Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto faz show gratuito em São Paulo Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Banner_BCB_baresSP_300x250_lote_02.png

    Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto faz show gratuito em São Paulo

    Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto faz show gratuito em São Paulo

    Por Cristiane Batista - Assessoria de Imprensa | 25 de Outubro 2011


    Uma rara oportunidade de aplaudir uma história de resistência de mais de 200 anos. Programa ideal para os apreciadores das genuínas manifestações tradicionais populares, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto vem do Crato, cidade do Cariri cearense, para animar o público com seus pifes, zabumbas, pratos e caixas de guerra. As apresentações, gratuitas, buscam também perpetuar a tradição musical e cultural e tem patrocínio da Petrobras, através da lei de renúncia fiscal do governo federal (Lei Rouanet).

    Uma Banda Cabaçal é um conjunto musical instrumental constituído de instrumentos de percussão e sopro: dois pifes (pífanos, flautas rústicas de madeira), um zabumba e uma “caixa”. Sua origem vem do fato de que antigamente os tambores (zabumbas, caixas ou taróis) eram confeccionados com pele de bode ou carneiro estiradas sobre cabaças secas. Já em 1838, o botânico inglês George Gardner registrou a presença de bandas cabaçais nesta região do interior do Ceará.

    O lendário grupo data do século XIX, mais precisamente em 10 de maio de 1835, tendo como idealizador José Lourenço da Silva, o José Aniceto. A família descende dos índios Cariris - que teimavam em ficar por ali, no pé da Chapada do Araripe, antes da colonização, no sul do que viriam a dar o nome de Ceará, e mais detalhadamente, Crato. Originária dos terreiros, pés de serra e da periferia da cidade, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto é formada por músicos agricultores com mais de 80 anos e por amigos, filhos e netos, que se destacam também como atores.

    Segundo o jornalista Pablo Assumpção, em seu livro “Anicete - quando os índios dançam” a banda cabaçal reúne “atores que desempenham uma performance única e que mescla o passo matreiro e intuitivo de cada um com modos ancestrais de dançar e imitar animais, aprendidos com as gerações indígenas da família. É essa performance que evolui em danças e trejeitos bem particulares que os diferencia de qualquer outra banda. Uma espécie de ritual secular que apresenta a força das coisas inéditas”.


    SERVIÇO:

    Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto

    SANTOS

    Dia 21 de outubro, sexta-feira, 21h00

    Teatro do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos

    Av. Ana Costa, 55 - Vila Mathias/Santos

    SÃO PAULO

    Dia 23 de outubro, domingo, 13h00

    Centro de Tradições Nordestinas – CTN

    Rua Jacofér, 615 -Bairro do Limão

    RIO DE JANEIRO

    Dia 28 de outubro, sexta-feira, 20hh0

    Feira de São Cristóvão – Praça do Repentista

    Campo de São Cristóvão S/Nº - Pavilhão de São Cristóvão- Bairro de São Cristóvão

    NITEROI

    DIA 29 de outubro, sábado, 11h00

    Campo de São Bento

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo