Drinques: como servir bem os convidados Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-bar34-22.jpg

    Drinques: como servir bem os convidados

    Um cardápio bem feito contribui para o sucesso da comemoração. Veja!

    Por Van Teles | 23 de Julho 2010


    Por Enrico Meloni

    São inúmeras as pessoas que me procuram querendo saber quais tipos de drinques devem servir para os convidados em uma festa. Pensando nisso, preparei algumas sugestões práticas e rápidas para montar um cardápio bem elaborado. Também selecionei alguns cuidados que devem ser tomados para fazer de qualquer tipo de comemoração um verdadeiro acontecimento.

    Sempre ressalto que a ajuda de profissionais especializados é a melhor opção para atingir resultados significativos. Os bartenders, certamente, vão ajudar a escolher bebidas especiais e que agrade a todos. Mas, é claro que o sucesso das escolhas não está atrelado apenas ao profissional do bar. É importante destacar que existem itens fundamentais para começar a se pensar no cardápio.

    O primeiro quesito a ser levado em consideração é o conceito da festa - casamento, debutantes, bodas ou, até mesmo, um evento corporativo - e qual a faixa etária dos convidados. Esse procedimento é fundamental para se definir qual será a linha do cardápio. Depois dessa análise, ele pode começar a ser definido.

    Tradicionalmente, a maior parte dos drinques que compõe um cardápio é escolhida pelo organizador ou dono da festa que, por sua vez, já sabe o que a maioria dos seus convidados gosta de beber.

    É muito importante que a prestadora de serviço ofereça uma degustação para o cliente. Com isso, ele conseguirá escolher os cocktails que mais lhe agrada, montando, assim, uma relação de drinques exclusiva e personalizada.

    Sempre sugiro aos meus clientes que no cardápio contenha alguns cocktails, campeões de vendas, como as caipirinhas, os martinis e suas variações, o mojito (confira a receita no final do artigo) e suas variações, dentre outros. Esses são exemplos de cocktails mundialmente conhecidos e com venda notória.

    Outro fator a ser considerado é o local onde o bar será montado e o tamanho dele em si. Como em qualquer outro serviço, quanto mais visível e confortável ele for, melhor! Assim, as pessoas poderão degustar mais drinques, e os profissionais trabalharão com mais facilidade.

    Depois da escolha dos cocktails, o prestador de serviço contratado para o evento deve providenciar que os cardápios fiquem dispostos no próprio balcão do bar, durante toda a festa. Assim, os convidados poderão escolher os drinques que desejam saborear naquele momento.

    Quanto à forma de servi-lo, realmente não existe uma maneira certa, apenas maneiras diferentes. O que o anfitrião deve observar é se a empresa contratada possui um quadro de funcionários suficiente para servir todos os convidados. Mesmo porque há quem prefira receber o drinque na mesa e, outros, preferem retirá-lo no próprio balcão para acompanhar a técnica aplicada na criação do drinque, que dura em média um minuto.

    Agora é só escolher um bom profissional e começar a experimentar as receitas que estarão na sua carta de cardápio. Mas, lembre-se: sempre procure empresas idôneas, realmente constituídas e que conheçam o que estão fazendo. Assim, a chance de ter um evento bem sucedido é enorme.
    Separei uma receita que fará sucesso nas suas comemorações: o Mojito. Rápida e fácil de fazer, esse cocktail é leve, saboroso e refrescante, mas, deve ser consumido com moderação.

    Mojito

    Ingredientes:

    50 ml de rum
    6 folhas de hortelã
    1 colher de sopa de açúcar
    3 gomos de limão
    Água gaseificada

    Modo de preparo:

    Pegue um copo "long drink" e coloque a hortelã, o açúcar e o limão. Macere até extrair o suco do limão. Depois, acrescente o rum e mexa com uma colher. Por último, coloque a água gaseificada até completar o copo.
    Mexa de novo e está pronto.

    Até a próxima!

    Enrico Meloni é diretor da empresa BaresSP Bartenders e atua na área desde 1999. Fez vários cursos no Brasil e possui ampla experiência nacional e internacional.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo