Bartender paulistano vence 2° Edição do Concurso Nacional Rabo de Galo com drink inusitado Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-proibido-bebidas-a-menores.gif

    Bartender paulistano vence 2° Edição do Concurso Nacional Rabo de Galo com drink inusitado

    Concurso Rabo de Galo reuniu 45 bartenders de vários estados do Brasil

    Por Mateus Diniz Omena | 05 de Dezembro 2018


    A 2º Edição do Concurso Nacional de Rabo de Galo, que ocorreu no último dia 03 de Dezembro, premiou o bartender Paulo Leite, que utilizou em seu drink com cachaça, vermute, licor á base de alcachofra e limão, uma formiga saúva.

    Além da criatividade e da ousadia em inserir uma formiga, a qualidade do drink deu ao bartender paulistano, do Empório Sagarana, 116 pontos que o levaram a vitória na disputa.

    “Foi a primeira vez que participei do concurso. Foi incrível. Quando elaborei este drink, pensei nas intenções do campeonato, que é levar o Rabo de Galo entre os 100 mais consumidos do mundo. Fiquei bastante focado na receita clássica, apenas busquei equilibrar ao utilizar os aromas cítricos e o toque de capim cidreira da formiga saúva”, contou Paulo Leite.

    Já o segundo lugar do concurso foi conquistado pelo também paulistano Eduardo Gondim, do Jangada, com 114 pontos. O bartender apresentou o drink produzido com cachaça, vermute com infusão de cacau, aperitivo de alcachofra com infusão de menta, tintura de erva-mate e para decorar uma casca de laranja.

    Com 113 pontos, o terceiro lugar ficou com o bartender Rafael Câmara, do Restaurante Urbana Farmcy, de Porto Alegre, que preparou um Rabo de Galo com dois tipos de cachaça, vermute, café gelado e bitter de erva-mate. Para decorar, casca de laranja, suporte de madeira para a taça e grãos de café orgânico das montanhas do estado do Espírito Santo.

    O Concurso Nacional Rabo de Galo foi idealizado pelo Mestre Derivan e o renomado bartender Daniel Júlio.

    O drink Rabo de Galo, assim como a caipirinha, é um patrimônio cultural do Brasil com 64 anos de história. Sua propagação começou na cidade de São Paulo com a chegada de uma fábrica de bebidas nos anos 1950. A indústria queria atender os anseios alcoólicos dos imigrantes italianos. Contudo, estes consumidores fascinados pela cachaça não bebiam mais o vermute, por outro lado, apreciavam bastante o “ouro líquido brasileiro”.

    Assim, foi criada uma mistura dos dois, inclusive com copo exclusivo, que continha marcação das doses. De acordo com relatos, o fundo do copo era mais grosso para aguentar a batida no balcão, na volta do gole. Além disso, a bebida era para ser chamada de Cocktail, porém a ideia foi rapidamente descartada e substituída pela tradução de seu nome em português, ou seja, Rabo de Galo.

    Por meio de um preparo especial, o Rabo de Galo se tornou o drink mais consumido pela boemia no Brasil. Por isso, esta bebida tem agora voltado para si as luzes dos holofotes, já que o estudo da origem da Coquetelaria Brasileira tem sido objeto de constantes pesquisas de bartenders e mixologistas, que querem resgatar as origens dos drinks.

    “Temos o propósito de promover a cachaça e criar uma grande possibilidade de diversificação de seu uso em cocktails. Para isso, reunimos um grande número  de bartenders para uma festa de criações diversas e receitas exclusivas do Rabo de Galo, despertando o interesse dos mais jovens profissionais, em relação ao sabor da bebida e sua história”, disse o Mestre Derivan, um dos idealizadores do concurso.

     

    Conheça as receitas dos drinks premiados:

    1° Lugar – Paulo Leite

    Ingredientes:

    - 60 ml de Cachaça

    - 30 ml de Vermute

    - 10 ml de Licor à base de Alcachofra

    Guarnição:

    - Casca de limão

    - Formiga Saúva

    Modo de preparo: Os ingredientes devem ser misturados em um mixing glass. Depois coloque a guarnição para finalizar o drink.

     

    2° Lugar – Eduardo Gondim

    Ingredientes:

    - 75 ml de Cachaça

    - 30 ml Vermute

    - 15 ml de aperitivo de Alcachofra com Infusão de Menta

    - 4 lances de Tintura de Erva Mate

    Guarnição:

    - Casca de laranja

    Modo de preparo: Os ingredientes devem ser misturados em um mixing glass. Depois coloque a guarnição para finalizar o drink.

     

    3° Lugar – Rafael Câmara

    Ingredientes:

    - 60 ml de Cachaça

    - 40 ml de Vermute tinto

    - 0,75cl / 7,5 ml Café gelado – prensado a frio por 16 horas de maceração

    - 4 gotas de Bitter de erva Mate

    Guarnição:

    - Para decorar casca de laranja, suporte de madeira para a taça, grãos de café orgânico das montanhas do Espírito Santo, erva Mate e lascas de madeira. 

    Modo de preparo: Os ingredientes devem ser misturados em um mixing glass. Depois coloque a guarnição para finalizar o drink.

     

     

     

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo