A lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2022 é revelada! Eventos BaresSP 570x300 imagem
    MAQ-CAFE-Arroba-drj.jpg

    A lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2022 é revelada!

    A lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2022 é revelada!

    Por Luccas Bitencourt | 16 de Novembro 2022


    As estrelas do mundo gastronômico reuniram-se em Mérida, Yucatán, para o primeiro encontro de toda a comunidade gastronômica da América Latina desde 2019, durante a revelação da lista dos Latin America's 50 Best Restaurants 2022, patrocinados pela S.Pellegrino & Acqua Panna. A cerimônia celebrou a diversidade e a riqueza do cenário gastronômico da região, reconhecendo na lista a excelência de estabelecimentos de 21 destinos diferentes antes de nomear o Central, de Lima, como The Best Restaurant in Latin America 2022 e The Best Restaurant in Peru.
     
    Os chefs Virgilio Martínez e o restaurante emblemático de Pía León, o Central -- uma ode às paisagens, à história e às tradições únicas do Peru -- lideram a votação anual pela primeira vez desde 2016. A distinção é apresentada um ano após o Central ter sido nomeado The Greatest Restaurant in Latin America 2013 - 2021, como parte da lista retrospectiva única dos Latin America's 50 Best Restaurants 2021: Passado e Futuro. O Central é acompanhado no "top três" pelo Don Julio (No. 2), de Buenos Aires, eleito The Best Restaurant in Argentina, e pelo Maido (No. 3), de Lima.
     
    William Drew, Diretor de Conteúdos dos Latin America's 50 Best Restaurants, afirma: "Estamos entusiasmados por regressar à região com a primeira lista regular dos Latin America's 50 Best Restaurants desde 2020, e o nosso primeiro encontro com toda a comunidade gastronômica da região desde 2019. Os últimos três anos estimularam mudanças significativas no setor, que originaram uma série de novos restaurantes e destinos que estão sendo destacados na lista para 2022. É uma honra poder celebrar mais uma vez a resiliência e a riqueza da região em termos de gastronomia."
     
    Stefano Bolognese, Diretor da Unidade de Negócios Internacionais da Sanpellegrino, afirma: "Pelo décimo ano consecutivo, a S.Pellegrino & Acqua Panna patrocinam o prestigiado programa de entrega de prêmios gatronômicos da América Latina: "é uma honra para nós fazermos parte das celebrações desta noite. Yucatán é o lar de um dos melhores cenários gastronômicos e estamos orgulhosos por desempenharmos um papel ativo no apoio à promoção de restaurantes locais e à apresentação de talentos culinários, inspirando clientes e amantes da gastronomia a procurarem as experiências mais emocionantes."
     
    Buenos Aires e Lima continuam o seu reinado enquanto mecas culinárias, tendo cada uma oito restaurantes na lista. Além do Don Julio, no No.2, outros acréscimos notáveis da capital argentina incluem o Julia (No. 50), como nova entrada, e o Elena (No. 40), que entra novamente na lista. São Paulo segue de perto com sete entradas, incluindo A Casa do Porco (No. 4), nomeado The Best Restaurant in Brazill, e o Metzi (No. 27), o Charco (No. 35) e o Nelita (No. 39), como novas entradas. A Cidade do México assegura cinco entradas com o Pujol (No. 7) novamente nomeado The Best Restaurant no México.
     
    A diversidade da região ocupa o centro das atenções nesta edição, com 10 restaurantes adicionados ao ranking pela primeira vez. Além da nova entrada de Buenos Aires e das três novas de São Paulo, os restaurantes estreantes incluem o Fauna (No. 16) no Valle de Guadalupe; o Villa Torél (No. 18), em Ensenada; o Arca (No. 29), em Tulum; o Sublime (No. 31) e o Diacá (No. 47), ambos na Cidade da Guatemala; e o Mesa Franca (No. 49), em Bogotá.
     
    Foram anunciados sete prêmios especiais na cerimônia dos Latin America's 50 Best Restaurants 2022. O Gin Mare Art of Hospitality Award é entregue ao Oteque, no Rio de Janeiro, um restaurante intimista no qual seis grandes mesas de madeira redondas têm vista para uma cozinha aberta e para um aquário. Os clientes podem admirar os chefs a trabalhar enquanto observam o marisco pouco antes de este lhes ser trazido para o prato
     
    A equatoriana Pía Salazar, do Nuema, no Quito, é nomeada como Latin America's Best Pastry Chef, rêmio patrocinado pela República del Cacao. No Nuema, Salazar cria uma variedade de sobremesas complexas que expressam a biodiversidade do Equador, incluindo o turrón, favorito de longa data e composto por bolachas, pudim de arroz e nougat, servido com ervilhas crocantes salgadas e desidratadas, gelado de mel e maçãs.
     
    Apresentado como um novo prêmio para 2022, o título Beronia Latin America's Best Sommelier é concedido a Pablo Rivero, sommelier e proprietário do Don Julio de Buenos Aires, vencedor do The Best Restaurant in Latin America 2020. A adega de Rivero possui mais de 14.000 rótulos argentinos, expostos através de garrafas vazias ao longo das paredes interiores do edifício do século XIX do Don Julio, convertendo o espaço rústico num santuário de vinhos acolhedor.
     
    O Fauna, no Valle de Guadalupe, é reconhecido como o vencedor do Highest New Entry Award, com a sua ascensão ao No. 16 após ter sido nomeado vencedor do One To Watch Award em 2020. O Maito, na cidade do Panamá, vence o Highest Climber Award, subindo 36 posições face à votação anterior em 2020, até ao No. 6.
     
    Jonatan Gómez Luna, do Le Chique, em Cancún, foi premiado com o Estrella Damm Chefs' Choice Award conforme votação dos seus colegas de profissão, devido ao seu trabalho inspirador no setor hoteleiro. O menu de degustação de Gómez Luna explora os diferentes sabores do México usando técnicas inovadoras e moleculares para desconstruir e transformar pratos tradicionais em novas criações.
     
    O Diacá, na Cidade da Guatemala, recebe o Flor de Caña Sustainable Restaurant Award pelos seus esforços para construir redes entre produtores e cozinhas de restaurantes, com respeito pelas pessoas e com ingredientes indígenas guatemaltecos no centro de tudo o que fazem. Este prêmio é auditado de forma independente pela Sustainable Restaurant Association, que classifica os estabelecimentos que se autonomeiam para o prêmio com base numa vasta gama de critérios, incluindo a responsabilidade ambiental e social.
     
    Os vencedores dos prêmios especiais pré-anunciados foram também homenageados ao longo da noite. Entre estes, incluem-se: Manoella "Manu" Buffara como Latin America's Best Female Chef; o defensor da gastronomia social Rafael Rincón, como vencedor do Icon Award with Volvo; e o restaurante Ancestral de La Paz, na Bolívia, vencedor do American Express One To Watch Award.
     
    Antes da cerimônia de entrega de prêmios, os Latin America's 50 Best Restaurants anunciaram a lista inaugural de restaurantes classificados entre a 51ª e a 100ª posição, um clássico dos The World's 50 Best Restaurants que estrearam este ano na região da América Latina. A lista do 51º ao 100º, apresentada em associação com a American Express, visa destacar as diversas culturas gastronômicas da região, uma vez que a 50 Best continua a sua missão de celebrar um número de estabelecimentos hoteleiros maior do que nunca.
     

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo