Cook Chill: Saiba o que é e como funciona esse sistema Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-nogueira-jna24.jpg

    Cook Chill: Saiba o que é e como funciona esse sistema

    Como funciona esse sistema de Cook Chill

    Por Redação BaresSP | 06 de Junho 2022


    Com o avanço da tecnologia culinária e gastronomia, surgiram muitos processos que facilitam, otimizam e auxiliam a preparação de pratos deliciosos e de aparência desejável, o Cook Chill é um deles.

    Neste artigo saiba o que é e como esse sistema funciona, além de entender quais são as suas vantagens e benefícios.

    Cook Chill

    O que é Cook Chill?

    Cook Chill é um termo gastronômico que vem do inglês e significa “cozinhar e resfriar”. Trata-se de um sistema de preparação de alimentos que visa proporcionar maior durabilidade e flexibilidade para os produtos.

    O Cook Chill consiste no cozimento padrão de um alimento, seguido de uma rápida queda de temperatura podendo, dessa maneira, ser armazenado por cerca de cinco dias.

    Posteriormente, caso o prato for servido quente, alguns minutos no forno podem deixá-lo pronto para consumo com o sabor e textura originais dos alimentos, mantendo a qualidade, aparência, valor nutricional e gosto de cada item.

    Por que ter um sistema Cook Chill em sua cozinha?

    A utilização de um sistema Cook Chill proporciona maior flexibilidade nas operações de estabelecimentos como bares ou restaurantes, além de viabilizar um aumento significativo na rentabilidade da comercialização dos pratos.

     

    Cozinhar e imediatamente resfriar os alimentos, garante a redução da temperatura com segurança, diferentemente do que se os alimentos recém preparados fossem colocados no congelador, por exemplo.

    As bactérias crescem rapidamente em temperaturas entre 5°C e 63°C, por isso, realizar o processo de Cook Chill de maneira correta reduz as possibilidades de contaminação e apodrecimento dos alimentos, já que a comida passa por “zona de perigo” em um curtíssimo período de tempo.

    Quais são os equipamentos necessários para realizar o processo de Cook Chill?

    Para realizar o processo de Cook Chill é necessário que o estabelecimento possua, primeiramente, os itens de uma cozinha tradicional para a preparação dos pratos e alimentos.

    É preciso também um ultracongelador e um forno combinado para garantir o resfriamento dos itens, o aquecimento deles, quando necessário, e a maximização da produção. Além disso, dependendo dos volumes e demandas, pode ser necessário uma câmara fria para o armazenamento do produto finalizado.

    Para escolher o modelo ideal dos equipamentos, tenha em mente a quantidade de pratos que são preparados semanalmente. Considere também que o seu mecanismo deve ser capaz de realizar o congelamento rápido, reduzindo a temperatura de uma camada de 50 mm de alimentos de 90°C para 3°C em cerca de 90 minutos.

    Concluído o ciclo de resfriamento, o equipamento deve ter a funcionalidade de ajuste automático para o modo de armazenamento, mantendo o conteúdo em temperaturas de 0°C a +3°C.

    Quanto aos ultracongeladores, normalmente são feitos de aço inoxidável e a sua vedação é uma das partes mais importantes para o processo, já que uma vedação causará um significativo aumento do consumo de energia eletrica e mao cuprira o seu papel no processo de Cook Chill, impossibilitando a conclusão de etapas essenciais.

    Não esqueça de conferir a voltagem das máquinas, elas devem ser adequadas à sua rede de energia.

    Da mesma forma, procure equipamentos com designs que possibilitem fácil acesso aos compartimentos internos, provavelmente, será mais prático utilizá-los e fazer a sua limpeza e manutenção. Prateleiras removíveis e as funções de degelo automático e evaporação grandes diferenciais.

    Como devem ser os equipamentos para o armazenamento Cook Chill?

    O equipamento que fará o armazenamento de alimentos refrigerados pré-cozidos deve ser utilizado unicamente para este objetivo, evitando possíveis contaminações.

    Outros aspectos essenciais para esse equipamento, são:

    • manter os alimentos armazenados de 0°C a 3°C,

    • possuir um visor de temperatura,

    • alarme sonoro para temperaturas inadequadas,

    • dispositivo de registro de temperatura.

     

    Para a utilização adequada deste e dos demais equipamentos para o processo de Cook Chill, garanta que os colaboradores que o farão recebam o treinamento adequado e estejam capacitados para que oprocesso seja um sucesso. 

    Passo a Passo

    Passo a passo para fazer Cook Chill

    Apesar de parecer complexo, o processo de Cook Chill é bem simples desde que se tenha os equipamentos ideais para fazê-lo. Confira o passo a passo.

    Preparação

    Prepare os alimentos normalmente, mantendo alto padrão de qualidade e higiene. Se possível (para compensar o processo de Cook Chill) faça-o em grandes quantidades. Para isso,pode ser utilizado um forno combinado, por exemplo.

    Ensacamento

    Ao concluir o cozimento e acima da temperatura de pasteurização, ensaque os alimentos em recipientes selados. Para isso, você pode utilizar uma seladora, evitando possíveis contaminações.

    Congelamento

    Após o ensacamento, leve os pratos para o ultracongelador com as devidas funções de resfriamento rápido e deixe que ele faça o processo devido.

    Armazenamento

    Feito ocongelamento, armazene os alimentos em resfriadores, congeladores ou câmaras frias específicas para o processo de Cook Chill. Nessa etapa, os alimentos podem ser mantidos nos mesmos recipientes em que foram ensacados.

    Reaquecimento

    Para servi-los, leve-os ao forno combinado ativando a função de regeneração. Após o aquecimento, o alimento estará pronto para consumo. Emprate-o e sirva.

    beneficios Cook Chill

    Benefícios do Sistema Cook Chill para cozinhas industriais, bares e restaurantes

    Utilizar o sistema de Cook Chill proporciona diversos benefícios para cozinhas industriais, bares e restaurantes. Alguns deles são:

    • agilidade na preparação dos alimentos,

    • criação de estoque de qualidade,

    • redução de espera do cliente para o recebimento do seu pedido,

    • possibilidade de programação de demandas semanais,

    • economia de 5 % a 10 % em relação ao aumento do rendimento das carnes,

    • diminuição do desperdício de alimentos,

    • mantimento da qualidade dos produtos congelados idênticos aos frescos,

    • maior duração e conservação dos alimentos,

    • minimização das possibilidades de contaminação bacteriológica e similares.

     

    Além disso, por meio do sistema Cook Chill possibilita diversos cortes na folha de pagamento (podendo chegar a cerca de 25% do valor total). Isso ocorre devido a redução da necessidade de horas extras, bem como a antecipação de demandas de consumo.

    O mesmo benefício se estende em caso de desligamento ou afastamento de funcionários. Pois, com a utilização do processo Cook Chill os alimentos podem ser preparados com grande antecedência, evitando impactos no fluxo de funcionamento do estabelecimento em caso de falta de algum colaborador.

    Outro benefício é a redução de custo de aquisição de insumos, já que a compra das matérias primas pode ser feita em maior quantidade e antecipadamente, segundo a sazonalidade dos produtos, possibilitando melhores preços.

    Agora que você já sabe como funciona o sistema de Cook Chill, quais são os equipamentos necessários para a realização deste processo e como fazê-lo, fica mais fácil analisar o custo-benefício de implementar esse composto de alto desempenho no seu negócio.

    Salve este conteúdo para não esquecer, explore os aspectos envoltos neste tipo de serviço e todas as vantagens que ele oferece. Compartilhe com a sua equipe e, caso implemente-o, deixe nos comentários o seu feedback de utilização. 

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo