Preta Jazz Festival reúne artistas e movimentos culturais no Dia da Consciência Negra Eventos BaresSP 570x300 imagem
    cursos_barista_300x250.gif
    20/11/2019
    -

    Preta Jazz Festival reúne artistas e movimentos culturais no Dia da Consciência Negra

    Em 2019, o projeto de empreendedorismo negro Feira Preta completa 18 anos de existência com o lançamento do Preta Jazz Festival, um grande festival de música que reúne diversos artistas negros do cenário contemporâneo. 

    O festival contará com as participações de Amaro Freitas Trio, Clarianas, Renato Gama & Orquestra Profunda de Delicadeza e ainda um encontro inédito entre a contrabaixista e compositora Ana Karina Sebastião e a cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule.

     

    Saiba mais sobre as atrações:

    Amaro Freitas Trio

    Uma das grandes revelações do jazz brasileiro recente, o pianista e compositor pernambucano Amaro Freitas, de 27 anos, apresenta-se ao lado de Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria). Influenciado por nomes como Capiba, Moacir Santos, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Thelonious Monk e Chick Corea, tem dois discos no currículo, Sangue Negrro (2016) e Rasif (2018). 

    Contratado pelo selo londrino Far Out, o pianista já se apresentou em importantes clubes de jazz e festivais, dentre eles: Bari in Jazz e Grado Jazz (Itália), Unterfahrt Jazz Clube (Munique), Casa Música (Porto), Ronnie Scott's (Londres) e Dizzy's Jazz Club (Nova Iorque). Além disso, conquistou a crítica internacional em importantes mídias especializadas, como: Jazzwise, All About Jazz, BBC Rádio e na mais prestigiada revista de jazz do mundo, a Downbeat. 

     

    Clarianas

    O grupo de cantadeiras urbanas investiga a voz da mulher "ancestral" na música popular do Brasil. A voz, como fio condutor que revela um amplo universo sonoro que contempla desde os cânticos indígenas aos Aboios Sertanejos, passando pela Brincantes do Coco, Ladainhas do Catolicismo Popular, Sambas de Roda, Maracatus, Xotes, Rezas e Tambores Africanos. 

    Com canções autorais que documentam o cotidiano da população periférica brasileira, em sua maioria negra, o grupo lançou seu primeiro disco Girandêra no final de 2012. 

     

    Renato Gama e a Orquestra Profunda de Delicadeza

    Renato Gama é musicoterapeuta, compositor, cantor e produtor artístico musical da produtora Sá Menina. Atualmente, segue com a tour internacional de "Olhos Negros Vivo", vinil lançado em parceria com o selo alemão Tropical Diáspora Records. É o idealizador da Orquestra Profunda de Delicadeza, que nasceu "para cantar poemas e orquestrar as profundidades da delicadeza humana". 

    O coletivo traz sua musicalização de poemas de escritores como, Conceição Evaristo, Neide Almeida, Débora Garcia, entre outros. Apesar de utilizar instrumentos eruditos, sua sonoridade traz a estética do samba, jazz, canções regionais, chegando a transitar harmonicamente com o rap. 

     

    Ana Karina Sebastião e Lenna Bahule

    O Preta Jazz Festival marca o encontro inédito entre as duas musicistas. Ana Karina Sebastião é contrabaixista e graduada em Licenciatura Musical. Transita pelos mais diversos gêneros musicais, tendo tocado ao lado de grandes nomes da música nacional e internacional como Richard Bona, Tony Lindsay, Ms Monet, Preta Gil, Luiza Possi, Criolo, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Almir Sater, Gal Costa, Paulo Miklos, Filó Machado, Arismar do Espírito Santo, Alexandre Pires, Elza Soares, entre outros. Atualmente trabalha com Chico César e Arrigo Barnabé e integra o programa "Conversa com Bial" na TV Globo. 

    Lenna Bahule, cantora e compositora nascida em Maputo, capital de Moçambique, vive no Brasil desde 2012. Lançou seu primeiro disco solo, Nômade, em 2016, trabalho que reúne doze canções cantadas em português e também em uma série de línguas que integram a cultura africana, como o tsonga e suaíli. Fã de Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Bobby McFerrin, Barbatuques e estilos musicais brasileiros como o Coco e o Maracatu, Lenna também se destaca pelo uso da voz como instrumento musical e pelo uso do corpo como percussão. 

     

    Feira Preta

    A Feira Preta, evento de empreendedorismo negro, reúne negro, produtos e serviços que representam o que há de mais inventivo e inovador na criatividade preta, em diferentes segmentos. 

     

    Classificação Indicativa: Livre

    Duração: aproximadamente 120 minutos

    Para mais informações e compra de ingressos acesse Auditório do Ibirapuera

    Aviso: as apresentações contam com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras)


    Categoria: Feira Cultural

    Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer, Avenida Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera - São Paulo, SP
    Gratuito.
    A distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório acontecerá uma hora e meia antes da apresentação)

    Por Mateus Diniz Omena
     12/11/2019

    20/11/2019 17:00
    ATENÇÃO - Confirmar com o evento ou local se o mesmo estará aberto ou
    acontecerá devido aos acontecimentos e do COVID-19.

    Localização Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer

     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
     

    Notícias BaresSP

     
     

    Bares em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos em São Paulo

     

     

    Agenda de Eventos Feira Cultural em São Paulo

     

    topo