Pesquisa confirma Água Doce Cachaçaria como uma das melhores franqueadoras do páis
Água Doce Cachaçaria conquista prêmio Franquia 5 Estrelas
Por Lais Araujo | 23 de Junho 2016
A Água Doce Sabores do Brasil é uma Franquia 5 Estrelas. Na prática, significa que se destaca no sistema de franchising por sua qualidade (o valor da marca e o investimento em marketing), desempenho (a performance financeira) e satisfação do franqueado (a avaliação do franqueado em relação aos serviços prestados pelo franqueador). O reconhecimento foi feito após pesquisa realizada pela Serasa Experian a pedido da Editora Globo – idealizadora do prêmio Melhores Franquias do Brasil.
A rede, que possui mais de 90 restaurantes presentes em nove estados e no Distrito Federal – que oferecem o melhor da culinária brasileira – já se acostumou a colecionar reconhecimentos, o que não a deixa acomodar-se, mas sim, buscar sempre a superação. Em 2013, a ABF – Associação Brasileira de Franchising – atribuiu à Água Doce o “Prêmio ABF Santander Destaque Franchising”, na categoria Franqueador. No ano passado, a rede recebeu, também da ABF, uma homenagem especial por ganhar o Selo de Excelência em Franchising há mais de dez anos consecutivos – o que a colocou num grupo de apenas 1% do total de franqueadoras do mercado.
Na pesquisa encomendada pela Editora Globo, o que fez a diferença na avaliação da Água Doce foi a satisfação dos franqueados. “Somos incansáveis. Trabalhamos, com afinco, para que as casas fiquem cada vez mais fortes e rentáveis”, resume o presidente e fundador da rede, Delfino Golfeto.
“Os franqueados souberam reconhecer nosso esforço e comprovaram, na prática, que as ações desenvolvidas especialmente no ano passado, para driblar a crise, deram certo”.
As ações citadas por Golfeto foram necessárias em função do momento pelo qual o país está passando. A franqueadora precisou trabalhar muito para reduzir os custos do franqueado sem perder a qualidade. Quem explica é o Diretor de Franquias, Julio Bertolucci: “Simplificamos a operação, criamos novos pratos e coquetéis e unificamos cardápios”, ilustra. “Além disso, as casas começaram a fazer promoções com mais frequência, o que ajudou a manter nos clientes o desejo de continuar frequentando a Água Doce mesmo em tempos de crise. Deu certo: mesmo com todas as dificuldades, conseguimos aumentar nosso faturamento em 2015”.
Além de todas estas ações, a rede também se dedicou a criar uma nova formatação: a Água Doce Express, um modelo de franquia com cardápio mais enxuto para as praças de alimentação de shopping center. A primeira loja será inaugurada no segundo semestre. “Nos próximos anos, pretendemos chegar a 150 franquias”, avisa Bertolucci, mostrando que energia e motivação não faltam à franqueadora.