Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
BaresSP Por Aí - Socorro

BaresSP Por Aí - Socorro

Socorro une história, natureza e aventura em um só destino

Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Por |

Município de Socorro, aproximadamente 2 horas de viagem da capital, sentido interior, um misto de tradições e modernidade.
Tradições vindas com as famílias italianas que ocuparam a região, após o afastamento dos índios Carajás, formando suas fazendas, plantações e criações, lá pelo ano de 1738, quando ganhou o nome de “Campanha de Toledo”, no ano de 1829 ergueram a capela para a padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a primeira missa em 09 de agosto, batizando a cidade de SOCORRO. Foi emancipada em 1883, tornando-se Estância Turística em 1978.

Toda essa história e muitos outros detalhes foram contados pela dupla do Explore Socorro, que atuam como guia turísticos da cidade, levando para um passeio pela região central, onde nasceu a cidade e seus fatos, inclusive com muitas casas originais, prédios públicos que sobreviveram a Batalha de 1932, pontos com detalhes interessantes que se não são apontados e contados irão se perder no espaço e no tempo.

É nesta região central que fica a antiga estação de trem, que hoje abriga o Centro Cultural em Movimento, sob a curadoria do Carlãozinho Coachman, filho de Carlão Coachman, personagem icônico do meio automobilístico, por anos sonharam e idealizaram um local para poderem contar a história do universo sobre duas rodas, corridas, aventuras, vitórias, derrotas, premiações, e muitas, mas muitas emoções de arrepiar. Tivemos a honra de desfrutar do tour guiado na exposição permanente, pelo próprio Carlãozinho. No local fica também a escultura da Mão Gigante, que é referência de acolhimento aos motociclistas em viagem, inclusive tem o passaporte, onde os viajantes param e recebem seu carimbo, além da certeza de estarem numa cidade acolhedora e segura.

Outra coisa que é normal nas propriedades, ter belezas naturais, e para nossa surpresa fomos almoçar no Recanto da Cachoeira, e só chegando entendemos bem o porquê do nome, um hotel fazenda com muitas áreas amplas e verdes, e com uma cachoeira que até pouco tempo era liberada para banho, tão esplendorosa ali na nossa frente, a cada jato de água que brota por cima das pedras, emana energia para quem está ali contemplando, ou tirando muitas fotos, nós fizemos as duas coisas enquanto almoçávamos, e claro, depois da sobremesa iniciamos e terminamos o tour por ela.

Abençoados pela natureza, fomos pedir bênçãos direto ao Cristo, no seu mirante, de onde se é possível avistar a cidade por completo, e aproveitar para curtir o Empório do Cristo com muitas delicias de beber, comer e lembrancinhas da cidade, afinal quem não gosta de colecionar imã de geladeira ou canecas das viagens. Embaixo do Cristo há um espaço de orações, onde as pessoas colocam imagens de santos e santas, terços, escapulários, velário, um lugar cheio de emoção.

Fomos visitar um lugar que já conhecia e adoro, além de sempre indicar, o Restaurante e Empório Nono Api, eles servem o chá da tarde originalmente ítalo-caipira, o chá de maçã com canela é único, os pães e bolos são feitos e assados lá mesmo, manteiga, geleias, iogurtes, também são feitos lá, o café também é plantado e feito lá. Sugestão: quando for, leve uma bolsa térmica para comprar a manteiga de fazenda e os queijos, e outra bolsa para os doces , e não esqueça de degustar as cachaças produzidas pelos netos do Nono Api. Fizemos uma visita noturna no Hotel Fazenda Campos dos Sonhos, pode parecer estranho, mas é uma delícia ouvir a comunicação dos bichos, sentir o perfume que as plantas emanam, pudemos desfrutar do jantar caipira e da cantoria do violeiro.

E para quem gosta de aventura, até porque Socorro tem a aventura no seu DNA, a primeira parte foi com o pessoal do Próxima Aventura, especialistas nas águas do Rio do Peixe, começamos pelo trecho urbano, com a navegação ecológica, atravessamos a cidade pelo rio de águas tranquilas, mas impróprias infelizmente, e com companhias curiosas de algumas aves moradoras da região, depois fomos para o trecho de aventura, um pouco distante do centro, é necessário ir de carro e depois passar para o bote, com coragem, porque dependendo das chuvas nos dias anteriores, as águas podem não estar tão tranquilas, e está tudo bem, porque faz parte da aventura, outra coisa obrigatória é levar troca de roupa e toalha, porque ao final do rafting você estará literalmente pingando.

Ainda no campo da aventura, experimentamos as atividades do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, além de ter a parte de hospedagem, tem um complexo de atividades completíssimo para quem gosta de natureza, passeio de trator, trilhas, cachoeira com prainha, tirolesas (sim são várias), cavalgada, e o melhor de tudo, todo mundo pode usufruir, pois as atividades têm acessibilidade ou recebem adaptação para receber PcD. E para completar a parte da adrenalina, o Pico da Cascavel é o lugar perfeito para quem tem asas, é de lá que o Piloto Ronaldo decola para quem quer experimentar um voo duplo de paragliders. Para quem prefere uma aventura mais tranquila, é possível dedicar horas na pesca do Complexo de Lazer Pitauá, a regra é clara, pescou – fotografou – soltou. E não pode faltar o momento pôr do sol na Pedra Bela Vista, enquanto aguarda acontecer, pode dar uma carga de adrenalina no balanço Swing Rock.

Para turma que gosta de experiências, conhecemos três diferenciadas, a visitação na Fazenda 7 Senhoras, produtores de café, e por toda a fazenda há imagens de 7 santas, na sede há a degustação dos cafés, nós desfrutamos da apresentação de métodos tradicionais e diferenciados, o mesmo grão de café moído e servido em métodos diferentes. Ainda no campo do café, no Muv Café saboreamos duas bebidas feitas com café, sorvete, bolo, e para quem ama café é o melhor momento. Conhecemos a loja de fábrica da EcoBier, onde já três tonéis de inox, por onde podemos experimentar os três tipos de cervejas mais tradicionais da fábrica: pilsen – ipa – chopp de vinho, além de poder comprar todas as linhas de bebidas e souvenirs com valores diferenciados.

Na parte da gastronomia, conhecemos a Hamburguer Queen, e para quem é fã de delícias com qualidade, lugar com personalidade e atendimento impecável, TEM que reservar algumas horas para saborear a Queen. Mas há quem prefira o serviço de buffet self service com pratos diversos, e o lugar ideal é o Sal e Pimenta. Ambos ficam no Shopping Moda Jardim, fácil de parar, e muito agradável com acesso a uma área arborizada à beira do Rio do Peixe, com lojinhas de souvenirs e coisas inusitadas (peças antigas), e o maravilhoso João Deitado, é um doce típico da região, feito a base de fubá, enrolado numa folha de bananeira, para comer você o desenrola ainda quente, corta e pode passar manteiga, ou requeijão, ou geleias, ou nada.

Essa expedição aconteceu a convite da ASTUR e seus associados e do COMTUR de Socorro.

Esta experiência foi vivenciada por humanos e este texto foi escrito por uma humana.

Agradecimentos

Hoteis Rede dos Sonhos
Hotel Fazenda Village Montana
Hotel Recanto da Cachoeira
Pousada Encantos de Socorro
Cento Cultural em Movimento
Explore Socorro
Empório Do Cristo
Empório Nono Alpi
Próxima Aventura
Pedra Bela Vista
Ronaventura


Foi, experimentou, gostou, compartilhe marcando @baressp seu post poderá aparecer nas nossas redes.
Até a próxima visita!!!

 

BaresSP publicidade 980x90 bares

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes