Operá dá o tom do Natal na Av. Paulista Eventos BaresSP 570x300 imagem
    bsp-arroba-CursoGestao-300x250px.gif

    Operá dá o tom do Natal na Av. Paulista

    Operá dá o tom do Natal na Av. Paulista

    Por Cia da Informação | 03 de Dezembro 2009 - Publicado em 03 Dezembro 2009


    A segunda apresentação dos Concertos de Natal PanAmericano traz os solistas Rubens Medina e Marcello Vannucci e a cantora Vanessa Jackson.


    São Paulo, 3 de dezembro – Trechos de óperas, músicas italianas e natalinas irão embalar a segunda apresentação dos Concertos de Natal PanAmericano, série de apresentações gratuitas comandadas pelo Maestro Renato Misiuk e o Allegro Coral e Orquestra. O concerto desta sexta (4/12) terá a participação ainda dos solistas Rubens Medina e Marcello Vannucci, além da cantora Vanessa Jackson (vencedora da primeira edição do reality show musical Fama). No repertório, composições como “O Solo Mio”, de E. di Capua e que ficou famosa na voz de Luciano Pavarotti; “Nessun Dorma”, da ópera “Turandot” de Puccini; “La Donna é Móbile”, da ópera “Rigoletto” de Verdi; “Conté Partiró”, de F. Sartori e conhecida na interpretação de Andrea Bocelli. Como não poderia deixar de faltar, serão executados também clássicos natalinos como “Então é Natal” e “Imagine”, ambas de John Lenon; “Holly Night”, de Adolph Adan; e “Natal Branco”, de Irving Berlin.

    O evento é promovido pelo Banco PanAmericano (financeira do Grupo Silvio Santos) e acontece todas as sextas-feiras, de 27/11 a 18/12, ao meio-dia (12 horas), na Av. Paulista, 2240, esquina com a Rua Haddock Lobo. A programação inclui ainda dois Concertos extras, um no dia 18/12, às 19h, e outro no dia 24/12, às 12h. “O clima natalino já está tomando conta da cidade, com casas, ruas e prédios decorados. No entanto, o clima não fica completo sem música. Com o início dos Concertos de Natal PanAmericano, o tom do natal vai tomar conta da Av. Paulista”, afirma Rafael Palladino, diretor-superintendente do Banco PanAmericano. A instituição construiu uma concha acústica em sua sede voltada para a avenida especialmente para o evento. “Os concertos já viraram tradição na Av. Paulista. A cada ano, renovamos nossas atrações, sem deixar de lado a tradição que o período natalino pede”, completa Rafael Palladino.

    A coordenação musical e a regência ficam a cargo do maestro, Renato Misiuk. “Nem sempre o dia a dia deixa espaço para a apreciação de uma boa música, ainda mais a clássica. Os concertos são uma ótima oportunidade para audição e em um lugar privilegiado: a Av. Paulista”, afirma. “Para a ocasião, selecionamos cantores e grupos líricos renomados e preparamos um programa eclético, tendo como base trechos de óperas e outras peças clássicas, mas com espaço para canções brasileiras, standards americanos, temas de filmes e musicais, além, é claro, de músicas natalinas”, explica o maestro.

    As apresentações, com cerca de 1 hora de duração, contam com a participação de solistas e outros grupos musicais, chegando a reunir mais de 20 artistas. Os próximos concertos contarão ainda com a participação dos Três Tenores Brasileiros (Nino Valsani, Armando Valsani e Francisco Romanelli); Jorge Durian, Leonardo Neiva, Gabriella Pace, Edna D’Oliveira, Adriana Clis, Bibba Chuqui, Natália Áurea, Lilian Brito, além de uma grande apresentação de Gaita de Foles.

    AS ATRAÇÕES

    Rubens Medina – Com grande potência vocal, musicalidade refinada e um legado inspirado, o tenor desperta a sensibilidade das platéias. Ele tem se destacado nas principais temporadas líricas do País, em grandes papéis da ópera italiana como: Rodolfo, em “La Bohème” (Puccini); Alfredo, em “La Traviata” (Verdi); Cavaradossi, em “Tosca” (Puccini); e Ismaele, em “Nabucco” (Verdi). As interpretações destes papéis, assim como o de "Paolo", na Fosca (Carlos Gomes), inscrevem seu nome no cenário lírico nacional e já lhe renderam indicações a prêmios como o Carlos Gomes. Destaque também para sua aparição em concertos sinfônicos e para sua participação na estréia mundial de “Anjo Negro”, ópera de João Guilherme Ripper baseada em texto de Nelson Rodrigues.

    Marcello Vannucci - Cantor renomado da Ópera Brasileira, já se apresentou em temporadas com Maestro Isaak Karabishewsky, Ira Levin, Luiz Malheiro, Roberto Minczuck, Júlio Madaglia e outros, e em teatros como Teatro Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo, do Estado do Amazonas e Porto Alegre. Participou da Montagem da Ópera Aida, em Medellín, Colômbia, e das óperas “Andréa Chenier” e “La Gioconda” (ambas em São Paulo). Marcelo Vanucci foi o único solista a dividir o palco com a renomada soprano Keri Tekanawa em sua última turnê pelo Brasil.

    Vanessa Jackson – Aos 26 anos, a garota de origem humilde, criada num conjunto habitacional paulista, nasceu numa família de músicos, o pai Francisco Moraes, é musico profissional e seu tio, o mítico pianista de samba jazz Dom Salvador. Isso despertou muito cedo o interesse de Vanessa pela música, e aos três anos, começou a cantar as primeiras canções, e aos sete, passou a se apresentar nas festas da família. Passou pelo conservatório para estudar música clássica e aos treze anos iniciou sua carreira como backing-vocal. Eleita pelo publico com aproximadamente 18 milhões de votos, ganhar o FAMA, foi o primeiro passo que a consagraria entre os grandes nomes da MPB. Cantou em Angola em Abril/2003 no evento “DIA DA PAZ E RECONCILIAÇÃO” ao lado de Jimmy Cliff, Youssou N`Dour, Araketu, Roberto Carlos, Dog Murras, Erica Nelumba, Shaggy, entre outros. Já lançou dois CDs, em que excursionou por ritmos variados.

    Allegro Coral e Orquestra – Nos seus 12 anos de existência trazendo aos palcos concertos sob a direção do Maestro Renato Misiuk, o grupo possui 5 CDs gravados, entre eles, um produzido em homenagem ao Cardeal Dom Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero em Roma. De formação erudita, o grupo tem a proposta de trazer ao público versões atualizadas de clássicos. O Allegro Coral e Orquestra já acompanhou diversos artistas renomados como Jair Rodrigues, Tom Zé, Agnaldo Rayol e Toni Garrido e fez diversas apresentações, entre elas, este ano na Sala São Paulo, onde em outubro foi a orquestra que apresentou a premiação do Prêmio Bravo Prime de Cultura. Na área social, o Allegro tem proposta de apoiar projetos através da musica erudita, e realizou este ano trabalhos com o Instituto Cidadania Brasil, Afavitam, Fundação Dorina Nowill, participou da Premiação do Concurso “Causos do ECA” (Estatuto da Criança e do Adolecente) e participará em 2010 de projetos do Instituto Acorde, que tem objetivo de oferecer bolsas de estudo e formar músicos de orquestra que não tenham acesso a aulas de instrumento.

    Maestro Renato Misiuk - De família formada por músicos, é o fundador do Allegro Coral e Orquestra. Integrou a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo por 16 anos como instrumentista, e em 1994 e 1998, recebeu o Prêmio Jovens Solistas da OSESP, na qualidade de trompetista. Bacharelou-se em Regência, após experiência como instrumentista em diversas orquestras do Brasil, dedicando-se desde então ao trabalho de música coral para concertos e cerimônias. Renato promove pelo 11° ano consecutivo a série de Concertos “Musica na Paulista” promovido pelo Banco PanAmericano. Dirigiu o Allegro Coral e Orquestra em show com Toni Garrido em evento de Estatuto da Criança e do Adolecente na Salão São Paulo, mesmo local em que acompanhou Tom Zé, Jair Rodrigues e Andrea Dias durante o Prêmio Bravo Prime de Cultura 2009. Também realizou Concerto ao lado do Maestro João Carlos Martins em homenagem ao bicentenário de Luis Braile, dentro da programação do ano da França no Brasil. Paralelamente, vem desenvolvendo projetos sociais com o Instituto Acorde, voltado à divulgação da musica erudita para jovens carentes e suas comunidades.


    SERVIÇO

    CONCERTOS DE NATAL PANAMERICANO
    QUANDO: Sextas, a partir de 27 de novembro até 18 de dezembro
    Sessões extras dias 18/12, às 19h, e 24/12, às 12h.
    ONDE: Av. Paulista, 2240, esquina com a Rua Haddock Lobo (Metrô Consolação)
    HORÁRIO: 12 horas (meio-dia)
    DURAÇÃO: 60 minutos
    GRÁTIS

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo