Brunch Weekend

Brunch Weekend

Brunch Weekend

 

Café da manhã com ar de almoço ou um almoço com ar de café da manhã? No caso do brunch, literalmente a mistura dos dois, café da manhã (breakfast) com almoço (lunch). Originalmente inglês, uma tradição nos EUA e um conceito que ganhou força por aqui depois do lançamento do Brunch Weekend, o brunch ganha, nos fins de semana de abril, mais uma edição do festival gastronômico inteiramente dedicado a esse momento. O 3º Brunch Weekend tem início neste sábado (01/04/17) e acontece em 24 endereços – dentre restaurantes, pubs, bares, cafés, hamburguerias e pâtisseries – da cidade, geralmente das 11 às 17 horas, dependendo dos dias e dos horários de funcionamento de cada casa.

Dentre os estreantes desta edição estão a chef Janaina Rueda, do premiado Bar da Dona Onça, do Edifício Copan, no centro da cidade; o francês Sympa, dos Jardins; o Jacarandá, restaurante de alma sul-americana e que reúne, em seu espaço em Pinheiros, também um armazém, com pães e sorvetes artesanais e itens de pequenos produtores; o Sarrasin, da Vila Olímpia, casa especializada em galettes e crepes.

A ideia é trazer para São Paulo um pouco da cultura e do estilo nova-iorquino do brunch. O pequeno almoço tardio, perfeito para os dias de preguiça, em que se acorda mais tarde, trará itens típicos de café da manhã (pães, bolos, sucos, frutas, geleias), os clássicos do brunch americano (panquecas, muffins, french toast, cinnamon rolls), mas também pratos mais reforçados (batatas, ovos com bacon, ovos Benedict, Croques Monsieur e Madame). Para celebrar, espumante Chandon, que patrocina, desde a primeira edição, o festival, em drinques como Chandon Mimosa e Chandon Pink Mimosa, a novidade da temporada, coquetel que reúne morangos, suco de grapefruit (toranja) e o refrescante Chandon Passion. Os chefs darão, ainda, um toque tropical ao evento, com ingredientes locais e delícias bem brasileiras, como pão de queijo, goiabada e tapioca. Cada casa montou seu menu de brunch, à la carte, pelo preço fixo de R$ 49 (1 drinque Chandon incluso).

Serão mais de 100 receitas inéditas de pratos e drinques típicos de brunch. Dentre os clássicos, não poderia faltar o prato nova-iorquino Eggs Benedict. O casal Le Grand Benedict, dois clientes tradicionais do restaurante Delmonico, de Nova York, é responsável pela criação, em 1920. Enfadada com as opções do menu, a senhora Le Grand Benedict pediu algo original. Como resposta, o restaurante criou o que se tornaria um clássico de brunch pelo mundo afora: ovos pochês, com presunto salteado na manteiga, cobertos com molho holandês e servido sobre muffins ou torradas. No festival, o prato estará nos menus da Mercearia do Conde, em Pinheiros, na descolada lavanderia, mix de restaurante, bar e galeria de arte, a Laundry Deluxe, e no Sandoui, sanduicheria que fica também nos Jardins.

 

Roteiro 2017

 

 Zona Sul

 

 Zona Oeste

 

 Centro

 

 Zona Norte

 

 Zona Leste

 
     

    Festivais Gastronômicos

     
     

     

    BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos