa à parte.

    Pawel Kwak

    A Pawel Kwak é uma Strong Pale Ale produzida pela lendária cervejaria Bosteels, localizada na Bélgica. Apresenta coloração âmbar-avermelhado com aroma de frutas tropicais, mel e especiarias. Destaque para o equilíbrio marcante entre doçura e acidez. É encorpada, quente e liquorosa. Para uma melhor apreciação, indica-se a degustação do fundo da garrafa à parte. Harmoniza bem com carnes vermelhas, de porco e de caça, além de queijos semi-duros maduros (gouda maduro) e sobremesa a base de frutas (damasco e goiaba). Apresenta boa estrutura para envelhecimento, bem preservada pode durar no mínimo três anos (adega 12º C).

    Waterloo Dubbel

    Para produzir a Waterloo Dubbel, a cervejaria belga Du Bocq segue uma receita proveniente do ano de 1815. Medianamente encorpada, quente e com alta sensação frisante, a bebida possui coloração castanho-avermelhado. No aroma há presença de frutas tropicais, cítricas, toffe-caramelo e condimentos. A acidez é pronunciada e o amargor médio. Ideal para harmonizações com carnes vermelhas, de porco e de caça. Também combina com queijos semi-duros maduros e queijos azuis, além de sobremesa a base de frutas secas escuras, creme brulee e charutos. Apresenta boa estrutura para envelhecimento e bem preservada pode durar no mínimo três anos (adega 12º C).

    Westmalle Tripel

    Autêntica trapista, a Westmalle Tripel é produzida pelos monges do monastério de Westmalle desde 1856. Ao longo desse tempo ganhou reconhecimento internacional, faturando alguns dos prêmios mais importantes do segmento (como o World Beer Cup, por exemplo). Configura-se como uma cerveja de coloração amarelo-alaranjado, aroma de frutas cítricas e tropicais com toque condimentado. Possui Amargor persistente, sendo quente e seca. Apresenta boa estrutura para envelhecimento e bem preservada pode durar no mínimo cinco anos (adega 12ºC). Casa bem com carnes vermelhas com molhos a base de aromas relacionados, queijos semi-duros maduros e queijos azuis, além de massas diversas e sobremesa a base de frutas cítricas. Indica-se a degustação do fundo da garrafa a parte.

    Thomas Hardy’s Ale

    A especialíssima Thomas Hardy’s Ale é uma das cervejas mais apreciadas do mundo. Produzida desde 1968 pela inglesa O’Hanlon’s Brewing Co., a bebida foi criada em homenagem aos 40 anos da morte do escritor inglês Thomas Hardy.
    Sua receita conta com um envelhecimento de nove meses em barris de cerejeira e todas as garrafas são safradas e numeradas. Apresenta excelente estrutura para envelhecimento, podendo durar até 25 anos (adega 12° C). Configura-se como uma cerveja de cor castanho amarelado e espuma quase inexistente. No aroma, há notas de alcaçuz, madeira, toffe-caramelo e floral. Encorpada, liquorosa e quente, a bebida apresenta amargor marcante e longo com certo residual de doçura, além de acidez e residual salgado. Lembra whisky. Hamorniza perfeitamente com sobremesa a base de nozes e castanhas, queijos azuis, frutas secas e charutos.

    Traquair House Ale

    Produzida pela cervejaria homônima, a Traquair House é envelhecida em barris de carvalho. Apresenta boa estrutura para envelhecimento e, se bem preservada, pode durar no mínimo 10 anos (adega 12° C). Possui coloração castanho-escuro e aromas de frutas em compota, madeira, toffe-caramelo e chocolate. Há presença de notas tostadas, amargor e doçura em equilíbrio. Encorpada, pouco frisante e liquorosa, a bebida lembra o vinho do porto. Harmoniza com carnes vermelhas e de caça, queijos azuis e sobremesa a base de chocolate meio amargo. Perfeita com o charuto Hoyo de Monterrey N2.

    Schornstein Bock

    De cor escura e tons avermelhados, o Schornstein Bock possui um forte aroma de torrefação e leve adocicado, caracterizando um chope de baixa fermentação forte e encorpado produzido segundo a Lei da Pureza Alemã de 1516. Originário do norte da Alemanha, o chope do tipo Bock é ideal para ser apreciado no inverno. Nos dias de frio, harmoniza-se bem com um mousse de queijo com calda de goiabada quente. No entanto, pelos seus diversos sabores, é um chope que permite ousadia ao seu apreciador.

    Scornstein Pale Ale

    Resultado de um processo alta fermentação que pode durar de 03 a 04 semanas, o Schornstein Pale Ale se caracteriza como um chope de coloração cobre profunda, sabor frutado e forte aroma de malte e lúpulo. Produzido de acordo com a Lei da Pureza Alemã de 1516, esse clássico inglês harmoniza perfeitamente com frutos do mar e peixes mais gordurosos, com amargor pronunciado do chope suavizando a presença da gordura.

    Schornstein Imperial Stout

    O Schornstein Imperial Stout é produzido, seguindo a lei da Pureza Alemã de 1516, a partir de seis diferentes tipos de malte e dois tipos de lúpulo. Encorpado, o chope traz um blend de sensações, denotadas pelo amargor do lúpulo, a torrefação do malte e calor provocado pelo álcool. Esse tipo de chope confere ao mercado cervejeiro um novo conceito de degustação, similar à do vinho. Harmoniza bem com queijos, carnes de caça, chocolates negros, melões e charutos.

    Sobre a Casa da Cerveja

    Desde 2005 a Casa da Cerveja atua no mercado brasileiro importando produtos especiais das melhores cervejarias e abadias trapistas da Europa, sobretudo da Bélgica, onde estão localizadas seis das sete tradicionais abadias produtoras de cerveja artesanal no mundo. Atualmente trabalha também com variedades de países como Alemanha, Escócia, Inglaterra e outros, sendo responsável por possibilitar que os amantes brasileiros da bebida apreciem em seu país o que há de melhor no segmento em todo mundo. Em cada garrafa uma história de tradição cheia de corpo, cheiro, cor e sabor, que é trazida com exclusividade ao Brasil após intensas pesquisas e etapas de rigorosa seleção.

    Sobre a Cervejaria Schornstein

    Inaugurada em Junho de 2006, na cidade de Pomerode, localizada no Vale do Itajaí (SC), a Cervejaria Schornstein acabou de inaugurar uma fábrica em Holambra (SP), sendo a primeira microcervejaria do país a abrir uma filial.
    Ambos os endereços contam com bares de fábrica (Schornstein Kneipe em Santa Catarina e o Schornstein Krug em São Paulo), onde os visitantes podem degustar os produtos da cervejaria acompanhados por petiscos especiais, produzidos de modo a harmonizarem com os seis tipos de chopes produzidos nas fábricas.
    Em Santa Catarina os chopes Schornstein também estão disponíveis em distribuidores espalhados por Florianópolis, Blumenau, Rio Negrinho, Joinville e Jaraguá do Sul. Já em São Paulo os produtos da cervejaria, primeiramente, terão distribuição na capital e em Campinas, além da fábrica em Holambra.
    Há também um serviço de delivery para o estado de S. Paulo.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo