facebook tag
 
 
São Paulo como um dos maiores centros de gastronomia, ganha o Observatório de Gastronomia para fortalecer o setor Eventos BaresSP 570x300 imagem

São Paulo como um dos maiores centros de gastronomia, ganha o Observatório de Gastronomia para fortalecer o setor

Prefeitura quer participação do público para fortalecer a gastronomia

Michelly Lelis 

 

A cidade de São Paulo é uma das principais cidades do mundo no setor de alimentação e gastronomia, no qual cerca de 6% da população trabalha com serviços de alimentação e abriga mais de 23 mil restaurantes com diversos tipos de culinária, inclusive comida de rua. A cidade ainda oferece 13 cursos de universidades voltados à gastronomia e em torno de 30% da área voltada para a agricultura familiar. 
 
O título de Capital da Gastronomia pelo Sirha (Salon Internacional de La Restauration, de I’hôtellerie et de I’ Alimentation), desde ano, foi para a capital paulista, que também recebeu o título de Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica 2018, concedida pela Academia Ibero-Americana de Gastronomia. Apesar dos títulos conquistados, o setor ainda enfrenta diversos desafios. 
 
Pensando nisso, no dia 16 de outubro, foi lançado o Observatório da Gastronomia, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico de São Paulo em conjunto com o setor privado e a sociedade civil. O Observatório concentra um espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia de alimentação e da gastronomia, com o objetivo de aumentar os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade. 
 
Dentro desse projeto, a Secretaria tem a finalidade de implantar programas voltados à promoção da segurança alimentar, do desenvolvimento econômico, geração de renda, apoiar atividades empreendedoras e capacitação de talentos, junto com a implementação da política de segurança alimentar e nutricional da Prefeitura. 
 
 
 
 
 

 

BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos