Cultura Artística-Itaim resgata história para comemorar aniversário de São Paulo Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Arroba_BCB_300x250_v1.png

    Cultura Artística-Itaim resgata história para comemorar aniversário de São Paulo

    Músicos apresentam "Rapaziada de São Paulo" para os 457 anos da cidade

    Por Em Foco Assessoria de Comunicação | 20 de Janeiro 2011


    Partituras raras paulistanas dão o tom de evento em homenagem aos 457 anos da cidade de São Paulo. Achadas em coleções e antiquários particulares, em pesquisa patrocinada pelo grupo Tejofran, as partituras são a fagulha inicial do espetáculo que apresenta nove músicos da sociedade paulistana. São valsas do início do século XX que trazem à tona a Belle Époque vivida naquele tempo não só pela cidade, mas também pela sua música que começara a ter uma característica própria.

    Repleto de elementos visuais e sonoros, a comemoração do aniversário de São Paulo no teatro Cultura Artística-Itaim irá convidar o público a fazer parte do clima retrô com direito a decoração de época. Os nove músicos, que se encontram para pequenas apresentações particulares há 15 anos, apresentam um sarau com repertório inteiramente baseado em obras quem enaltecem a capital paulistana.

    Com o nome Rapaziada de São Paulo, o espetáculo apresentará uma série de composições feitas no início do século XX a partir da mais famosa delas, Rapaziada do Brás. Segundo a história, depois dessa primeira, outras canções foram feitas em resposta, também em homenagem aos grandes bairros da cidade. Nessa leva, foram compostas as Rapaziadas da Mooca, do Belém, do Ipiranga e tantas outras.

    O espetáculo

    Com cenário inteiramente decorado relembrando a São Paulo do início do século XX, o bem humorado ator José Rubens Chachá será o responsável por comandar o espetáculo, quebrando a rigidez do recital com performances artísticas. O ator interpretará um mordomo, conduzindo as pianistas. Durante as entradas, Chachá também irá declamar poemas e cartas ilustres de poetas paulistanos.

    Com direito a mudança de cenário, além de interpretar uma das canções da Rapaziada de São Paulo, o músico erudito André Mehmari também irá agraciar os presentes com a inédita Rapaziada da Cantareira. A melodia foi feita por Mehmari especialmente para a ocasião. Na sequência, elesegue em show a parte com músicas que exaltam São Paulo com compositores clássicos como Adoniram Barbosa, Vadico e entre muitos outros.

    Arlete Tironi Gordilho, Célia Guimarães Orlandi, Claudio de Castro, Elenir Zogbi, José Mauro Silveira Peixoto, Leila Aidar Bugelli, Mariô Rebouças e Mirna Alcoleá Zavataro são pianistas responsáveis pela primeira parte. O grupo é formado por senhores e senhoras com grande participação na história cultural e artística da cidade de São Paulo. A direção musical fica por conta da renomada pianista e professora Walkyria Passos Claro, que também se apresentará no evento.

    As raras partituras de Rapaziada de São Paulo estarão expostas no Teatro Cultura Artística-Itaim. Metade da lotação do teatro será oferecida gratuitamente para os primeiros que chegarem ao local. A renda arrecadada com a venda das outras entradas será revertida para a Associação Beneficente A Mão Branca.


    Serviço:
    Cultura Artística-Itaim
    Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830
    Itaim - São Paulo - SP
    (11) 3258-3344
    25 de janeiro, às 17h30

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo