Festival “ABC do Som” reúne 18 bandas no ABC Paulista Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Arroba_marketUp2.png

    Festival “ABC do Som” reúne 18 bandas no ABC Paulista

    Festival ABC do Som tem duração de três dias

    Por Gabriela Buck  | 29 de Janeiro 2010 - Publicado em 28 Janeiro 2010


    Entre os dias 29, 30 e 31 de janeiro, São Caetano do Sul, no ABC Paulista, recebe o maior evento aberto de música independente já realizado na cidade, a terceira e maior edição do “ABC do Som”. Nos três dias de festival, a Rua Rio Grande do Sul - onde acontecem os shows - recebe 18 bandas do ABC, da capital paulista e do interior de São Paulo.


    As apresentações são gratuitas e abertas a toda população, no entanto, a entidade solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível para colaborar com a campanha de ajuda a São Luiz do Paraitinga. O evento é realizado pelo Cidadão do Mundo Arte Cultura - entidade de São Caetano do Sul que há 14 anos vem difundindo a produção cultural da região e criando novas formas de intercâmbio - e conta com o patrocínio da Secretaria do Estado da Cultura.


    “A idéia do festival é integrar os coletivos da região e propor o debate de novas formas de produção e difusão de conteúdo com o uso de novas tecnologias”, diz Robson Timoteo, diretor do “Cidadão do Mundo”. Além dos shows musicais, estão previstos oficinas culturais que serão realizadas em fevereiro e março no Cidadão do Mundo.


    Fazem parte do line up do “ABC do Som”, bandas conhecidas do underground como as paulistanas Seycheless e Inocentes, que toca pela primeira vez em São Caetano do Sul e fecha a noite de domingo. Outro grupo que se destaca na programação do domingo é o Cólera, uma das mais respeitadas bandas de punk rock do Brasil e que completou 30 anos no ano passado. (Confira a programação completa no final do texto).


    O “ABC do Som” também traz uma programação cultural que tem como objetivo conectar a música a outras linguagens artísticas como a literatura e as artes visuais. Entre as atividades programadas há um debate sobre música e poesia (sexta-feira), que conta com a participação de três poetas contemporâneos de peso (Ademir Assunção, Marcelo Montenegro e Chacal) e um workshop sobre a história do rock e a música independente (domingo).


    Já no sábado, os participantes da “Oficina Música Instantânea”, não sairão do workshop sem ter feito pelo menos uma canção. É o que promete o orientador Maurício Pereira. Propriedade para falar sobre o assunto não falta a Maurício que é músico, compositor, cantor e tem seis discos lançados, quatro solos e dois com a banda Os Mulheres Negras.


    Além do Cidadão do Mundo Arte e Cultura, o "ABC do Som" é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul e com o Circuito Fora do Eixo (rede de trabalho concebida por produtores culturais do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Sul do País, que visa estimular a circulação de bandas e o intercâmbio de tecnologia de produção e produtos culturais por novas rotas).

    Programação “ABC do Som”:
    29/01 (sexta-feira)

    20h30 - Debate sobre Música & Poesia com Marcelo Montenegro (poeta e roteirista do programa “Descolados”, exibido na MTV durante os meses de julho e outubro de 2009); Ademir Assunção (poeta, letrista e editor da revista Coyote. Ademir teve seus poemas musicados por artistas como Itamar Assumpção e Zeca Baleiro, entre outros) e Chacal (poeta carioca, criador do CEP20.000 - centro de Experimentação Poético - localizado no Rio de Janeiro).
    Local: Cidadão do Mundo
    Shows
    19h30 - Água-Viva (ABC)
    21h30 – Show com Ademir Assumção e banda
    22h15 - Fábrica de Animais (São Paulo/SP)
    23h - J.A.M. Trio (Santo André/SP)
    30/01 (sábado)


    15h às 16h30: “Oficina Música Instantânea” com Mauricio Pereira
    Descrição: Desenvolver a capacidade de ouvir e compor canções. Vivenciar o processo de criação, que é sempre tão subjetivo, conversando sobre técnicas, formatos e a tradição do gênero.
    Shows


    17h - Clube dos Compositores (ABC Paulista/SP)
    18h30 - Karalargá (São Caetano do Sul/SP)
    19h15 - Toró Instrumental (ABC Paulista/SP)
    20h - Seycheless (São Paulo/SP)
    20h45 - Mauricio Pereira (São Paulo/SP)
    21h30 – Os Maccacos (São Bernardo do Campo/SP)
    22h15 - Sharks (São Caetano do Sul/SP)
    31/01 (domingo)
    13h - Workshop “A História do Rock & a Música Independente” com Dr. Rock
    Shows


    15h - Aeromoças e Tenistas Russas (São Carlos/SP)
    15h45 - Búfalo (São Bernardo do Campo/SP)
    16h30 – DZK (Santo André/SP)
    17h15 - Bad Luck Gamblers (São Paulo/SP)
    18h - Kães Vadius (São Caetano do Sul/SP)
    18h45 - Hellsakura (São Paulo/SP)
    19h30 – Cólera (São Paulo/SP)
    20h15 – Inocentes (São Paulo/SP)

    Serviço:
    "ABC do Som"
    Quando: dias 29, 30 e 31 de janeiro
    Onde:
    Shows: Rua Rio Grande do Sul com Rua Pará – São Caetano do Sul/SP
    Wokshops: Cidadão do Mundo – Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 73 - São Caetano do Sul/SP
    Horários:
    Sexta-feira (29): 19h à 0h
    Sábado (30): 17h às 23h
    Domingo (31): 15h às 21h
    Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
    Classificação: livre

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo