A Realidade Virtual (VR) Mudará a Forma de Transmissão dos Esportes? Eventos BaresSP 570x300 imagem
    MAQ-GELO-Arroba-drj.jpg

    A Realidade Virtual (VR) Mudará a Forma de Transmissão dos Esportes?

    VR em esportes estão prestes a elevar sua paixão para outro patamar

    Por Redação BaresSP | 27 de Outubro 2023


    Os aficionados por esportes estão prestes a elevar sua paixão para outro patamar. As transmissões ao vivo, pela TV ou pela internet, já se tornaram comuns. Você pode encontrar todo tipo de esportes na TV ao vivo no Brasil, além de canais abertos e pagos. As transmissões atuais já contam com características como estatísticas em tempo real, que tornam a transmissão ao vivo ainda mais imersiva.

    Jogo Treino

    A Telefónica (telecom espanhola que controla a Vivo, no Brasil) colocou um novo modelo de transmissão em fase de testes. Em parceria com a empresa mSurgery e com o Athletico Madrid, a Telefónica está investindo em um modelo de transmissão 360º. Neste modelo, os espectadores podem acompanhar tudo através de um óculos VR.

    Para o teste, o estádio Civitas Metropolitano recebeu quatro câmeras 360º, que trabalharão em conjunto com as câmeras já existentes, incluindo a de tomada aérea, SkyCam. Este arranjo permite aos espectadores assistirem a partida com a perspectiva de qualquer ponto do estádio.

    Outros esportes já estão passando por experiências similares. A NBA assinou uma parceria com a Meta, para transmitir 52 jogos ao vivo e de graça. Cinco destes jogos utilizaram câmeras 180º monoscópicas. Estas câmeras possibilitam olhar de um lado para o outro da quadra, como se o espectador estivesse na primeira fileira.

    A Meta está disponibilizando também competições como a NASCAR e o torneio de tênis, All American Cup. A empresa vem investindo no desenvolvimento da sua própria plataforma de streaming, a Xstadium. As transmissões de 180º e 360º por óculos VR são, sem dúvida, muito mais imersivas, já tendo sido testadas em outros eventos, como shows.

    Jogando em Casa

    Graças à baixíssima latência da internet 5G, as imagens podem ser transmitidas em tempo real. A internet 5G já é utilizada nas transmissões 10bet ao vivo no Brasil, que prometem ficar ainda mais imersivas, caso o projeto seja implementado mais amplamente. Mesmo assim, em sites de alto nível, você já pode acompanhar estatísticas e fazer apostas com a bola rolando, no celular e no computador.

    De acordo com dados oficiais, 46% dos brasileiros já têm acesso à rede 5G no país. Os headsets VR estão também se tornando mais populares, com mais marcas competindo neste mercado, resultando numa baixa dos preços. Entretanto, quem acompanha os campeonatos nacionais, como o Paulistão, já deve ter percebido os problemas dos serviços de streaming atuais nas transmissões dos jogos.

    Dada a enorme variedade de opções, ficou difícil de saber onde o seu jogo passará. As transmissões também se tornaram mais instáveis, com interrupções frequentes. Diferente das opções de streaming, onde você pode assistir seus jogos tranquilamente, muitas plataformas encontram problemas para lidar com centenas de milhares de espectadores logados ao mesmo tempo.

    No Cariocão de 2022, também houve problemas na transmissão de jogos importantes, por falhas nos cabos da Embratel. O mesmo se repetiu em Minas Gerais e outros estados, gerando revolta entre os espectadores pagantes e o público em geral.

    Olhando Para o Futuro

    Olhando para o futuro

    Dados os problemas que os modelos atuais ainda enfrentam no país, é possível que ainda demore um pouco para que jogos ao vivo em VR cheguem por aqui. Entretanto, empresas internacionais já estão investindo pesado neste novo segmento.

    A empresa NextVR recebeu um investimento de USD 80 milhões para criar um modelo de transmissão global de jogos ao vivo, em realidade virtual. Para a arrecadação deste volumoso investimento, a NextVR contou com o apoio de nomes como Time Warner Investments. Além disso, a NextVR também fechou uma parceria com a Fox Sports. Esta parceria visa disponibilizar as ligas americanas mais populares em realidade virtual.

    Testes com partidas transmitidas para óculos VR já vinham ocorrendo desde 2015, para partidas específicas. Iniciativas como a da NextVR e Meta visam trazer este modelo para mais jogos e para um público muito mais amplo. O primeiro jogo exibido com tecnologia VR e câmeras 360º ocorreu em Portugal, entre Porto FC e Benfica. O evento contou com cinco câmeras 360º, transmitindo para dispositivos Samsung Gear VR.

    Porém, este modelo depende do acesso a tecnologias como internet 5G e headsets de realidade virtual. No Brasil, a cobertura 5G ainda não chega a metade da população. O mercado de headsets também não passa por um bom momento. Em 2022, houve uma queda significativa no número de venda destes dispositivos em nível global. Pior ainda, este mercado deve seguir em queda em 2023.

    As experiências com este tipo de transmissão já dão uma impressão bastante clara do quanto é imersiva. Entretanto, entraves técnicos e de acessibilidade ainda parecem permanecer no caminho entre o sofá do torcedor e a arquibancada.

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo