Dia Nacional da Cachaça é comemorado hoje, 13 de setembro Eventos BaresSP 570x300 imagem
    banner-site-youtube.jpg

    Dia Nacional da Cachaça é comemorado hoje, 13 de setembro

    Cachaça Seleta é de origem brasileira e a mais vendida do país

    Por Daniele De Curtis | 13 de Setembro 2012 - Publicado em 13 Setembro 2012


    Hoje, dia 13 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Cachaça. A bebida foi descoberta pelos escravos que perceberam que a espuma das garapas (sumo de cana-de-açúcar) deixava os animais revigorados. A partir daí, passaram a consumir essa espuma para se sentirem alegres. Os senhores dos escravos tomaram conhecimento deste fato e aplicaram a esse resíduo técnicas de destilação, dando origem a conhecida cachaça.

    Em junho de 2009 o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) criou o Dia da Cachaça e escolheu o dia 13 de setembro como data oficial da celebração, pois, neste mesmo dia do ano de 1661 a Coroa Portuguesa legalizou a produção e comercialização da bebida. Apesar de os produtores e o instituto comemorarem a data, ela ainda é um projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados,

    A cachaça mais vendida do país é a Seleta, de origem brasileira e produzida artesanalmente na fazenda Engenho dos Rodrigues. Sua graduação alcoólica é de 42%. Como o próprio nome diz, é feita a partir de canas rigorosamente selecionadas. Envelhecida em tonéis de umburana, planta conhecida por suas características curativas e digestivas, a Seleta tem um sabor potente que a torna perfeita como digestivo.

    Outras opções de cachaças são: Boazinha (Seu nome provém do hábito de seus consumidores pedirem “aquela boazinha”, no tempo em que ainda era vendida a granel. Os tonéis de envelhecimento de bálsamo conferem à Boazinha uma grande suavidade, com graduação alcoólica de 42%).

    E para finalizar, a Saliboa (Envelhecida em tonéis feitos de ipê-amarelo, árvore símbolo do Brasil, a cachaça possui uma coloração amarelo-pálido. É a caçula e a mais perfumada das cachaças Seleta. Graduação Alcoólica de 45,5%).

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo