Coisa de Mulher, Feita por mulher Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-cdb24.jpg

    Coisa de Mulher, Feita por mulher

    Fundamental papel da mulher na história da cerveja

    Por CervejeMe | 23 de Janeiro 2015


    Que as mulheres entraram definitivamente no mercado consumidor de cervejas, quase ninguém mais duvida. Mas elas já fazem parte do universo cervejeiro há muitos séculos. No Oriente Médio, onde a cerveja nasceu por volta de 4000 a.C, as matriarcas que conseguiam produzir cervejas eram consideradas divindades. Em vários outros países e épocas, o cotidiano caseiro e a disponibilidade de ingredientes deram origem a diversas mestres-cervejeiras, e esse ritual criou mitos interessantes no imaginário popular.

    + Confira nosso Especial de Cervejas Artesanais

    Na Escandinávia, dizia-se que, para alcançar a imortalidade, um soldado deveria beber a cerveja produzida por uma Valquíria (deusas das religiões locais). Catarina Lutero não ficou tão famosa quanto o marido, Martinho, que criou a religião protestante, mas era reconhecida entre parentes e amigos como uma grande cervejeira. Os peregrinos da Grã-Bretanha que fundaram os Estados Unidos, levaram para a América o mesmo costume, da produção caseira e feminina da bebida. Enfim, foram inúmeras as culturas que contaram com a participação decisiva das mulheres, que aceleraram a difusão da cerveja ao redor do mundo.

    + Workshop de Cervejas Especiais

    E por que elas perderam espaço, tanto na produção quanto no consumo, ao longo dos séculos? Em relação à produção, a culpada foi a Revolução Industrial, que levou o processo para as fábricas, onde as mulheres não tinham espaço. Sobre o consumo, a hipótese mais comum se refere ao moralismo e machismo social e religioso, que cresceu em várias partes do mundo a partir do século XIX e estabeleceu que mulher bebendo “é coisa feia”.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo