Vinícola Pericó lança o primeiro e único icewine do Brasil Eventos BaresSP 570x300 imagem
    41-abup-home-banenrs-bares-1.jpg

    Vinícola Pericó lança o primeiro e único icewine do Brasil

    Primeiro icewine brasileiro é lançado pela Vinícola Pericó

    Por CH2A Comunicação  | 19 de Outubro 2010 - Publicado em 18 Outubro 2010


    A Vinícola Pericó lança o primeiro e único “vinho do gelo brasileiro”. O Pericó Icewine foi cultivado a 1.300 m.s.n.m. em São Joaquim, Santa Catarina, e é resultado de um projeto inovador onde foram colhidas uvas congeladas a -7,5 °C no amanhecer de 4 e 12 de junho de 2009, para elaborar um vinho raro e genuinamente brasileiro. Enquanto na maioria dos países produtores de icewine, como Alemanha, Áustria e Canadá, as uvas são das variedades brancas, na Pericó a eleita foi uma das mais requisitadas da atualidade: a Cabernet Sauvignon.

    No vinhedo, o processo também é diferenciado: a poda das videiras é feita pelo método Guyot, com o objetivo de distribuir melhor os cachos e dar maior uniformidade na maturação das uvas. Também é feito um raleio drástico, com descarte de mais de 50% da uva que seria produzida por pé para favorecer a concentração de açúcar. No caso do Pericó icewine, restaram menos de 600 gramas por planta, metade da produção usual para vinhos premium.

    A colheita, também diferenciada, foi feita antes do nascer do sol para manter as frutas congeladas durante o transporte até a vinícola, onde são prensadas e separadas as partes sólidas (gelo, sementes e cascas) do mosto rico em açúcares.

    E para ‘guardar’ esse vinho raro, buscou-se na Itália uma pequena garrafa com peso, transparência e design capazes de expressar a charmosa e rica história do primeiro vinho do gelo brasileiro. O que o apreciador vai encontrar é um estojo especialmente elaborado, contendo uma lata diferenciada desenvolvida em parceria com a Meister de Santa Catarina, um livreto ricamente ilustrado que conta a história do icewine da Pericó e uma tag com dicas de harmonização.

    Para marcar o lançamento, uma taça também foi criada especialmente pela famosa Cristallerie Strauss. O item não está incluído no kit do Pericó Icewine, mas pode ser adquirido separadamente pelos amantes do mundo do vinho.

    Arte dentro e fora da garrafa
    Para traduzir a arte de elaborar um icewine, a Vinícola Pericó convidou a artista plástica Tereza Martorano, expoente da arte naïf brasileira e natural de São Joaquim, para retratar a colheita das uvas congeladas na madrugada do inverno de 2009 e que resultariam no Pericó, o primeiro vinho do gelo brasileiro. O resultado é a gravura ‘Vindima na Neve’, que inspirou toda a comunicação visual do produto.

    Além de coleções particulares na Alemanha, França, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Suíça e Itália, a obra de Tereza Martorano integra acervos de museus como o Dronninglund Kunstcenter (Dinamarca), o Museu de Pintura Primitiva da Cidade de Assis (SP), o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu de Arte de Joinville e o Museu de Arte de São Joaquim.

     

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo