Cozinha de autor é destaque na Pompéia em meio a oceano de bares Eventos BaresSP 570x300 imagem
    bsp-arroba-CursoGestao-300x250px.gif

    Cozinha de autor é destaque na Pompéia em meio a oceano de bares

    Cozinha de autor é destaque na Pompéia em meio a "oceano" de bares

    Por Gontof Comunicação | 11 de Agosto 2008 - Publicado em 11 Agosto 2008


    Situado no bairro da Pompéia, o recém-inaugurado Oficina Bistrô Fernando Morais é umas das boas novidades gastronômicas da cidade. A idéia do bistrô é promover ao público um local aconchegante e romântico, através de uma decoração rústica e simples, com serviço personalizado.

    A fachada do local, com pé-direito alto e paredes descascadas com tijolos antigos aparentes, faz lembrar antigas vendas. O primeiro salão, onde há uma cozinha vitrine (ou cozinha-show), tem paredes revestidas de tábuas de caixas de uvas e um bar montado com madeiras antigas de assoalho de trem e eixo de carro de boi. No segundo salão, os painéis de Paris à beira do Rio Sena completam a decoração, mas deixa a dúvida: estamos, realmente, em São Paulo?

    O cardápio, que vem às mesas escrito à mão, é enxuto, mas recheado de boas e deliciosas surpresas preparadas pelo chef Fernando Morais (33 anos). Formado em Administração de Empresas e Gastronomia, Fernando Morais sempre gostou de cozinhar, mas considera que sua estréia na área aconteceu aos 23 anos, quando ganhou de aniversário, da mãe, aulas particulares com Alessandro Segato. O conhecido chef acreditou no talento de Fernando e levou-o ao Zoë, o La Risotteria e, depois, para o Empório Segatto, onde elegeu-o cozinheiro-chefe. No percurso, Fernando Moais trabalhou com Michel Darqué, à época chef no Cir' e Bistrot, quando se especializou na culinária francesa.

    Antes de seu primeiro vôo solo, Fernando foi chef de cozinha do Goga, no Alto de Pinheiros. Segundo Fernando Morais, a cozinha do Oficina Bistrô tem influência do Sul da França e Norte da Itália, "mas com um toque brasileiro".

    O Oficina Bistrô começa a encantar pelas entradas, que apresenta delícias como o Carpaccio de Bacalhau (bacalhau dessalgado fatiado fino, temperado e decorado com lascas de parmesão e torradas), Lascas de Polvo do Chef (fatias finas de carne de polvo cozida, servidas em uma cama de folhas temperadas ao citronete), a Bruschetta do Vale (pão italiano tostado com pasta de aliche, queijo coalho gratinado e folhas de radique) e a Bruschetta Morais (pão italiano tostado na brasa com presunto de parma, queijo brie fundido, morango e agrião).

    Entre os pratos principais, Arraia ao Burro e Tomilho (lasca da arraia acompanhada de purê de cará e manteiga aromatizada com tomilho), Bacalhau na Brasa (tornedor de bacalhau com risoto ao limone, chips de batata doce e molho de açafrão), Coelho Broulee (coelho cozido na cebola queimada com creme de aipim), Entrecote de Noix (entrecote de noix grelhado com polenta de fungui seco à italiana), Chateaubriand Ao Porccini (corte especial de filé grelhado com blini de batatas recheado de queijo branco ao molho de fungui porccini). Estrela de Brie ao Tartufo (massa da casa recheada com queijo brie ao molho de tartufo, salsa e pinoli); Oriquette com Camarão (c amarões médios flambados na vodcka com limão ao creme branco numa cama de oriquete granoduro) e o Confit de Canard (Coxa e sobre coxa de pato confitadas à francesa com couscous marroquino de queijo brie ao jus de pato).

    Há, naturalmente, os risotos, como o de Cordeiro (arroz arbóreo, carne de cordeiro, shitake, tomate cereja e salsa em folhas), o Nordestino (arroz arbóreo, carne seca, mini banana, queijo coalho e couve manteiga) e de Moqueca (arroz arbóreo, namorado, leite de coco e azeite de dendê).

    O chef preparou algumas opções para o Inverno, como o Creme de Cará com panchetta e a Sopa de agrião com chantily temperado . Entre as sobremesas, destaque para o Strogonof de frutas com sorvete de creme, o Espelho de Pistache e o Pavê de Nozes.

    A casa tem uma enxuta carta de vinhos, com um bom custo benefício. "Estamos montando nossa carta aos poucos, de acordo com nossas descobertas e as críticas e sugestões dos clientes", diz Fernando Morais.


    Serviço

    Oficina Bistrô Fernando Morais
    Rua Barão do Bananal, 718 – Pompéia – São Paulo, SP
    Tel: (11) 3675-3998.

    Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 18h30 à meia-noite; sábados e feriados, do meio-dia às 17h e das 19h30 à 1h. Aos domingos, do meio-dia às 17h.

    Capacidade: 26 pessoas

    Aceita todos os cartões, exceto American Express
    Aceita cheques.

    Ar-condicionado. 

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo