Layout de restaurante: O que é e como fazer na prática? Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-nogueira-jna24.jpg

    Layout de restaurante: O que é e como fazer na prática?

    Entenda melhor a importância de um local bem-planejado

    Por Redação BaresSP | 16 de Maio 2023


    Alguns fatores essenciais para o sucesso de restaurantes e estabelecimentos do ramo da alimentação incluem cardápio, serviço, higiene e ambiente. Também faz parte o layout do restaurante, que deve ser planejado para garantir o bem-estar dos seus clientes.

    Isso vai muito além da decoração, pois a disposição dos móveis e o planejamento do espaço de forma geral interferem diretamente na experiência dos consumidores. 

    A seguir, entenda melhor a importância de um local bem-planejado e aprenda a criar um layout de restaurante perfeito para o seu estabelecimento.

    O que é layout de restaurante?

    Assim como qualquer estabelecimento, o layout de um restaurante é definido em planta baixa e define a organização do lugar. O objetivo deve ser criar um espaço de fácil circulação e otimização dos serviços.

    Sendo assim, antes de colocar o projeto em prática, é necessário dar atenção especial aos seguintes aspectos:

    • localização de entrada e saída do estabelecimento;

    • disposição da cozinha e dos banheiros;

    • corredores para chegar aos banheiros;

    • caminho do serviço para levar os pratos e voltar até a cozinha;

    • espaço ocupado pelo bar e o caminho de acesso a ele.

    Além disso, quando se trata de um restaurante self-service, o fluxo de pessoas em volta do buffet também precisa ser planejado minuciosamente, bem como o caminho de volta às mesas.

    Por que o layout do restaurante é tão importante?

    Veja, abaixo, os principais motivos para você se dedicar com afinco ao planejamento do layout.

    Facilita a circulação no ambiente

    Planejar corretamente todo o espaço do restaurante evita que os garçons esbarrem uns nos outros e nas mesas. Além disso, comporta melhor os clientes e facilita seu deslocamento da mesa ao banheiro, ao bar e à saída.

    Melhora a experiência dos clientes

    Quando chegamos a um ambiente amplo, iluminado, arejado e bem-planejado, aumentam as chances de termos uma boa experiência. É exatamente isso que um bom restaurante deve oferecer aos seus clientes todos os dias. Adeque todos os aspectos do seu restaurante ao conceito proposto e ao gosto da clientela.

    Reforça a identidade do estabelecimento

    Todo restaurante tem uma identidade, seja ela qual for. Quando você cria um layout focado no seu conceito principal, fortalece sua imagem diante do público e transmite a mensagem mais alinhada ao seu ideal.

    Garante a segurança dos clientes e da equipe

    Estar seguro e à vontade durante uma refeição é um fator determinante para as pessoas escolherem o restaurante. Quando seu layout é pensado para oferecer isso ao seu cliente, a tendência é ele voltar e trazer convidados.

    Além disso, sua equipe estará livre de acidentes quando o salão e a cozinha são projetados levando em consideração a circulação de garçons, cozinheiros, auxiliares e todo funcionário que faz o estabelecimento funcionar na prática.

    Como fazer o layout do restaurante, na prática?

    Como vimos até aqui, esse é um aspecto fundamental para o bem-estar dos clientes e o bom fluxo do serviço no estabelecimento. Por meio de um bom planejamento, evita-se acidentes, desconforto e que a comida chegue fria à mesa.

    Veja, a seguir, algumas dicas práticas para criar um layout funcional e agradável para clientes e funcionários no restaurante. 

    Planeje o layout segundo o conceito do seu restaurante

    O conceito do restaurante é pensado conforme o público que deseja atingir, garantindo que suas expectativas e necessidades sejam atendidas. Por isso é importante um estudo aprofundado dos seus clientes em potencial, considerando aspectos como:

    • hábitos de consumo;

    • preferências musicais;

    • estilo de decoração que apreciam;

    • forma de pagamento mais usam;

    • princípios e ideologias que defendem.

    Apesar de alguns nichos serem mais exigentes que outros, esse tipo de consulta mais detalhada garante que todo o seu projeto será pensado para agradar o maior número possível de pessoas.

    A partir disso, será possível pensar nos detalhes da arquitetura, decoração e cardápio, criando uma experiência agradável para o cliente.

    Melhore as áreas problemáticas do layout

    Os clientes evitam áreas problemáticas em restaurantes, como as mesas próximas do banheiro e da saída. A principal razão para isso é o excesso de movimentação de pessoas nessas regiões.

    Porém, existem maneiras de resolver a questão, melhorando o ambiente para o seu público. Ao invés de mesas, coloque plantas, artigos decorativos ou divisórias para separar essas áreas do salão.

    Crie um ambiente agradável, confortável e acolhedor

    Após conhecer o perfil do seu público será fácil criar um ambiente agradável e aconchegante para ele. Alguns aspectos importantes para garantir maior tempo de permanência e consumo, são:

    • iluminação;

    • ventilação;

    • móveis;

    • estrutura geral;

    • música;

    • serviço.

    Sendo assim, para criar um layout de restaurante realmente agradável, coloque todos esses aspectos como prioridade do seu projeto. A localização das caixas de som, a disposição da mobília, o tamanho das janelas e o espaço para circulação serão fundamentais no planejamento.

    Determine uma distância adequada entre as mesas

    De acordo com o conceito do seu restaurante, o tamanho das mesas varia. Bares e lanchonetes costumam ter mesas menores, dobráveis e com até quatro cadeiras. Churrascarias, pizzarias e restaurantes familiares, mesas grandes, espaçosas e com até oito cadeiras.

     

    Independente do seu tipo de estabelecimento, garanta que haverá espaço entre as mesas para circulação dos clientes e dos funcionários. As pessoas não gostam de ser incomodadas pela conversa ou movimentação das mesas vizinhas.

    Planeje a cozinha do restaurante de forma funcional

    Apesar de o salão receber atenção especial, a cozinha também precisa ser bem planejada para garantir o bom funcionamento do negócio. É preciso garantir espaço para movimentação, equipamentos, estoques e todo o trabalho executado nela.

    Geralmente, a cozinha é organizada em estações, permitindo a preparação de vários pratos ao mesmo tempo. Dessa forma, a comida é servida mais rápido e os profissionais se organizam melhor no preparo.

    Caso esse conteúdo tenha sido útil para você, compartilhe com seus colegas e coloque todas as nossas dicas em prática para criar um layout de restaurante funcional e agradável, que reflita seu conceito e ofereça uma experiência rica ao seu cliente.

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

     

    Conheça nossos cursos

     

     

    Deseja receber informações sobre cursos?

    Cadastre-se e entraremos em contato.

     


    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo