CUCA, aplicativo da ACOM Sistemas, ajuda bares e restaurantes na produção de pratos Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-sprw.jpg

    CUCA, aplicativo da ACOM Sistemas, ajuda bares e restaurantes na produção de pratos

    Aplicativo gratuito otimiza gastos e projeta o CMV ideal do cardápio

    Por João Pimenta | 02 de Fevereiro 2022


    Ir a um restaurante e sempre ter a mesma experiência de sabor e qualidade de um prato é uma das grandes satisfações que os clientes podem ter. Um dos segredos por trás da padronização de um prato é a ficha técnica, um documento que descreve todas as informações para a construção de um prato consistente e de qualidade.

    Informações como os tipos de ingredientes, a quantidade necessária e o rendimento são peças-chave para o sucesso da cozinha de um restaurante. Essa organização permite desenvolver receitas que terão sempre o mesmo resultado. Porém, o que pode parecer um simples “livro de receitas”, é bem mais complexo do que isso e pode se tornar um problema se não for organizado e gerenciado da forma correta.

    Com base nisso, a ACOM Sistemas, empresa de tecnologia que desenvolve soluções em ERP para negócios da cadeia do food service, decidiu criar um aplicativo gratuito para ajudar os empreendimentos a melhorar os resultados e a performance de seus cardápios.

    Chamado de CUCA, em referência ao famoso termo mestre-cuca, o aplicativo tem o objetivo de substituir planilhas e anotações dispersas e concentrar em uma única plataforma todas as informações que envolvem a produção de pratos e bebidas de um restaurante.

    Mas qual a diferença entre a plataforma e uma planilha bem organizada? O aprimoramento da operação da cozinha com o apoio da tecnologia.

    O CUCA contribui também para a organização da operação. A plataforma reúne informações importantes para a manutenção do negócio e, nela, o gestor pode criar categorias para trazer mais organização ao cardápio, listar todos os insumos do estoque que entrarão nos cálculos de produção, catalogar as receitas, calcular os porcionamentos, registrar o tempo de preparo, levantar os custos envolvidos e, também, estimar o preço de venda para cada item.

    Com gráficos e indicadores simples e intuitivos a plataforma entrega informações que o gestor pode utilizar para administrar sua cozinha com mais eficiência e segurança. Um desses indicadores é o CMV ou Custo da Mercadoria Vendida que, no CUCA, pode ser projetado (CMV Teórico) a partir das informações inseridas na plataforma. Caberá ao gestor conduzir sua operação buscando atingir os percentuais propostos.

    Outro indicador é a Curva ABC do Produto que traz uma ideia, dentro da ferramenta, de como cada item do cardápio contribui com a possível rentabilidade do negócio.

    Carlos Drechmer, CEO da empresa, afirma: “Uma das motivações para a criação do CUCA foi observar, especialmente durante a pandemia, que a boa gestão foi fator preponderante para salvar comércios de food service da falência. Certamente esse nicho foi um dos mais afetados durante a Covid-19 e as empresas que foram ágeis e buscaram sistemas eficientes de gestão apresentaram maior chances de sobrevivência e crescimento”.

    Para se cadastrar gratuitamente acesse o CUCA em www.cuca.net.br.

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo