Azeite de Oliva cada vez mais presente no dia-dia do brasileiro Eventos BaresSP 570x300 imagem
    midia_baressp-arroba.gif

    Azeite de Oliva cada vez mais presente no dia-dia do brasileiro

    Brasil em busca do primeiro azeite nacional

    Por inFATO Comunicação | 19 de Agosto 2010 - Publicado em 17 Agosto 2010


    O movimento crescente de plantação de oliva em nosso País já é uma realidade. Regiões como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e o estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, onde já existem cerca de 50 produtores, estão apostando no desenvolvimento da cultura no Brasil.

    Em São Paulo, por exemplo, devido à demanda de agricultores locais, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo criou o projeto Oliva São Paulo, pacote tecnológico que prevê zoneamento agroclimático, novas técnicas de manejo e melhoramento genético para a cultura.

    A ideia do projeto é buscar técnicas que atendam as necessidades de adequação para o estabelecimento da cadeia produtiva local, e a meta inicial é definir um pacote tecnológico para a cultura, desde a produção de mudas até o processamento final do óleo e conservação do azeite.

    O azeite caiu no gosto do brasileiro, que assim como o vinho, vem ganhando cada vez mais adeptos e estudiosos da iguaria – dados da Nielsen indicam que de janeiro a agosto de 2008 foram consumidos mais de 17 milhões de litros de azeite no Brasil, e se comparados com o mesmo período de 2009 nota-se um aumento em torno de 11% no consumo.

    E para comprovar o interesse do brasileiro pela iguaria, acontece em São Paulo, nos dias 13 e 14 de Setembro, e 16 no Rio de Janeiro, a 4ª ExpoAzeite – a mais importante feira sobre a iguaria do País – que reunirá expositores de todo o mundo apresentado seus lançamentos. E, na capital Paulista, acontecerá o 1º Encontro Brasileiro sobre Plantio de Oliveiras para discussão e troca de ideais com participação de produtores nacionais e internacionais.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo