7 Dicas sobre como aumentar as vendas de uma cafeteria Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-unilever-300x250.jpg

    7 Dicas sobre como aumentar as vendas de uma cafeteria

    Dicas para aumentar as vendas da sua cafeteria de forma estratégica e

    Por Redação BaresSP | 11 de Maio 2023


    Caso você seja proprietário de uma cafeteria, sabe o quanto é importante manter as vendas em alta para garantir a saúde financeira do negócio. No entanto, em um mercado competitivo como esse, pode ser desafiador encontrar formas de se destacar e atrair mais clientes. 

    Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para aumentar as vendas da sua cafeteria de forma estratégica e eficiente. Essas dicas podem ajudar a impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade do seu negócio.

    Quais são os principais desafios das cafeterias brasileiras?

    Um dos principais desafios para os empresários do setor é a alta competitividade, uma vez que o mercado de cafeterias no Brasil é bastante concorrido, com diversas opções de estabelecimentos espalhados pelas cidades.

    Outro desafio enfrentado é a instabilidade econômica do país. A flutuação da economia pode afetar diretamente o consumo em estabelecimentos como cafeterias, já que as pessoas tendem a reduzir os gastos com alimentação fora de casa em momentos de crise financeira. 

    Além disso, os custos dos insumos e das matérias-primas para produção de alimentos podem ser impactados por mudanças na economia, o que pode afetar a margem de lucro das cafeterias.

    Por fim, outro obstáculo que essas empresas enfrentam é a necessidade de se adaptar às mudanças nos hábitos de consumo dos clientes. Com a mudança nos formatos de trabalho, por exemplo, muitas pessoas aderiram ao home office e a evitam sair para tomar café.

    Esses estabelecimentos precisaram se adaptar a essa nova realidade e oferecer opções de delivery e take away para atender às demandas dos clientes que não querem ou não podem sair de casa.

    Como calcular as vendas de uma cafeteria?

    Acompanhar as vendas ajuda na tomada de decisões estratégicas sobre o estoque, as saídas e o planejamento financeiro da cafeteria. Conheça algumas dicas importantes para calcular e analisar esses dados.

    • Determine o período de tempo que você deseja calcular as vendas, pode ser diário, semanal ou mensal.

    • Registre todas as que foram efetivadas nesse período de tempo, incluindo bebidas, alimentos e outros produtos que foram vendidos.

    • Some o total alcançado durante esse período de tempo.

    • Deduza o custo dos insumos e das matérias-primas utilizadas para produzir os produtos vendidos. Isso inclui café, leite, açúcar, xícaras, guardanapos, entre outros.

    • Subtraia os custos totais das vendas totais para obter o lucro líquido da cafeteria durante o período de tempo analisado. Esse valor pode ser utilizado para avaliar o desempenho financeiro da cafeteria e tomar decisões estratégicas para o negócio.

    7 Ideias para vender mais na sua cafeteria

    Desde aperfeiçoar o menu até oferecer promoções especiais, há várias maneiras de aumentar o ticket médio e fidelizar os clientes. Continue lendo e descubra como impulsionar as vendas em sua cafeteria.

    Introduza opções de comida saudável

    Introduza opções de comida saudável

    Além de atrair clientes que buscam uma alimentação equilibrada, a introdução de opções de comida saudável também pode ser uma ótima oportunidade para expandir o cardápio da sua cafeteria e aumentar suas vendas. 

    Opções vegetarianas, veganas e sem glúten são cada vez mais procuradas por pessoas que seguem essas dietas ou simplesmente buscam uma alimentação mais saudável e variada. 

    Ao fazer essa inclusão, você pode conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já frequentam a sua cafeteria, garantindo assim um aumento na sua base de consumidores e um aumento nas suas vendas.

    Ofereça serviços de assinatura

    Ofereça serviços de assinatura

    Oferecer serviços de assinatura pode incentivar os clientes a visitarem a cafeteria regularmente e garantir uma receita recorrente para o negócio. Considere oferecer planos de assinatura com descontos em produtos ou benefícios exclusivos.

    Incentive feedback dos clientes

    Incentive feedback dos clientes

    Além de mostrar que a opinião deles é valorizada, essa estratégia ajuda a entender o que eles gostam ou não, além de identificar oportunidades de melhoria. Uma maneira eficaz de coletar feedback é por meio de pesquisas de satisfação ou comentários no site e nas redes sociais da cafeteria. 

    Essas informações podem ajudar a ajustar o cardápio, melhorar o atendimento ao cliente e fornecer uma experiência personalizada. Afinal, ele é o ponto central de qualquer negócio e deve ser considerado em todas as decisões tomadas.

    Invista em tecnologia

    Invista em tecnologia

    Ao oferecer opções modernas de pedidos e pagamento, como aplicativos de pedidos ou sistemas de pagamento móvel, você pode melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência do negócio. 

    Além disso, a tecnologia também pode ser utilizada para coletar dados valiosos sobre as preferências dos consumidores e suas tendências de consumo, permitindo que você tome decisões mais informadas sobre o que oferecer em seu cardápio e como promover seus produtos. 

    Crie programas de indicação

    Crie programas de indicação

    Além de incentivar os clientes a indicarem a cafeteria para amigos e familiares, esses programas podem oferecer benefícios exclusivos em troca, como descontos em produtos ou brindes personalizados. 

    É importante que o programa seja divulgado de forma clara e objetiva, por meio de materiais impressos, nas redes sociais ou no site da cafeteria. Dessa forma, os clientes se sentirão motivados a participar e indicar a cafeteria para outras pessoas, o que pode aumentar a visibilidade e o número de frequentadores do negócio.

    Ofereça experiências diferenciadas

    Ofereça experiências diferenciadas

    Oferecer experiências diferenciadas, como degustações de produtos ou workshops, pode atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Considere aquelas ideias que estejam alinhadas com o perfil da cafeteria e as preferências dos consumidores

    Realize parcerias com empresas locais

    Realize parcerias com empresas locais

    Realizar parcerias com outras empresas locais pode aumentar a visibilidade da cafeteria e atrair novos clientes. Considere estabelecer relações com empresas que compartilhem valores e públicos-alvo similares, como lojas de roupas, salões de beleza, livrarias, entre outros. 

    É possível oferecer descontos mútuos ou criar promoções conjuntas para incentivar as pessoas a conhecerem as duas empresas.

    Se você gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar os outros artigos do nosso blog e de compartilhar este artigo com seus amigos e colegas de profissão. Conheça nas nossas dicas para donos e gestores de estabelecimentos alimentícios.

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo