Dia do Samba

Dia do Samba

Dia do Samba

 
Você sabe o que é comemorado no dia 02 de dezembro? Muitas pessoas não fazem nem idéia, mas nesta data, é celebrado um dos ritmos musicais mais apreciados no Brasil, o Samba. Você certamente se perguntou, por que logo no segundo dia do mês de dezembro, pois bem.

Este dia foi instituído como O Dia Nacional do Samba em homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira e sambista de Minas Gerais, Ary Barroso, que no final da década de 30, compôs a música "Na Baixa do Sapateiro", canção esta que expressava todo o seu amor pelo estado da Bahia "Eu me descobri na Bahia. Os seus ritmos, seus candomblés, suas capoeiras, sua gente (...) foram uma revelação pra mim. Fiquei de tal modo impressionado que o jeito foi exteriorizar a minha admiração através da música." Disse o mineiro em uma entrevista no ano de 1962. O povo da “terra de todos os santos” adotou a música de Ary, como tema, pelo fato de a obra ter traduzido perfeitamente a vida na região. Quando em 1963 um vereador resolveu estender essa homenagem, instituindo a data como dia do samba, que anos mais tarde se tornou data oficial em território nacional.

Não é exclusividade de Barroso, ter composto um samba que tenha causado grande identificação com uma região em especial, como no caso a cidade de São Paulo que já teve sua rotina transformada em melodia pelo saudoso Adoniran Barbosa, com canções como "Trem das Onze" e "Saudosa Maloca", cujo neste ano, foi comemorado o centenário. Existem muitos outros grandes poetas do samba que fizeram e até hoje fazem sucesso, criando identificação com o público.


O Samba e suas variações



O Samba é considerado uma das principais manifestações culturais populares no Brasil. O ritmo é proveniente de um tipo de dança trazida por escravos africanos, além disso, sofreu forte influencia de estilos que já eram apreciados no país, como o xote, polca e o maxixe. Dentro do próprio gênero musical, existe uma variedade imensa de subgêneros, que são variações sofridas pelo ritmo através dos tempos e influência das regiões do Brasil, além da mistura com outros tipos de música como já citado.

Samba de roda

A forma mais tradicional do gênero e talvez a sua primeira versão, é o Samba de Roda, deste se seguiram as diversas variações que o estilo possui atualmente. Ele é oriundo do estado da Bahia, onde era tocado e apreciado pelos escravos. Esta variação do samba possui relação direta com o jogo de capoeira por isso o nome de roda, já que durante sua prática, um círculo de pessoas é formado e ao revezarem-se durante a dança-luta, tocam instrumentos como chacoalho pandeiro, atabaque e o principal o Berimbau.

No entanto, atualmente, samba de roda pode ser facilmente confundido com roda de samba, em que o grupo se apresenta sentado, formando um círculo, possibilitando a interação dos participantes com o público no entorno.

Partido Alto

Assim como o samba de roda, o partido alto é um subgênero, em que durante a apresentação dois ou mais vocalistas se revezam versando rimas improvisadas, que dão a este estilo muito dinamismo. O berço do Partido Alto são os subúrbios e favelas do Rio de Janeiro de onde se popularizou para o restante do país.

Pagode

Na origem da palavra, Pagode não se caracteriza como um estilo musical ou um subgênero do Samba. A palavra de origem africana, na verdade dá nome as festas que aconteciam nas senzalas, e que claro, eram acompanhadas por muita música. Somente no final década de 70, o termo passou a ser associado às festas que aconteciam em casas do subúrbio do rio.

Samba de Gafieira

O samba de gafieira é uma dança de salão, no entanto, o que diferencia é a atitude do dançarino diante de sua companhia. O estilo que também nasceu do Rio de Janeiro, tem como sua maior característica o estilo do carioca suburbano, que é cheio de ginga e malandragem.

Samba Rock

Que o samba é um ritmo contagiante e dançando todos sabem. O Samba-Rock nasceu da mescla entre o Samba e o Rockabilly (vertente do rock'n'roll que mistura R&B e música country). O estilo nasceu nos conhecidos bailes de salão de São Paulo entre as décadas de 60 e 70 e naquela época era conhecido como Sambalanço, para mais tarde se tornar Samba-Rock.

Samba Enredo


E por fim temos o samba enredo. O formado surgiu no Rio de Janeiro, na década de 30, feito especialmente para o desfilde de uma escola de Samba. Existe uma competição anual entre as agremiações, e portanto, os sambas enredos são produzidos para cada  edição sobre uma só temática. O carnaval Brasileiro é mundialmente conhecido por ser a maior festa popular do país, que pára durante 4 dias, para os desfiles e todas as festividades. Sobretudo o carnaval carioca que é um dos eventos turísticos mais aguardados do ano.

 

Confira os melhores Bares de Samba

 

Confira as melhores Baladas de Samba

 

Notícias do Samba

 
 

Datas

 
 

 

BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos