facebook tag
 
 

Tudo sobre Barista

Tudo sobre Barista

Tudo sobre Barista

 

O barista é o profissional que trabalha com bebidas baseadas no café. Ele deve ser um profundo conhecedor dos tipos de café, inclusive os especiais, ou seja, aqueles de alta qualidade. Além disso, o barista também pode criar novas bebidas baseadas em café. Esse profissional pode ser considerado um mestre na preparação de cafés, pois ele é um profundo conhecedor de todas as fases que envolvem a vida do café, desde seu cultivo enquanto planta, as suas etapas de processamento, o processo de torra, a moagem e a extração da bebida.

Profissão Barista

Tornar-se barista exige estudo, dedicação e formação. O profissional deve tornar-se especialista no preparo do café e de bebidas à base de café, misturando o grão com cremes, licores e outras bebidas alcoólicas. Deve, também, conhecer profundamente todos os processos que envolvem o plantio, a colheita, a torra, a moagem, a extração da bebida e a comercialização dos melhores grãos.

O barista especializa-se em cafés especiais, de alta qualidade, oferecendo ao cliente muito além de um simples café expresso – a experiência de provar todo o gosto do grão e suas nuances.
 

O que faz um Barista

O barista é o profissional que é especializado em café, que tira o café da máquina expressa e a partir daí prepara cafés dos mais simples aos mais elaborados. O profissional barista prepara bebidas dos mais diferentes tipos, seja café puro, com leite, licores, com bebida alcoólica, com frutas, entre outros. São inúmeras opções de sabores que combinados com o café se tornam algo diferenciado e harmonioso.

Para combinar os sabores, não é só necessário ter a técnica e o conhecimento, mas, além disso, é importante conciliar as características do produto ao cliente e à ocasião. O café expresso caiu nas graças do brasileiro, o barista precisa saber dosar muito bem todos os ingredientes para que a bebida fique no ponto certo, sem excessos. Um detalhe muito importante, é o leite vaporizado da máquina. É importante estar na consistência correta para equilibrar o sabor. O leite vaporizado é muito usado em cappuccino, mocaccino e caffè latte, são bebidas muito adoradas e consumidas, por isso é importante usar a consistência correta. 

Pitcher-tamper-polvilhador-medidores-para-baristas

Materiais para Barista

Tamper
O tamper profissional, também conhecido como calcador de café, ajuda na compactação do pó do café no porta-filtro para que o resultado seja satisfatório. Seu modelo mais recomendado é feito em alumínio maciço, para que seu peso seja menor, facilitando o manuseio.

Pitcher
É também conhecida como leiteira. É a jarra onde é colocado o leite que será utilizado na confecção de técnicas, como o latte art, por exemplo. A leiteira é importante para a vaporização do leite.

Polvilhador Motta
O polvilhador é o que dissipa o pó do café, da canela ou do chocolate, para que eles possam ser utilizados de maneira diferente na decoração da bebida.

Termômetro
O termômetro serve para dar a precisão exata da vaporização do leite. É utilizado encaixado no pitcher para indicar a sua temperatura ideal. É um importante fator dentre os materiais para baristas em SP.

Moldes
Os moldes são os modelos de imagens utilizados para dar o efeito nas bebidas. Possuem diversas formas e figuras e seu uso está relacionado com o polvilhador.
 

Trabalhar como Barista

É cada vez mais comum e frequente vermos o trabalho do barista em cafés, restaurantes e bares. Com o aumento do interesse do brasileiro pelo café, os estabelecimentos comerciais buscam a contratação desse tipo de profissional para se especializarem na área e garantirem a clientela em ascensão.

Hoje, as pessoas procuram efeitos diferentes, sabores inusitados, por isso o barista é um profissional diferenciado, pois é ele quem trará as diferenças, novos sabores, nova leitura do antigo e conhecido café.

Para quem quer trabalhar com freela, as Empresas de Eventos fornecem cada vez mais o Serviço de Barista em eventos sociais e corporativos, o famoso Bar de Café vem sendo destaque em casamentos, formaturas, lançamentos de produtos, feiras de negócios e treinamentos profissionais.

treinamento-formacao-curso-para-baristas

Curso Barista

Hoje, é natural que as pessoas optem por contratar profissionais não só com base na experiência, mas principalmente em seu amplo conhecimento sobre sua área. Há, cada vez mais, uma necessidade de ter uma especialização naquilo que faz.

No Curso Barista são ensinadas todas as etapas do processo do café, o cultivo do grão, os tipos de grãos, as técnicas de degustação, torrefação e moagem.  É necessário que o profissional barista saiba muito bem todas essas etapas. O café sempre foi uma paixão nacional, e com o passar do tempo foi redescoberta, aumentando o consumo da bebida.

No Curso de Café será ensinada a história do café, operação de máquina, limpeza do moinho, preparo de café, de bebidas à base de café, degustação, formas diferenciadas da preparação do grão, entre outros. É um curso muito específico para formação de grandes profissionais.

BaresSP publicidade 980x90 bares
 
 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

 

BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos
 
<