Como calcular preço de venda de cafés, salgados e doces Eventos BaresSP 570x300 imagem
    CAFE-ESPECIAL-Arroba-drj.jpg

    Como calcular preço de venda de cafés, salgados e doces

    Dicas valiosas sobre como calcular o preço de venda de itens

    Por Redação BaresSP | 15 de Maio 2023


    Ao gerenciar uma cafeteria, calcular corretamente o preço de venda de cafés, salgados e doces é crucial para garantir a sustentabilidade do negócio. No entanto, muitos gestores enfrentam dificuldades para precificar seus itens de forma justa e competitiva. 

    Para ajudá-los nessa tarefa, neste artigo serão apresentadas dicas valiosas sobre como calcular o preço de venda de diversos itens consumíveis, considerando vários fatores, desde os custos de produção até a margem de lucro desejada. Confira.

    Por que uma cafeteria deve saber precificar corretamente seus produtos?

    Uma cafeteria precisa saber precificar seus produtos corretamente por diversas razões. Em primeiro lugar, um preço mal calculado pode fazer com que a cafeteria perca dinheiro em cada venda, o que, a longo prazo, pode inviabilizar o negócio. 

    Por outro lado, um preço muito elevado pode afastar clientes em potencial, enquanto um preço muito baixo pode fazer com que os clientes subestimem a qualidade dos produtos oferecidos. 

    Dessa forma, saber precificar corretamente é fundamental para garantir que a cafeteria seja lucrativa, atraia clientes, tenha uma imagem de qualidade e valor justo no mercado e levando o gestor a tomar decisões estratégicas de negócios. 

    Com base no preço de venda e nos custos de produção de cada item, é possível entender qual é o lucro gerado por cada produto e, assim, identificar quais itens são mais rentáveis para a cafeteria e quais podem ser melhorados em termos de custos ou de preço de venda. 

    Essas informações permitem que a cafeteria tome melhores decisões sobre investimentos, promoções, expansão de negócios e outros aspectos importantes para o sucesso do empreendimento.

    Quais fatores considerar na hora de precificar cafés, doces e salgados?

    Calcular o preço de venda dos pratos de uma cafeteria não é uma tarefa simples, pois deve-se levar em consideração diversos fatores que influenciam diretamente na lucratividade do cardápio. Veja, abaixo, o que considerar durante a precificação.

    • Custos dos ingredientes: é importante ter em mente o custo de todos os ingredientes utilizados no preparo do prato, considerando também a sazonalidade dos produtos e as variações nos preços.

    • Custos fixos e variáveis: além dos custos com ingredientes, é preciso considerar também os custos fixos e variáveis envolvidos na produção e venda do prato, como aluguel do espaço, pagamento de funcionários, água, luz, entre outros.

    • Margem de lucro desejada: é importante definir qual a margem de lucro desejada para cada prato, levando em conta o preço praticado no mercado e a competitividade da região.

    • Perfil do público-alvo: o perfil dos clientes que frequentam a cafeteria também deve ser observado na hora de definir os preços de venda, considerando seu poder aquisitivo e suas expectativas em relação ao serviço e qualidade dos produtos oferecidos.

    • Concorrência: é importante analisar os preços praticados pela concorrência na região e ajustar os preços de venda dos pratos de acordo com a demanda e a oferta no mercado.

    Como precificar os cafés, doces e salgados em uma cafeteria?

    Para garantir que seus preços estejam de acordo com o valor de seus produtos e serviços, é preciso considerar uma série de fatores. A seguir, apresentaremos 5 dicas valiosas e práticas para ajudar gestores a calcular o preço de venda dos cafés, doces e salgados em suas cafeterias. 

    Considere o custo dos ingredientes

    Para precificar um prato, é necessário considerar o custo de todos os ingredientes que são usados ​​na receita. É importante incluir até mesmo pequenas quantidades de cada um para garantir que o cálculo seja preciso.

    Adicione os custos indiretos

    Além dos ingredientes, há outros custos indiretos que devem ser considerados ao calcular o preço de venda de cafés, doces e salgados. Isso inclui o custo da mão de obra para o preparo, eletricidade, gás, embalagem, entre outros.

    Leve em conta o tempo de preparo

    O tempo de preparo de cada prato também deve ser considerado ao definir o preço de venda. Considere quanto tempo é necessário para preparar cada uma das receitas servidas na cafeteria e considere quantas delas podem ser preparadas em um período de tempo específico para determinar o custo da mão de obra.

    Analise o mercado

    É importante verificar os preços praticados pela concorrência para garantir que os seus estejam em linha com o mercado. Verifique também o que é praticado em outras cafeterias e leve em conta a qualidade e a apresentação dos produtos para determinar se seu está competitivo.

    Aplique uma margem de lucro razoável

    Finalmente, certifique-se de incluir uma margem de lucro adequada. Analise seus custos e o preço de mercado para determinar qual margem seria razoável para sua cafeteria. Lembre-se de que ela deve ser suficiente para garantir que seu negócio seja lucrativo, mas também precisa estar em linha com os preços praticados pela concorrência.

    Gostou das dicas sobre como precificar seus produtos? Agora que você já sabe como definir o preço dos itens consumíveis comercializados em sua cafeteria, compartilhe este artigo com seus amigos e colegas do ramo e ajude a difundir boas práticas na gestão de negócios alimentícios.

    E se você quer mais conteúdos sobre como melhorar sua cafeteria, confira outros artigos em nosso blog especialista em dicas para restaurantes, lanchonetes e cafeterias.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo