Irmãs Trapistas de Boa Vista podem ser as primeiras mulheres a produzirem as cervejas trapistas Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-nogueira-jna24.jpg

    Irmãs Trapistas de Boa Vista podem ser as primeiras mulheres a produzirem as cervejas trapistas

    Monjas estão estudando na Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM)

    Por João Pimenta | 04 de Fevereiro 2022


    As cervejas trapistas possuem uma tradição secular, são supervisionadas pela Ordem Trapista, para garantir a qualidade, e produzidas em 11 mosteiros. Um movimento inédito pode levar as Irmãs Trapistas de Boa Vista a se tornarem as primeiras mulheres trapistas a criarem e produzirem cerveja.

    A comunidade, que fica em Rio Negrinho, Santa Catarina, já produz chocolates e geleias para comercialização. Para a construção do mosteiro, elas receberam apoio, inclusive, de mosteiros belgas que produzem cerveja. 

    Foi a partir do contato com estes abades que surgiu a ideia de desenvolver a produção de cerveja para o mosteiro catarinense. Ao conhecer a iniciativa, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) está subsidiando cursos e equipamentos para que as irmãs obtenham mais conhecimento técnico e possam dar início ao projeto. Elas já concluíram uma formação à distância e agora estão presencialmente na instituição, em Blumenau (SC), ampliando os estudos. 

    Zulema Jacquelin Jofre Palma, uma das monjas que está estudando na ESCM, comenta: "Nós conhecemos e estudamos os mosteiros que produzem cerveja, mas não pensamos que seria possível nos envolvermos nesse projeto. Como gosto muito de estudar, estamos buscando conhecimento para evoluir e apoiar a nossa comunidade e outras comunidades no mundo".

    "Quero que, quando provem a nossa cerveja, as pessoas se conectem também com uma visão mais leve e feliz do que significa a nossa vocação religiosa, porque nós somos muito felizes vivendo desta forma", diz Raquel Watzko, também monja e aluna da ESCM. 

    A comunidade das Irmãs Trapistas de Boa Vista ainda não faz parte da International Trappist Association (ITA), que designa oficialmente as cervejas trapistas no mundo.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo