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    Festival de cara nova: Mondial de la Bière expande edição com destaques para gastronomia, mixologia e música

    Festival de cara nova: Mondial de la Bière expande edição

    Por Luccas Bitencourt | 07 de Dezembro 2022


    A casa carioca para os apaixonados por cerveja artesanal, música, gastronomia, mixologia e entretenimento está abrindo suas portas na próxima semana. A 12a edição do Mondial de la Bière, maior festival de cerveja artesanal do país, acontece na Marina da Glória entre os dias 7 e 11 de dezembro, para promover uma experiência repleta de novidades. São mais de 1.500 rótulos de cervejas artesanais, restaurantes renomados, drinks inéditos e shows nas áreas externas. Os ingressos estão à venda pelo site,com exceção de sexta-feira (09/12) e de sábado (10/12), que já se esgotaram.
     
    Novidades na Gastronomia
    Este ano, o festival ganha chefs estrelados para comandar cinco novos restaurantes. O apresentador e chef carioca Pedro Benoliel, embaixador da área de gastronomia do evento, está à frente do Laricas do Benoliel, com opções de hambúrguer clássicos e apimentados com jalapeño. Já o chef paulista vencedor do "Cook Island - Ilha do Sabor", do GNT, Paulo Yoller, também cria receitas de hambúrguer com molhos especiais no Suculentos por Yoller. Tanto Benoliel quanto Yoller vão oferecer ao público deliciosas porções de batata frita.
     
    Para os amantes de frutos do mar, o chef baiano, Kaywa Hilton, ex-Mestre do Sabor, dedembarca no Mondial com o Tabuleiro do Kaywa: tacos de camarão, smash de barriga de atum e a burrata especial com guacamole estão entre os pratos montados especialmente para o evento. Já a Lanchonete & CO oferece hot dog com queijo jersey, choripan e as pizzas queridinhas de marguerita e peperoni; e o Natural do Mondial abraça o público vegetariano da edição, com porções de falafel com tahine, além dos hambúrgueres de falafel e de quinoa. Os apoiadores da área gastronômica da edição são: Seara Gourmet, Frescatto Company, Amazonika, Vitalatte, Bread Maker, Wessel, Andorinha e Sequóia.
     
    "Nossa ideia é trazer brasilidade, frescor e inovação aos restaurantes do Mondial, apostando nas melhores combinações para deixar os sabores ainda mais memoráveis. Com opções individuais, os pratos também harmonizam com a protagonista do festival: a cerveja artesanal", explica Pedro Benoliel, que garante a presença dos tradicionais food trucks do festival com ceviche, empanada, pipoca, coxinha e muito mais.
     
    Drinks inéditos com cerveja e shows ao ar livre
    A coquetelaria também é lugar de destaque no festival deste ano. O embaixador da área de mixologia, Tai Barbin, criou uma carta exclusiva de drinks combinando a bebida fermentada de malte e lúpulo com destilados. Uma das novidades é o Negronipa, com gin, vermute, campari e cerveja IPA.
     
    "O Negronipa ilustra muito bem a união de dois universos que andaram em paralelo, a mixologia e a cerveja. O negroni foi o coquetel mais vendido no mundo em 2021, e a IPA é geralmente a escolhida por quem começa a se aventurar pelo mundo da cerveja artesanal. O resultado dessa mistura é um drink intenso, de sabor interessante. Tenho certeza de que vai despertar a curiosidade do público", comenta Tai.
     
    Além da gastronomia e da mixologia, o evento também expande a área musical com dois palcos ao ar livre. O DJ e apresentador carioca Rapha Lima é embaixador da área de entretenimento do Mondial 2022, e promete uma curadoria diversa, com ritmos que vão do samba ao rock, e a apresentação de dezenas de artistas durante os cinco dias de festival.
     
    El Miraculoso Samba Jazz, Pagodelas, DJ Pivete, Made in Rock e Vooduo são algumas das atrações confirmadas. A ideia é explorar a difusão da arte com pluralidade, trazendo bandas e artistas que vão animar a área externa com boa música para todos os gostos e públicos.
     
    Jardins, espaço arejado e estrutura confortável
    Para garantir conforto e comodidade, a quantidade de banheiros será duas vezes maior do que na última edição e a estrutura foi planejada de forma a facilitar o trânsito de pessoas entre as diferentes áreas do festival. Os gramados serão ocupados por áreas amplas e convidativas para descanso e o espaço será inclusivo como um todo, não só com acessibilidade, mas também com funcionalidades favoráveis até para famílias com crianças de todas as idades. No Mondial de la Bière, menores de 18 anos não pagam e só entram acompanhados pelos pais ou responsáveis.
     
    Outra novidade que merece destaque são as ativações de marcas espalhadas pelos jardins. As ações, que antes ficavam restritas aos espaços dos estandes, ganham outras roupagens. Espaços instagramáveis na área externa, com a vista da Marina, convidam o público a compartilhar sua experiência no festival.
     
    Marcas cariocas, como Hocus Pocus, Belgacarioca, Ouse, Mad Brew, Mistura Clássica, Brewpoint, Carioca Brewing e o grupo Petrópolis (Black Princess, Brassaria Ampolis e Weltenburguer) marcam presença no festival, assim como as niteroienses Masterpiece e Noi, a baiana Maraú, a paulista Dádiva e a do cerrado mineiro Armadillo Brewery (veja a lista completa no site). Esse ano, as cervejas contam pela primeira vez com o sistema myTapp Fast, que transforma chopeiras comuns em máquinas de serviço de chope totalmente automatizadas. A ideia é evitar filas e levar apenas alguns segundos para encher os copos.
     
    “Com este reposicionamento, trazemos de volta o Mondial de la Bière com tudo que o nosso público gosta e muito mais. Por mais de um ano, estudamos o espaço da Marina da Glória para criar um novo modelo de evento. Vamos entregar um festival com a nossa essência e uma estrutura maior e melhor”, comenta Gabriel Pulcino, gerente da GL Exhibitions e responsável pela realização do festival.
     
    Os ingressos podem ser encontrados no site do evento e em bares espalhados pela cidade, nas zonas Sul, Norte e Oeste, além de Niterói. Desde 2017, há a modalidade cervejeiro solidário: o público paga um valor promocional e, no dia do evento, deve levar 1kg de alimento não perecível para doação. Mais de 200 toneladas de alimentos já foram arrecadadas pela organização, que as distribui para instituições necessitadas em parceria ao SESC Mesa Brasil.
     
    Também patrocinam e apoiam o Mondial de la Bière a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), parceira dos concursos Mbeer Contest Brazil e A Lata, Grupo Petrópolis (Palco Black Princess), Saber Beber (Consumo Consciente), Fast Chopp, My Tapp, White Martins, e os hotéis Prodigy e Ibis.
     
     
     

     

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