facebook tag
 
    Festa de Nossa Senhora Achiropita celebra seus 93º anos Eventos BaresSP 570x300 imagem
    banner_arroba_quebra_mitos_pj_cf.jpg
    Feira Cultural

    Festa de Nossa Senhora Achiropita celebra seus 93º anos

    Por Michelly Lelis
     30/08/2019


    Durante o mês de agosto, acontece a 93º Festa de Nossa Senhora Achiropita, uma das mais tradicionais festas italianas de São Paulo. O evento conta com cerca de 950 voluntários que trabalham durante o evento. A festividade é uma homenagem da comunidade italiana à padroeira do bairro, Nossa Senhora Achiropita, e que começou com a chegada dos primeiros grupos de imigrantes que se instalaram no Bixiga no início do século passado.
     
    30 barracas serão instaladas nas Ruas Treze de Maio, São Vicente e Doutor Luís Barreto divididas entre culinária, com pratos típicos italianos como: gogazzas, fricazzas, polentas, antepasti, peperoni, melanzanas ao forno, macarrão, pizzas, calabrezas, entre outros. Para a criançada, o evento oferece diversas atrações como o pula-pula, pescaria, tiro ao alvo e muito mais. O evento atrai cerca de 250 mil pessoas durante todo o mês, toneladas de alimentos são utilizados no preparo dos pratos, em uma noite são consumidas cerca de 12 mil fogazzas. Todo dinheiro da festa é revertido para as obras sociais da igreja.

    Ao lado da Igreja - montada especialmente no mês de agosto - temos a Cantina Madonna Achiropita em ambiente fechado, oferecendo show ao vivo com a banda Felice Itália, além de um mesão de antepastos deliciosos e a “pasta della Mamma”. O festival acontece todos os finais de semana de 03 de agosto a 01 de setembro.

    Como manda a tradição, no último dia do festival, a partir das 18h, é celebrada uma missa em Ação de Graças em agradecimento a mais uma edição da festa. às 21h24, há uma belíssima cerimônia de encerramento na Cantina Madona Achiropita. Já às 22h30, uma oração marca o encerramento da 93ª Festa de Nossa Senhora Achiropita, e uma linda queima de fogos iluminando a noite de São Paulo, agradecendo a todos que participaram, direta ou indiretamente, e convidando-os a retornar em 2020.

    O início da Festa de Nossa Senhora Achiropita foi no começo do século XX com a chegada dos primeiros imigrante ao bairro do Bixiga. Junto a eles, uma imagem que começou a ser venerada pelos fiéis em 1908 na casa de João Falcone, na Rua Treze de Maio, nº 100. Na rua ainda feita de terra batida foi montando um altar de madeira, onde era colocada a imagem e nos dias 13, 14 e 15 de agosto eram celebradas missas e iniciadas as festas de N. Sra. Achiropita, que tinha como objetivo de comprar um terreno para construir uma capela, no qual é onde se encontra a igrja hoje.

    O número de fiéis foi crescendo e o espaço ainda era pequeno para tantas pessoas. Com a falta de dinheiro para poder reformar a igreja e torná-la maior, decidiriam continuar com a quermesse e formar uma comissão de festa. Naquela época, nas barracas era possível encontrar sorteios das prendas arrecadas, leilões sobre carroças, um pau de sebo e uma animada banda dos Bersaglieri, vinda diretamente da Itália. Além disso, uma procissão com a imagem era realizada, junto com a N. Sra da Ripalta.

    Atualmente, a festa recebe mais de 200 mil pessoas de São Paulo e de todo o Brasil. São cerca de 30 barracas e mais de mil voluntários fazendo a festa acontecer. Grande parte dos visitantes vai a igreja participar das missas, e das bençãos que acontecem de hora em hora. A festa propaga a devoação da N. Sra. Achiropita, no qual constrói as obras sociais e as mantém, como acolhendo as crianças na Creche Mãe Achiropita, os jovens no Centro Educacional Dom Orione - CEDO, os homens e mulheres em situação de rua no Espaço Social, a melhor idade na Casa São José, os dependentes químicos da Casa Acolhida Rainha da Paz e a alfabetização de adultos no MOVA.


    Paróquia Nossa Senhora Achiropitta, Rua Treze De Maio, 478, Bela Vista - São Paulo, SP
    Gratuito


    Localização Paróquia Nossa Senhora Achiropitta

     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     

    Bares em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos Feira Cultural em São Paulo

     

    topo