
Informação do Evento
Datas do evento
Preço:
R$ 25 para quem levar ao evento a sacola ecológica do Desapegue!, (entregue às participantes nas edições anteriores)
R$ 30 para quem não possui a sacola (neste caso a participante recebe uma sacola e poderá, nos próximos encontros, trazê-la ao evento e obter o desconto)
R$ 25 para quem levar ao evento a sacola ecológica do Desapegue!, (entregue às participantes nas edições anteriores)
R$ 30 para quem não possui a sacola (neste caso a participante recebe uma sacola e poderá, nos próximos encontros, trazê-la ao evento e obter o desconto)

Especiais
Evento Mensal Desapegue! promove escambo no Bar do Santa nesta terça-feira
Em São Paulo, o primeiro e único evento que segue os preceitos é o DESAPEGUE!. Criado em fevereiro de 2010, o encontro é mensal e ocorre no Bar do Santa – www.bardosanta.com.br, no bairro paulistano da Vila Madalena.
Ao promover a permuta de itens, o projeto DESAPEGUE!, inspirado em eventos similares de cidades da Europa e América do Norte, busca a conscientização por meio da interação e diversão. “Promovemos uma espécie de escambo chique”, diz o publicitário e idealizador do projeto, Rogério Gomes. O evento começa apenas com a participação de mulheres. Enquanto elas praticam o desapego, os acompanhantes do sexo masculino podem aguardá-las nas mesas do bar, jogar sinuca e provar petiscos e drinques do menu da casa.
As interessadas em participar devem levar, no máximo, 20 peças que não utilizam mais. Valem roupas, calçados e acessórios (exceto lingeries e bijuterias). Todas devem estar em bom estado de conservação, limpas e, principalmente, dentro de uma tendência de moda contemporânea ou clássica.
Em uma tabela verifica-se a quantidade de pontos, correspondente a cada peça entregue. Cada pontuação dá direito a receber a mesma quantidade em fichas, representadas por grandes e coloridos botões roupa, sendo que cada cor representa uma quantidade de pontos. Uma camiseta básica, independente da marca, vale um ponto; vestidos de festas valem quatro.
Todos os itens são avaliados logo na entrada. Aqueles mais desgastados são devolvidos à participante ou destinados ao Exército da Salvação, desde que haja consentimento. Também são doadas à organização as peças que restarem nos cabides ao término da noite.
Em araras e mesas ficam expostos vestidos, calças, blusas e acessórios que possam despertar o interesse das mulheres. Cada peça recebe uma etiqueta para sinalizar quantos botões são necessários para adquiri-los. Um amplo provador coletivo fica disponível para a experimentação e permite a interação. Neste momento as participantes contam com as dicas da jovem estilista Thabata Sorgiacomo. A profissional apresenta tendências e combinações, o que facilita a composição de looks com os objetos que estão à mostra.
Após adquirir os itens desejados, a participante entrega aos organizadores a quantidade de fichas (botões) necessárias para a troca.
Editado por Katlen Teles Echeverria às 15/06/2012