Jockey Club recebe Campeonato Brasileiro de AeroPress Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-catupiry-300x250.jpg

    Jockey Club recebe Campeonato Brasileiro de AeroPress

    Jockey Club recebe Campeonato Brasileiro de AeroPress

    Por Luccas Bitencourt | 31 de Agosto 2022


    Nos dias 3 e 4 de setembro, sábado e domingo, acontece a sétima edição do Campeonato Brasileiro de AeroPress. Será presencial e conta com uma programação de atividades e atrações para a família toda no Jockey Club de São Paulo, no bairro Cidade Jardim, a partir das 9h e é gratuito.
     
     O evento chega esse ano com diversas mudanças. Aumenta o tamanho da competição, de 27 para 81 competidores, um time de 11 juízes, feirinha de pequenos produtores e cafeterias.
     
     A organização do evento convidou a parceira Bares SP para agregar com outras atrações. Feira gastronômica, Bar nas Alturas, brinquedos para crianças e corrida de cavalos no sábado, dia 3 de setembro.
     
    O que é AeroPress?
    É um método de preparo de café criado em 2005 por Alan Adler, um fabricante de  brinquedos nos Estados Unidos. Fisicamente falando, consiste em uma câmara de infusão e em um êmbolo móvel que pressiona o conteúdo da câmara contra um filtro que pode ser de papel e ou metal.
     
     "Trata-se de um método que extrai o melhor do café através de infusão (parecido com a Prensa Francesa), com a vantagem de se poder usar filtro de papel. O resultado são bebidas com mais acidez e limpa, ou seja, sem o pó de café na xícara," afirma Kelly Stein uma das idealizadoras do evento.
     
    Como funciona o Campeonato de AeroPress?
    Os competidores não precisam ser profissionais do café para participar, basta gostar de da bebida e ousar em receitas usando o método de extração Aeropress. Uma parte curiosa é o fato de que todos os competidores recebem o mesmo café e podem usar a mesma água oficial do evento.
     
    O resultado final da bebida é sempre surpreendetemente diferente. "Esse tipo de competição mostra a versalitilidade e complexidade do café. Alterar um parâmetro da extração pode alterar completamente o café. Bem diferente de um vinho, onde a bebida já é servida pronta", explica Stein.
     
    O vencedor de cada rodada precisa agradar o paladar da comissão julgadora. Sem discursos ou apresentações elaboradas como é comum em competições do mundo do café. O objetivo é apenas surpreender no perfil sensorial do café servido.
     
    Serão 11 juízes entre eles estão importantes nomes da gastronomia como: Carolina Oda, especialista em Bebidas e Hospitalidade, Ieda de Matos, chef de cozinha e proprietária do restaurante Casa de Ieda e Nina Bastos, especialista em cachaça e proprietária do Jiquitaia Restaurante e Bar.
     
    Serão 27 rodadas na primeira etapa em que o ganhador (três competidores por bateria) passa para próxima fase, e essa terá nove rodadas. A terceira fase são apenas três baterias.
     
    O campeão ou campeã terá como premiação:
    O direito de competir no World AeroPress Championship em 2022, campeonato presencial em Vancouver BC, Canadá. Com passagem aérea e hotel com café da manhã pago por 3 dias;
     
    Dois dias de treinamento personalizado em Belo Horizonte focado em extração;
     
    Uma experiência urbana de café de um dia com direito a levar um acompanhante do COFFEA Trips na cidade de São Paulo – visita a importantes lugares de cafeicultura brasileira como cafeterias, torrefações e pontos históricos do café.
     
     

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo