São Paulo e Rio de Janeiro recebem o Social Gastronomy Summit em Novembro  Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Arroba_BCB_300x250_v1.png

    São Paulo e Rio de Janeiro recebem o Social Gastronomy Summit em Novembro

    Evento culinário promove a gastronomia social com chefs internacionais

    Por Mateus Diniz Omena | 29 de Outubro 2018


    De 04 a 11 de Novembro, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo receberão o “Social Gastronomy Summit”, um evento culinário promovido pela Gastromotiva e que conta com participantes de todas as partes do mundo para dar continuidade a estruturação e articulação do Movimento da Gastronomia Social (MGS). O movimento reunirá oitenta convidados brasileiros e estrangeiros, entre chefs, empreendedores sociais, ativistas, professores, representantes de governos e agências internacionais e líderes empresariais.

    Atualmente sediada no Rio de Janeiro, a Gastromotiva é uma organização que promove a inclusão por meio da Gastronomia Social. Através da educação e capacitação profissional, a Gastromotiva já graduou e encaminhou para o mercado de trabalho cerca de 4500 jovens em vulnerabilidade socioeconômica, levou educação nutricional a mais de 100 mil pessoas e resgatou mais de 90 mil quilos de alimentos em bom estado para o consumo, que iriam diretamente para o lixo.

    Além da Gastromotiva, o Social Gastronomy Summit é patrocinado pela Bacio di Latte e Cargill.

    Parte dos convidados para o encontro no Brasil esteve presente no primeiro Summit em Miami, nos Estados Unidos, em Abril. Todos os envolvidos acreditam e vivem na prática o potencial da gastronomia como uma ferramenta para adereçar desafios globais e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

    Nesta edição, a Jornada de Aprendizagem será dividida em quatro temáticas: cadeia produtiva alimentar, desperdício de alimentos, nutrição infantil e conflitos e a fome. Cada grupo vai explorar temas a partir da vivência e troca com projetos e empreendedores sociais cariocas que trabalham focados nas áreas associadas à gastronomia.

    “Das 815 milhões de pessoas vivendo em estado de fome crônica no mundo, 60% vivem em zonas de conflito, segundo a ONU. Precisamos nos unir urgentemente para criar soluções para desafios globais como a fome, o desperdício de alimentos, a falta de oportunidades e a má nutrição. Nossa plataforma é Gastronomia Social”, afirma David Herz, co-fundador do Movimento da Gastronomia Social.

    Depois da Jornada de Aprendizagem, o Summit segue com dois dias inteiros dedicados ao trabalho de identificação e compartilhamento das melhores práticas dos mais de 300 projetos de Gastronomia Social já mapeados no mundo, listando questões relacionadas a gestão governamental, comunicação, captação, marketing e plataformas digitais. Todas as informações apuradas nesta fase do evento viabilizarão o conteúdo de uma plataforma online Open Source, que está sendo desenvolvida por uma startup no Vale do Silício a fim de conectar todas essas iniciativas ao redor do mundo. O propósito do movimento é conectar as iniciativas também fora do digital, por meio de HUBs físicos.

    A agenda do Social Gastronomy Summit tem sequencia no ColaborAmérica, maior evento de novas economias da América Latina, que acontece nos dias 09 e 10 de novembro. O encontro, que ocorre na Fundição Progresso, também no Rio de Janeiro, tem dois dias gratuitos dedicados ao tema da Gastronomia Social. No dia 09, com curadoria da Gastromotiva, haverão sessões de palestras, painéis e debates que contam com a participação de chefs como João Diamante (Fazenda Culinária), Janaina Rueda (Dona Onça) e Katia Barbosa (Aconchego Carioca), Bela Gil (do programa Bela Cozinha) e Thiago Castanho (Remanso do Bosque) e de organizações como a Junta Local e Maré de Sabores e empresas como Coca-Cola, Carrefour e Cargill.

    No dia 10 serão as crianças as beneficiadas pelo movimento da gastronomia social, com uma oficina aberta sobre educação nutricional infantil com a SuperLiga da Comida Gastromotiva e apoio da HomeChefs. No mesmo dia, os líderes do Movimento da Gastronomia Social partem para São Paulo e participam do Mesa Tendências, fórum promovido pela revista Prazeres da Mesa, com cheds de todo o Brasil e convidados internacionais.

     

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo