Ingredientes Básicos: O Bê a Bá das cervejas Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-stock-kaly.png

    Ingredientes Básicos: O Bê a Bá das cervejas

    São várias as combinações possíveis de ingredientes, conheça!

    Por CervejeMe | 16 de Abril 2013


    Existem muitas combinações possíveis de ingredientes para a produção de cervejas, tanto em variedade quanto em quantidade. Com o tempo nós, do CervejeMe, vamos entrar em detalhes em cada um deles. Mas alguns são básicos, e estão em praticamente todas as variedades conhecidas. Veja só os principais:

    Água: compõe mais de 90% da cerveja e, muitas vezes, é determinante no sabor do produto final. É por causa das diferenças na composição mineral da água que costumamos, por exemplo, associar as Stouts à cidade irlandesa de Dublin, ou as Pale Ale à região de Burton-on-Trent, na Inglaterra. No entanto, com as descobertas da Química, os produtores passaram a mudar as características da água e produzir cervejas diferentes, não apenas aquelas mais comuns em suas regiões.

     

    Lúpulo: trepadeira europeia, cujas flores guardam uma resina e alguns óleos, responsáveis pelo amargor das cervejas. Além disso, esse ingrediente também funciona como conservante, o que fez com que conquistasse a preferência dos produtores de todo o mundo. Planta originária de regiões frias, o lúpulo nunca se adaptou ao clima brasileiro, o que obriga os fabricantes daqui a importar 100% do insumo, principalmente dos Estados Unidos e de países europeus. O ingrediente existe em diversas variedades, sendo que algumas das mais famosas são a Ahtanum, Amarillo, Brewer´s Gold, Columbus, Crystal e Cascade.

     

    Malte: é o resultado da germinação artificial e dessecação artificial da cevada e de outros cereais, como o trigo. Além da cerveja, ele também é usado na produção de outras bebidas como, por exemplo, o Ovomaltine. Basicamente, coloca-se as sementes de cereal de molho, em água fria, até que elas absorvam o máximo de umidade possível. Só então é feita a germinação. Esse produto, conhecido como malte verde, passa então por uma secagem e torrefação, quando se obtém, enfim, o malte. No processo de produção de cervejas, ele é fundamental para compor o sabor e o aroma da bebida.

     

    Leveduras: são os microrganismos responsáveis pela fermentação do açúcar, que gera o álcool. Existem dezenas de tipos de leveduras, mas elas se dividem em dois grandes grupos: as de fermentação alta (presentes nas Ale, por exemplo, têm esse nome por trabalharem em temperaturas altas) e as de fermentação baixa (típicas das Lager, demoram muito mais tempo para transformar o açúcar em álcool). Além desse processo biológico, esses microrganismos também ajudam a compor o sabor final das bebidas.

    Além desses quatro ingredientes principais, há outros muito comuns na produção de cervejas, como açúcares, xaropes, arroz, aveia, milho e trigo, por exemplo. Tudo depende das características que se deseja para a sua cerveja.

    Portanto, vá até o mercado, compre seus ingredientes e comece a testar!

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo