BaresSP Por Aí - Botucatu Eventos BaresSP 570x300 imagem
    MAQ-CAFE-Arroba-drj.jpg

    BaresSP Por Aí - Botucatu

    A cidade foi eleita a 2ª mais segura do país

    Por Janaina Maximo | 21 de Novembro 2023


    O BaresSP foi convidado pela Secretaria de Turismo de Botucatu para conhecer a natureza, hospitalidade, gastronomia e história da cidade, foi um final de semana incrível, descobrimos que foi pouco, já queremos voltar com mais tempo, porque realmente temos muito a aprender, principalmente a valorizar nosso interior paulista.
     
    A cidade de Botucatu, nascida em 1720, está aproximadamente 235 km da capital (dependendo de onde vai sair para a viagem), o que dá em torno de 2h30 de viagem através da Rodovia Castelo Branco e Marechal Rondon, com alguns pedágios no caminho, se não tiver tag, lembre de levar dinheiro em espécie, muitos pedágios ainda não aceitam outro meio de pagamento, algo em torno de R$ 70,00.
     
    Com mais de 150 mil habitantes, a cidade foi eleita a 2ª mais segura do país, e encantadora, “conseguindo unir a necessidade da vida profissional com as delícias de se sentir em férias o ano todo fora do horário comercial” (palavras de uma moradora), porta de entrada para a formação rochosa Cuesta, meio mata atlântica e meio cerrado, com bioma diverso, em vários pontos há placas com os pássaros que podem ser observados facilmente, há também avisos de animais de fazenda, mas há também avisos de cobras, aranhas e escorpiões.
     
    A cidade, conhecida pelos “bons ares”, a cada ponto de ecoturismo, bairro, estruturas é repleta de histórias e lendas, amada por esportistas, possui muitos km disponíveis para prática do ciclismo, várias trilhas de diversos tamanhos e desafios para caminhadas, inúmeros paredões para rapel, mais de 70 cachoeiras (muitas em área particular) e uma plataforma de salto para prática do Parapente, a Base da Nuvem.
     
    Para começar conhecer os Encantos da Cuesta, fomos a Pedra do Índio, ponto de encontro obrigatório, já na chegada tem o restaurante com seu café da manhã caipira (R$ 30,00 coma a vontade), surreal as opções do cardápio, no buffet encontra-se tudo de gostoso, mas já conhecido pelo nosso paladar, e no cardápio pode escolher itens na parte de Salgados Exclusivos, como o Pajé (massa de mandioca chapeada na manteiga com recheio de carne seca ou frango) ou Wanadi (empada de massa de cenoura com creme de palmito), e muitas outras delicias. Depois do restaurante tem o acesso para a aventura, são 4 trilhas de diferentes tamanhos e desafios, deck mirante para quem gosta de apreciar a paisagem com um belo nascer do sol, área de rapel, área de acampamento e animais de sítio para paparicar. As atrações são pagas e algumas necessitam de agendamento prévio. É normal encontrar grupos de eco esportistas e ensaios fotográficos de casais, na saída pode parar na lojinha e comprar itens personalizados.
     
    A caminho do restaurante, paramos pela Igrejinha de São Cristóvão, na beira da estrada, muito bem conservada, além da história que a envolve, tem uma vista deslumbrante do Gigante de Pedra e todo seu entorno verde e outros municípios da região, aproveitamos e demos uma passadinha no Parque Municipal Cachoeira da Marta, a cachoeira está bloqueada devido às fortes chuvas e ventos nos últimos tempos, mas o parque está liberado com suas 4 trilhas.
     
    O almoço foi servido no restaurante Pé de Peixe, com cardápio muito bem elaborado com peixes de todos os lugares possíveis do Brasil, e com preparos inusitados, mas para quem não gosta de peixe tudo bem, também tem carne e frango, de entrada foi servido Ceviche de Aracatu, Deditos de Pirarucu, prato principal Sofiatelli de Pirarucu à Portuguesa, Tilápia Inteiro na Brasa, Risoto de Camarões, para beber é possível harmonizar com vinhos para todos os gostos e bolsos, caipirinhas diferenciadas como a de banana e a de melancia com gengibre e hortelã, sucos naturais diversos de verdade, e para completar musica ao vivo em duas vozes femininas, cantando e tocando diversos instrumentos o melhor da MPB.
     
    Próxima parada, no Centro Histórico da Cidade, onde fica a Pinacoteca, a Catedral Basílica Sant’Ana, igreja matriz, casarões que foram residência de diversos barões do agro-negócio nos séculos passados, hoje recebem escolas particulares e públicas, o Orfanato de Meninas, hoje é um local de atendimento para população com cursos e apoios necessários, há um casarão que foi sede do governo Português na região, hoje está sendo preparado para ser ocupado. As praças todas muito bem cuidadas, não se vê um lixo no chão, também há um cesto de lixo a cada 50m.
     
    Próxima parada, Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, contam que foi construída na divisa de 3 fazendas, e cada um queria a entrada virada para a sua fazenda, então foram feitas 3 paredes iguais, uma para cada fazenda, do lado de fora, há uma pedra com forma de pequena gruta, com a imagem de Santo Antônio e um velário, onde os fiéis podem ir rezar e acender velas a qualquer hora do dia, mas o preferido de todos é o Por do Sol, em questão de segundos o local fica lotado, e com razão, realmente é um espetáculo divino.
     
    Para o jantar, fomos conhecer a Adega Barcellos, que vai muito além de uma simples adega, a parte do restaurante é um show a parte, com referência ibero lusitana com um toque oriental, no cardápio há opções de pratos e sanduiches, mas o cardápio de entradas, tábuas, tapas, pinsas e comida japonesa, é bem interessante para harmonizar com diversos vinhos de diversas nacionalidades.
     
    A cidade tem um time de guias para atender os turistas, e é realmente necessário para poder conhecer melhor os detalhes, como por exemplo sobre a Cuesta Paulista, que é uma região turística e tem como seu principal ativo, as paisagens fora do comum, em função de seu relevo único, formado por encostas rochosas. Mas a região oferece, de fato, uma experiência completa e encantadora, com diversas opções de hospedagem, de campings a resorts, com uma série de eventos religiosos e outras formas de espiritualidade e de misticismo, campeonatos esportivos, festivais musicais e apresentações musicais nos pontos turísticos ao amanhecer e entardecer.
     
    Ficamos hospedados na Pousada Mandala, bem ampla, arejada, com vista para muito verde em todos os lados, na área externa tem um bangalô perfeito para aproveitar a brisa da noite e um laguinho artificial. No restaurante o café da manhã caipira é completíssimo, a começar pelo café coado perfeito, a energia é solar, como faz muito sol na região, prepare-se na hora do banho, leia com atenção as instruções.
     
    Botucatu, apaixone-se e desconecte-se, nas regiões rurais e de aventuras, dificilmente tem sinal de internet, a não ser nos restaurantes e hospedagens, mas na cidade a prefeitura disponibiliza mais de 40 pontos de wifi gratuito, onde é possível apaixonar-se e conectar-se.
     
    Agradecemos à toda equipe que nos recebeu e direcionou nesta experiência, a Secretária Adjunta de Turismo Roberta Sogayar, a Guia Turística Karininha, o Assessor Conte Jr, ao motorista Junior, Restaurante Pedra do Índio, Restaurante Pé de Peixe, Adega Barcellos, Pousada Mandala.
     
    Quer ver imagens de tudo o que contei aqui, é só dar uma olhada nas redes sociais do BaresSP.
     
    Foi, experimentou, gostou, compartilhe marcando @baressp seu post poderá aparecer nas nossas redes. Até o próximo Por Aí !!!

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo