Guia do Barista: um livro que revela todos os segredos do café Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-stock-kaly.png

    Guia do Barista: um livro que revela todos os segredos do café

    LANÇAMENTO DO LIVRO GUIA DO BARISTA 6 EDIÇÃO

    Por BIA SOBRAL | 10 de Julho 2023


    Profissão surgida na Itália, o barista é o especialista em extração de cafés com habilidades técnicas e conhecimentos que vão além das extrações.O Barista além de ter dominio sobre os preparos das bebidas é importante gostar de atendimento ao público, e noções de hospitalidade.
    Com a evolução ao longo dos anos, o comportamento dos apreciadores de cafés e consumidor de um modo geral fez com que os profissionais se preparassem cada vez mais, tornando-os mais técnicos.
     
    E toda essa evolução ao longo dos anos, fez com que as informações tornassem cada vez mais acessiveis, escolas especializadas como no BaresSP, canais educativos, revistas e  livros como por exemplo. 
    “O Guia do Barista: da Origem do Café ao Espresso Perfeito”, de autoria de Edgard Bressani, fundador da Latitude Coffees e primeiro juiz brasileiro certificado internacionalmente pelo WBC – World Barista Championship, acaba de lançar sua 6ª edicão e traz novidades.  
     
    O lançamento do Guia do Barista, uma publicação da Café Editora, aconteceu na segunda edição do São Paulo Coffee Festival que rolou nos final do mês de junho no parque do Ibirapuera.
    Edgard não esteve presente mas foi por um bom motivo. na mesma data Edgard conduziu a cerimônia de premiação do Campeonato Mundial de Barista 2023, em Atenas, Grécia tendo a honra de anunciar o barista bresileiro Boram Um como campeão mundial.
     
    Com grande experiência em café e um apaixonado pela bebida, Edgard Bressani teve a idéia de escrever o Guia do Barista ao constatar que no Brasil não havia nenhuma literatura específica para esses profissionais, o que ocorre também em outros países. Escrito de forma leve, inovadora e objetiva, o livro apresenta, informações que abrangem desde a produção até dicas técnicas sobre como tirar um espresso perfeito. Aborda também a importância histórica do café no Brasil e no mundo e traz informações como os cafés da espécie canéfora e dentre eles os Robustas Amazônicos.
     
    “Minha proposta é contribuir para a formação dos baristas. Eles precisam ter respostas na ponta da língua para o consumidor cada vez mais antenado e conhecedor do assunto. Infelizmente nem todos têm a oportunidade de visitar uma fazenda, então a idéia foi tentar passar a eles o que de importante há da semente à xícara. Acredito que ajudará muito a esses profissionais, tornando-se o livro de cabeceira deles”, diz Bressani.
     
    “O Guia do Barista: da Origem do Café ao Espresso Perfeito” será distribuído pela Café Editora (www.cafeeditora.com.br).
     
     
     Sobre o autor
     
    Com currículo extenso e grande envolvimento no marketing dos cafés brasileiros, no trabalho dos baristas e na promoção de produtos do Brasil no exterior, Edgard Bressani, natural de Ribeirão Preto (SP), é graduado em Direito e tem MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. É fundador da  Latitude Coffees.
    Bressani começou a trabalhar no setor cafeeiro em 2001, tendo sido o Coordenador do Programa Cafés do Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), do Ministério do Desenvolvimento, até 2004. Nesse período, foi também diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), quando organizou e participou de eventos em vários países.
     
    Nestes anos de dedicação à promoção dos cafés especiais brasileiros, conheceu o trabalho dos baristas, organizou o Campeonato Brasileiro de Baristas por 4 anos, fez cursos no Brasil e no exterior e tornou-se o primeiro juiz brasileiro certificado internacionalmente pelo WBC – World Barista Championship. Foi diretor de Normas Técnicas da Associação Campeonato Brasileiro de Barista (ACBB), entidade que ajudou a criar, em 2005; e Juiz Presidente de certames regionais e do Campeonato Brasileiro de Baristas.
     
    Bressani também foi membro do Conselho de Relações Internacionais (IRC) da Specialty Coffee Association of America (SCAA) e coordenador do Brazilian Chapter da Speciality Coffee Association of Europe (SCAE) durante os anos de 2003 e 2004.
    Bia Sobral

    Bia Sobral

    Barista, com mais de 12 anos de experiência, atuante no seguimento de eventos, feiras e congressos. Formada em Eventos pela Uninove e Senac.
    Certificação de Barismo SCA – Italy,
    Certificação de Barismo Senac.
    Atualmente ministra cursos de Barista, métodos de preparo na instituição BaresSP

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo