Festa de Nossa Senhora Achiropita celebra sua 94º edição em formato delivery Eventos BaresSP 570x300 imagem
    coqueteis-classicos-arroba.gif
    08/08/2020

    Festa de Nossa Senhora Achiropita celebra sua 94º edição em formato delivery

    Durante o mês de agosto, acontece a 94º Festa de Nossa Senhora Achiropita, uma das mais tradicionais festas italianas de São Paulo. Em edições anteriores  o evento contou com cerca de 950 voluntários que trabalham durante a festa. A celebração é uma homenagem da comunidade italiana à padroeira do bairro, Nossa Senhora Achiropita, e que começou com a chegada dos primeiros grupos de imigrantes que se instalaram no Bixiga no início do século passado.
     
    Entretanto, devido a pandemia do coronavírus o evento acontecerá excepcionalmente em formato delivery. As entregas acontecerão em um raio de 7km da paróquia, a organização do evento pede para aqueles que estão dentro do raio deem preferência para o delivery, não pela retirada presencial na paróquia. Os pedidos devem ser feitos previamente, através do link (https://achiropita.pedzap.com.br/webapp/globais/home/R4LA8J) ou no plantão de vendas na secretaria da paróquia. O cardápio contará com as tradicionais pedidas do evento, Fogazza, Penne, Antepasto e outros. 
     
    Datas para pedidos:
    Pedidos para 08/08 -  compras de 02/08 até 06/08
    Pedidos para 15/08 - compras de 02/08 até 13/08
    Pedidos para 22/08 - compras de 02/08 até 20/08
    Pedidos para 29/08 - compras de 02/08 até 27/08
     
     

    O início da Festa de Nossa Senhora Achiropita foi no começo do século XX com a chegada dos primeiros imigrante ao bairro do Bixiga. Junto a eles, uma imagem que começou a ser venerada pelos fiéis em 1908 na casa de João Falcone, na Rua Treze de Maio, nº 100. Na rua ainda feita de terra batida foi montando um altar de madeira, onde era colocada a imagem e nos dias 13, 14 e 15 de agosto eram celebradas missas e iniciadas as festas de N. Sra. Achiropita, que tinha como objetivo de comprar um terreno para construir uma capela, no qual é onde se encontra a igrja hoje.

    O número de fiéis foi crescendo e o espaço ainda era pequeno para tantas pessoas. Com a falta de dinheiro para poder reformar a igreja e torná-la maior, decidiriam continuar com a quermesse e formar uma comissão de festa. Naquela época, nas barracas era possível encontrar sorteios das prendas arrecadas, leilões sobre carroças, um pau de sebo e uma animada banda dos Bersaglieri, vinda diretamente da Itália. Além disso, uma procissão com a imagem era realizada, junto com a N. Sra da Ripalta.

    Atualmente, a festa recebe mais de 200 mil pessoas de São Paulo e de todo o Brasil. São cerca de 30 barracas e mais de mil voluntários fazendo a festa acontecer. Grande parte dos visitantes vai a igreja participar das missas, e das bençãos que acontecem de hora em hora. A festa propaga a devoação da N. Sra. Achiropita, no qual constrói as obras sociais e as mantém, como acolhendo as crianças na Creche Mãe Achiropita, os jovens no Centro Educacional Dom Orione - CEDO, os homens e mulheres em situação de rua no Espaço Social, a melhor idade na Casa São José, os dependentes químicos da Casa Acolhida Rainha da Paz e a alfabetização de adultos no MOVA.


    Categoria: Feira Cultural

    Paróquia Nossa Senhora Achiropitta, Rua Treze De Maio, 478, Bela Vista - São Paulo, SP
    Não informado

    Por Victor Naime Curcio
     03/08/2020

    Próximas datas do evento:

    08/08/2020
    15/08/2020
    22/08/2020
    29/08/2020

    ATENÇÃO - Confirmar com o evento ou local se o mesmo estará aberto ou
    acontecerá devido aos acontecimentos e do COVID-19.

    Localização Paróquia Nossa Senhora Achiropitta

     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
     

    Notícias BaresSP

     
     

    Bares em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos Feira Cultural em São Paulo

     

    topo