Como não cair em golpes com bebidas alcoólicas ilegais durante promoções do varejo na internet Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-cdb24.jpg

    Como não cair em golpes com bebidas alcoólicas ilegais durante promoções do varejo na internet

    Desconfiar de preços muito abaixo da média é uma das principais dicas

    Por Thais Maluly | 24 de Julho 2023


    Com grandes promoções que se espalham cada vez mais pelas plataformas de e-commerce, cresce também a venda de produtos falsificados ou descaminhados. Além dos impactos aos cofres públicos, quando se trata de bebidas alcoólicas, os danos podem ser à própria saúde de quem consome. Por isso, a ABRABE - Associação Brasileira de Bebidas alerta para a importância de estar atento a algumas dicas antes de adquirir em promoções tentadoras na internet.
     
    De acordo com entidade de bebidas alcoólicas, a principal recomendação ao consumidor é desconfiar dos preços muito abaixo da média no mercado. "As bebidas mais visadas pelos criminosos são aquelas que apresentam alto valor de comercialização.
     
    Por isso, é importante sempre estar atento na hora de comprar pela internet, principalmente ao encontrar grandes promoções nos marketplaces, momento em que criminosos aproveitam o entusiasmo dos consumidores com os descontos para aplicar golpes", alerta Cristiane Foja, presidente-executiva da associação.
     
    Hoje, as vendas no e-commerce ainda carecem de maior fiscalização e, caso o consumidor já tenha adquirido o produto, outra dica é verificar as características e procedência da bebida alcoólica. "Verifique se o contrarrótulo está em português e possui o registro do MAPA. 
     
    Também vale confirmar se a embalagem do produto está em boa condição e o lacre não apresenta nenhuma irregularidade ou, ainda, se o líquido está com a cor normal. A bebida ilegal, por não ter quaisquer garantias de procedência, pode ter impactos ocultos à saúde, capaz, inclusive, até de levar à morte, já que você não sabe o que tem naquela bebida", alerta a executiva.
     
    Segundo dados da Associação Brasileira de Combate à Falsificação, cerca de 35% dos produtos falsificados comprados por brasileiros são adquiridos na internet. De acordo com a mesma pesquisa, em 2022, o Brasil perdeu R$345 bilhões na arrecadação tributária por conta da pirataria.
     
    Dentre os setores da economia, o de bebidas é um dos mais impactados pela criminalidade. Por isso, há décadas, a ABRABE desenvolve iniciativas de combate ao mercado ilegal, com atuação reconhecida por meio do Prêmio Nacional de Combate à Pirataria, concedido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) em 2021.
     
    A entidade ainda promove treinamentos de combate ao mercado ilegal voltados para autoridades que atuam frente à repressão dessa prática, como profissionais da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal.
     
    Fique atento e desconfie de preços muito abaxo da média em compras de bebidas alcoólicas durante grandes promoções, em muitos casos elas sempre são ilegais. Fique alerta!
     

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo