Startup de reciclagem de garrafas de vidro em bares expande operações e chega a São Paulo  Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-sprw.jpg

    Startup de reciclagem de garrafas de vidro em bares expande operações e chega a São Paulo

    Startup de reciclagem de garrafas de vidro em bares chega a SP

    Por Thais Maluly | 22 de Maio 2023


    Com atuação em seis estados brasileiros, Grupo Seiva, que tem parceria com o Grupo HEINEKEN e a Owens Illinois, chega ao estado por conta de um projeto com a fabricante de cerveja
     
     
    O Brasil recicla de 40 a 50% do vidro utilizado, segundo dados da Associação Brasileira de Vidro (Abividro). Um dos motivos para o baixo índice, mesmo o material sendo 100% reciclável, em comparação com o das latas de alumínio (de 98,7%), é a logística na hora de transportá-lo para as empresas recicladoras. As garrafas são levadas inteiras, o que dificulta e encarece o processo, além dos riscos de cortes e manuseio. Mas existe uma empresa que achou a solução para resolver esse problema.Trata-se do Grupo Seiva, startup voltada para logística reversa de resíduos sólidos, que atua com suas máquinas autônomas de reciclagem que trituraram o resíduo diretamente nos locais onde são instaladas e ainda prestam todo o serviço de coleta do material.
     
     
    "Os bares e os restaurantes são os maiores geradores de resíduos sólidos e os donos desses estabelecimentos tem problemas para reciclar o material e quando não o fazem da maneira correta, acabam sendo penalizados pelo poder público. As nossas máquinas vêm justamente para resolver esse problema e outros, como a redução do custo operacional do próprio bar, pois ele reduz em até 90% o volume de saco de lixo para o resíduo; a redução do impacto de falsificação de garrafas de vidro; o enquadramento dos bares nas legislações vigentes; o desenvolvimento da economia circular e aumentar a reciclagem em si, que contribui para a preservação do meio ambiente", explica Daniel Nascimento, CEO da startup.
     
     
    Para conseguir alavancar a reciclagem de vidro no Brasil, o Grupo Seiva conta com máquinas JM Sand, 4R Glass e a 4R PET- todas produzidas integralmente pela startup. 
     
    A primeira delas tem como foco recolher e triturar o vidro nos restaurantes e bares, a fim de evitar que esses estabelecimentos recebam multa das autoridades pela destinação incorreta das garrafas de vidro. "Ná prática é tudo bem simples. Os garçons e o próprio público dos bares e restaurantes ao invés de jogarem suas garrafas no lixo convencional, as depositam nas máquinas para serem trituradas e armazenadas em coletores acoplados e posteriormente recolhidas pelo time logístico do próprio Grupo Seiva, que por sua vez entrega o material já limpo as recicladoras". Ela também funciona como uma adaptação da 4R Glass, mas em um tamanho menor. 
     
     
    As máquinas 4R Glass possuem o propósito de promover uma mudança cultural na relação do mundo com o vidro e com o PET, além de fornecer soluções práticas e inovadoras de sustentabilidade, possibilitando que pessoas transformem suas comunidades. A 4R PET foi desenvolvida para o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade em parceria com o Grupo Seiva e é focada em garrafas PET.  
     
     
    Expansão para a capital paulistana 
     
     
    Há quase uma década no mercado, e já atuando nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás o Grupo Seiva conta com parceiros comerciais como Heineken, a fabricante de vidros norte-americana Owens Illinois, Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) e a Fecomércio RJ para ajudar a transformar a reciclagem de vidro do Brasil e auxiliar os estabelecimentos que tem problemas com a geração de resíduos. E, em função de um projeto desenvolvido para o Programa Volte Sempre, o Grupo Seiva desembarca em São Paulo para revolucionar a reciclagem de vidro do estado e ajudar os donos de bares e restaurantes com uma solução de baixo custo e viável para diminuir os problemas com a coleta de vidro. 
     
     
    Como as operações em São Paulo estão começando, o Grupo Seiva está à procura de bares e restaurantes para inserir suas máquinas. O requisito para que o bar seja eletivo para esta primeira fase do projeto é determinada pela quantidade de vidro gerado pelo estabelecimento. Cada estabelecimento deve gerar em média 3 toneladas de vidro por mês, algo em torno de 13.000 longnecks por mês. "Nesta primeira fase do projeto, é muito importante termos um volume razoável de vidro, para que tenhamos uma logística viável na cidade", afirma Daniel Nascimento, CEO do Grupo Seiva.
     
    Os interessados em participar devem se cadastrar neste link:  http://www.programavoltesempre.com.br
     
    Nessa nova fase em que a empresa está, Daniel Nascimento conta que, em função desse projeto, a startup busca chegar em 500 bares até o final do ano, visa captar 15 milhões de embalagens de vidro, evitar a liberação de três mil tons de CO² na atmosfera e com que 7,2 mil tons de matéria prima virgem não sejam e abrir 20 vagas diretas e 50 indiretos. 

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo