1º Prêmio ExpoAzeite aponta as melhores harmonias de sabores de azeites   Eventos BaresSP 570x300 imagem
    banner-site-youtube.jpg

    1º Prêmio ExpoAzeite aponta as melhores harmonias de sabores de azeites

    Rótulos europeus e sulamericanos são destaque no Prêmio ExpoAzeite

    Por inFATO Comunicação | 21 de Setembro 2010 - Publicado em 20 Setembro 2010


    Lançado pela ExpoAzeite, o primeiro Concurso de Azeite de Oliva Extravirgem do Brasil teve o resultado divulgado durante a quarta edição do evento, que começou em São Paulo, dias 13 e 14 de setembro, e se encerra no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 16.

    Os azeites premiados destacam-se pela harmonia de sabores que apresentaram durante avaliação técnica reunindo especialistas como: Patricia Galasini, organizadora da ExpoAzeite; Vitor Fratini pela Associação Mille Sensi Brasil; Enrique Garcia, da Espanha; Gustavo Capuano, da D’Olivino; e Lilian Duarte, técnica do SENAI Barra Funda.
    “Não avaliamos qualidade nesse concurso, mas a linearidade e harmonia entre perfume e sabor de cada óleo. E durante a degustação, decidimos criar as categorias Europa e América do Sul, apontando os vencedores de maneira mais justa, considerando as distintas influências de seus respectivos terroirs”, explica Patricia.

    De acordo com a especialista, não se pode comparar o azeite europeu com o sul-americano, são resultados de produtos muito diferentes. “A Europa já é bem madura com suas oliveiras e produções de azeites, enquanto a América do Sul ainda é uma principiante, porém, com tecnologia de ponta. E o Uruguai foi uma grande revelação neste ano”, complementa.

    Assim, dentre os premiados na categoria América do Sul, o vencedor foi o chileno Longovilo Ligero. Em segundo colocado, também do Chile, ficou o 1492 Frantoio e, em terceiro lugar, o uruguaio Colinas de Garzón. O azeite revelação é do Uruguai, Olivar Del Virrey.
    Já na categoria Europa, os apontados como primeiro, segundo e terceiro colocados, consecutivamente, são: Azal Memória, de Portugal; Portucale, também português, e La Chinata, de Extremadura – Espanha.

    A ExpoAzeite é a mais importante feira do produto no País. Em São Paulo, foi realizada nos dias 13 e 14 de setembro, no Centro Fecomércio de Eventos. E, no Rio de Janeiro, acontece no Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, em 16 de setembro, das 12h às 19h. E os sete rótulos vencedores podem ser degustados durante a feira, bem como as receitas ganhadoras do Concurso de Receitas com Azeite, criadas por alunos de gastronomia. Mais informações no site www.expoazeite.com.br.

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo