Barbatuques lança songbook Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-bar34-22.jpg

    Barbatuques lança songbook

    Barbatuques lança songbook

    Por Luccas Bitencourt | 16 de Dezembro 2022


    Você sabe o que o Barbatuques é? É uma banda que toca da cabeça ao pé. O grupo de música e percussão corporal apresenta o Songbook Barbatuques Volume 1, com 12 músicas do seu repertório autoral, transcritas e cifradas por Carlos Bauzys. A edição foi feita em homenagem ao Fernando Barba (in memoriam) e está disponível em livro e na versão digital. 
     
    Além de trazer partituras detalhadas de sucessos do grupo, o livro reúne um rico material sobre a gênesis da música corporal, com depoimentos variados e explicações detalhadas sobre técnicas de sons corporais. A introdução foi assinada pela irmã do Barba, Renata Ferraz Torrez.
     
    Diretor musical, maestro e músico, Carlos Bauzys, colabora com o grupo há anos e conta mais sobre. "Tive o grande prazer de transcrever as músicas destes gênios que são os integrantes do Barbatuques e muitas do querido Fernando Barba. Este songbook era um sonho dele também e eu fico muito feliz de ter participado. As músicas foram todas escritas em grades, ou seja, todas as linhas que eles mesmo fazem, tanto vocais quanto de percussão corporal. Então é um prato cheio para regentes, corais, escolas, músicos e todo mundo que quiser estudar a música corporal. Pra mim e para o Barbatuques isso tem um significado muito lindo, que é passar este legado pra frente, esta música maravilhosa que o grupo faz, que ela possa se expandir ainda mais e influenciar muito mais músicos, como eu".
     
    Os 12 temas selecionados para este primeiro volume do songbook são: Ayú, Baianá, Baião Destemperado, Barbapapa's Groove, Cromossom, Do Mangue a Manga, Êh Êh!, Kererê, Sete, Skamenco, Só + 1 Pouquinho e Tum Pá.
     
    "Penso que o Songbook nos traz uma concretude para um repertório que acredito ser fundamental para a música corporal de um modo geral. Mais do que um registro de parte das nossas músicas, ele é um manancial de todo um conceito da parte estrutural de nossos arranjos, que, por ter como pilar uma técnica desenvolvida pelo Fernando Barba e também pelos integrantes, traz muita informação sobre como os corpos podem se organizar. O Songbook sintetiza um amplo repertório de ritmos, em sua grande parte, ritmos brasileiros e demonstra a forma com que pensamos as devidas adaptações para os sons corporais", compartilha André Hosoi, co-fundador do Barbatuques, que está presente no conteúdo com depoimentos sobre a música corporal, entre outros assuntos complementares.
     
    O trabalho do Barbatuques já é pauta e conteúdo em atividades pedagógicas e em uma série de livros didáticos, que vão do infantil ao médio, tanto no ensino público como no particular. O grupo promove com seu trabalho um acesso democrático no fazer musical, na transformação do corpo em instrumento musical e no aprendizado, quebrando barreiras e impedimentos sociais. O Songbook vem como uma ferramenta de apoio, que amplifica a democratização deste relevante legado do grupo.
     

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo