Nita Alimentos comemora o Dia Mundial do Pão Eventos BaresSP 570x300 imagem
    bsp-arroba-CursoGestao-300x250px.gif

    Nita Alimentos comemora o Dia Mundial do Pão

    Nita Alimentos comemora o Dia Mundial do Pão

    Por Eleonora Chagas Seidel | 21 de Setembro 2009 - Publicado em 18 Setembro 2009


    Sinônimo de prosperidade, o pão atravessa a história com novas versões, mas sem perder sua essência

    O dia 16 de outubro é um dia especial para o setor de panificação. É a data em que se comemora o Dia Mundial do Pão. Hoje, no Brasil existem mais de 63 mil estabelecimentos que preparam nosso quentinho e sagrado pão de cada dia integrando um setor que no ano passado faturou R$ 44 bilhões e que nos últimos nove anos apresentou um crescimento de consumo de 25%.

    Rico em carboidratos, o pão tem a capacidade de melhorar nosso humor e disposição mental, afinal de contas, o dia sempre começa mais gostoso quando comemos um pão quentinho no café da manhã, não é? A todo o momento são abertas lojas especializadas e as padarias aumentam sua variedade de opções para oferecer novidades para um mercado cada vez mais exigente.

     

    Para comemorar a data Moinho Paulista através de sua marca Nita Alimentos, aproveita para contar sua história do pão e sugerir duas receitas de dar água na boca. Confira!

    HISTÓRIA DO PÃO

    Considerado o alimento do corpo e da alma, o pão é também um exemplo de partilha. Sublimado na parábola da Multiplicação dos Pães se transformou em um símbolo religioso ao representar o corpo de Cristo, na Santa Ceia. Apesar da diversidade de culturas e religiões, sua essência permanece a mesa: uma combinação de farinha, água e sal que, ao longo do tempo, foi sendo enriquecida com grãos, temperos, embutidos, queijos, legumes, verduras, cremes e frutas.

    Sua origem se confunde com própria história do homem. Segundo os historiadores, o pão teria surgido há milhares de anos, quando era confeccionado com glades de carvalho e faia trituradas, sendo depois lavado com água quente para tirar o amargor. Em seguida, a massa era colocada sob o sol para secar e se faziam broas com a farinha. Mel, azeites doces, mosto de uva, tâmaras esmagadas, ovos e pedaços de carne foram sendo acrescentados posteriormente, formando bolos que eram cozidos sobre pedras quentes ou sob as cinzas.

     

    A primeira civilização a utilizar o forno foi a egípcia. Aos egípcios também foi atribuída a descoberta do acréscimo de líquido fermentado à massa para torná-la leve e macia. Este alimento era tão importante para os povos antigos que no Egito serviu até como moeda corrente: um dia de trabalho valia três pães e dois cântaros de cerveja. Os judeus, porém, não preparava seus pães com fermento por acreditarem que a fermentação deixava os pães impuros e podres.

     

    Segundo o filósofo romano Plínio, conhecido como o Antigo, os gregos foram os responsáveis pelo surgimento do pão na Europa depois da conquista da Macedônia, em 168 a.C. Em Roma, o alimento era preparado nas residências pelas mulheres e, posteriormente, em padarias públicas, surgindo então os primeiros padeiros.

     

    No século XVII, a França se tornou o centro de fabricação de pães de luxo, com a introdução dos modernos processos de panificação. Depois, estas técnicas se espalharam para a Áustria.

    No Brasil, o início da fabricação obedecia a um ritual próprio, com cerimônias, cruzes nas massas e até salmos eram rezados para ela crescer, afofar e dourar a crosta, principalmente quando preparados nas casas.

    Os pioneiros na atividade de panificação no país foram os imigrantes italianos e as primeiras indústrias do segmento surgiram em Minas Gerais, passando rapidamente para os grandes centros.

     

    Hoje, a paixão pelo pão faz com que cada brasileiro consuma por ano, 33,5 quilos, mas, mesmo com toda essa disposição, nosso apetite ainda é menor do que dos chilenos, argentinos e uruguaios.

    RECEITAS

    PÃO DO PORTO


    Ingredientes:

    75 g de fermento para pão

    2 colheres (sopa) de açúcar

    2 ovos

    1 colher (sopa) de sal

    2 colheres (sopa) de margarina com sal

    400 ml de água morna

    1 kg de farinha de trigo Nita

    Óleo para untar

    Modo de Preparo:

    Numa vasilha, misture o fermento com o açúcar até obter um creme. Em seguida acrescente os ovos, o sal e a água morna. Junte a farinha de trigo Nita e trabalhe bem a massa durante 10 minutos até soltar das mãos. Polvilhe farinha em chuveirada,

    leve para descansar por 10 minutos, volte a amassar por mais ou menos 5 minutos e deixe crescer até que dobre de tamanho.

    Modele na forma desejada (redonda). Com a faca, faça 4 leves cortes sobre a massa. Coloque numa fôrma redonda untada com óleo e deixe descansar por 40 minutos. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) e deixe de 30 a 40 minutos, até dourar.

    Opção: Antes de levar ao forno, você pode pincelar a massa com uma gema de
    ovo batida e polvilhar gergelim.

    PÃO DE ERVAS

    Ingredientes:

    2 tabletes de fermento biológico (30 g)

    1 colher (chá) de açúcar

    1 kg de farinha de trigo Nita

    1/2 xícara (chá) de salsinha picada

    1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada 

    1/4 xícara (chá) de manjericão picado

    1/4 xícara (chá) de orégano

    Folhas de alecrim e hortelã picadas a gosto

    1 xícara (chá) de óleo (200 ml)

    3 colheres (sopa) de azeite

    1 copo de requeijão cremoso (250 g)

    150 g de mandioquinhas, cozidas e espremidas

    1 colher (chá) de sal 

    2 ovos

    1 xícara (chá) de água morna (200 ml)

    1 gema para pincelar

    Modo de Preparo:

    Em um recipiente grande, desmanche o fermento no açúcar, mexendo até ficar líquido. Junte a FARINHA DE TRIGO NITA, previamente adicionada de todas as ervas. A seguir, adicione os demais ingredientes. Coloque a água morna, aos poucos, mexendo até obter liga. A seguir, sove a massa até ficar bem lisa. Deixe descansar por 15 minutos. Divida a massa em 24 partes e modele pãezinhos. Disponha-os em assadeira untada, deixando espaço para crescerem novamente até dobrarem de volume. Depois de crescidos pincele com gema. Leve para assar em forno pré-aquecido, em temperatura média (200oC), por aproximadamente 30 a 35 minutos.

    Dica: Experimente polvilhar salsa picadinha sobre os pãezinhos logo após pincelar com a gema.

    Rendimento: 24 pãezinhos

    SOBRE O MOINHO PAULISTA

    O Moinho Paulista é uma importante indústria nacional de moagem de trigo com tradição de sobra na cozinha da dona de casa brasileira e presença nas principais indústrias alimentícias do país. Instalado na Baixada Santista, conta atualmente com uma equipe de 440 colaboradores, sendo 240 diretos e 200 indiretos.

     

    Sua localização privilegiada no porto de Santos e um eficiente processo de descarga e transporte de trigo diretamente dos navios para os seus silos faz com que sua produtividade na recepção de trigo seja uma das mais eficientes do país.

    Com a desregulamentação do setor de trigo no Brasil no início dos anos 90, o Moinho Paulista investiu no aumento de sua capacidade de processamento de trigo, e hoje a empresa ocupa posição de destaque entre os 10 principais moinhos nacionais, frente a um total de quase 190 existentes em todo Brasil.

    Adquirido em 1968 pelo Grupo Vepar - holding do Grupo J. Alves Veríssimo, o Moinho Paulista comemorou seus 40 anos em 2008 com o lançamento de um selo comemorativo estampado nas embalagens dos seus produtos.

    Com as marcas Nita, Nita Mix, Nita Cake, Nita Cook, Nita Cream (lançamento), Fada, Lena, Invencível e Vega, a empresa processa trigo produzindo farinhas, misturas para bolo, bolos prontos, fermento e farelo. Seus produtos são destinados aos mercados doméstico e profissional, incluindo padarias e indústrias de massas e biscoitos.

    LINHAS DE PRODUTOS

    LINHA DOMÉSTICA

    A linha doméstica do Moinho Paulista tem produtos que vão deixar o seu dia-a-dia mais gostoso. São várias farinhas, cada uma com especificações adequadas para elaboração de receitas variadas e deliciosas. Confira:

    NITA

    É a marca mais tradicional do Moinho Paulista e reconhecida como uma das melhores farinhas de trigo por ter características que agradam a dona de casa. Disponível em embalagens de 1kg (em papel e plástico) e de 5 kg (papel).

    VEGA

    A marca, que tem o mesmo rendimento e qualidade dos produtos elaborados pelo Moinho Paulista, é encontrada principalmente nas regiões de Campinas, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Vale do Paraíba.

    NITA COOK

    Linha de misturas para bolo disponível em saches de 450 gramas, em quatorze sabores dentre os quais Chocolate, Baunilha, Coco, Laranja, Doce de Leite, Festa, Abacaxi, Limão, Milho, Frutas, Aipim e Cenoura.

    NITA CREAM

    Linha de misturas para bolo disponível em saches de 450 gramas, nos sabores Chocolate, Milho, Limão, Maracujá e Aipim. Esta linha de produtos é um dos mais novos lançamentos da empresa e, como o nome sugere, foi desenvolvida para proporcionar às donas de casa um bolo cremoso de excelente sabor e muito fácil de fazer.

     

    NITA CAKE

    Linha de produtos prontos composta por três bolos nos sabores Chocolate, Laranja e Coco oferecidos em embalagens de 250 gramas. Uma opção para a dona de casa moderna e exigente, que não dispõe de muito tempo para cozinhar.

    FERMENTOS NITA

    Disponíveis nas tradicionais latinhas que acondicionam este tipo de produto são produzidas em embalagens de 100 e 250 gramas. Esta também é uma linha recém lançada pela empresa.

    LINHA PROFISSIONAL

    O Moinho Paulista desenvolveu uma linha profissional de produtos formada por:

    NITA 5 KG E 50 KG

    Farinha especial para uso profissional, adaptada as mais diversas necessidades e aplicações. Com característica de glúten forte, suporta os mais exigentes processos de panificação. Enriquecida com Ferro e Ácido Fólico.

    NITA PIZZA 5KG

    Especialmente desenvolvida para elaboração de massa para pizza, garante a produção de uma massa de fácil manipulação que resulta em uma pizza crocante e macia.

    NITA PASTEL 5KG

    Criada para produção de pastéis e massas frescas, garante a produção de uma massa de cor clara, isenta de pontas de farelo e com prolongada conservação de suas características visuais.

    NITA M 50 KG

    Farinha de baixa extração, coloração claríssima e isenta de pontas, indicada para produção de massas.

    INVENCÍVEL 50 KG

    Farinha de uso geral com bom teor de glúten e boa extensibilidade, além do alto rendimento.

    NITA MIX PÃO FRANCÊS

    Mistura preparada para panificação, produz pães de excelente volume, destaca “pestana” e proporciona ótimas características de crosta e miolo macio.

    NITA MIX PÃO DOCE

    Mistura para panificação, produz pães de excelente volume com casca e miolo extremamente macios.

    NITA MIX PÃO SAÚDE

    Possui teor de fibras de trigo especial que apresenta benefícios à saúde, melhorando o trânsito intestinal e reduzindo a absorção de gorduras.

    NITA MIX PÃO INTEGRAL

    Sem adição de gordura, a mistura possui teor de fibras de trigo especial que apresenta benefícios à manutenção da saúde.

    NITA MIX MULTI PÃES

    Produto elaborado para os profissionais que buscam praticidade e economia, este produto, como o nome sugere, pode ser utilizado na fabricação dos mais variados tipos de massa, de pães tradicionais aos deliciosos pães confeitados.

    NITA MIX BOLO

    Linha de misturas para bolo disponível em pacotes de 5kgs, em onze sabores dentre os quais Chocolate, Baunilha, Coco, Laranja, Coco, Cenoura e Fubá.

    NITA CREAM BOLO

    Linha de misturas para bolo disponível em pacotes de 5kgs, em cinco sabores: Chocolate, Milho, Aipim, Limão e Maracujá. Esta linha de produtos é um dos mais novos lançamentos da empresa e, a exemplo da linha para donas de casa, foi desenvolvida para proporcionar aos panificadores mais exigentes bolos cremosos de excelente sabor e muito fáceis de fazer.

     

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     



    topo