
Campos do Jordão vibra com música, arte e cultura no inverno
Festival e atrações gratuitas agitam a cidade serrana
Julho chegou e, com ele, o frio na serra e a programação intensa de Campos do Jordão, que se transforma em um verdadeiro palco a céu aberto. A charmosa cidade paulista dá início à 55ª edição do Festival de Inverno, maior evento de música clássica da América Latina, e oferece uma extensa agenda cultural com atividades gratuitas, experiências ao ar livre, atrações infantis e eventos exclusivos em hotéis e parques.
A abertura do Festival acontece neste sábado, 5 de julho, às 20h30, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) no Auditório Claudio Santoro. No domingo, o espaço recebe apresentações da Orquestra Jovem do Estado e da Orquestra do Conservatório de Tatuí. A Capela do Palácio Boa Vista também integra a programação com o grupo Art String Quartet.
O fim de semana ainda conta com música no Parque Capivari — onde o destaque fica para o musical infantil Aventura na Montanha e a Orquestra Municipal de Santos — e experiências imersivas no Morro do Elefante, como o projeto Sinfonia nas Alturas e o DJ set de Gab, ambos gratuitos.
O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro oferecem shows ao pôr do sol: na sexta, DJ Max Dexton mistura batidas eletrônicas e ritmos brasileiros; no sábado, a dupla Léo Schmidt & Rafael Viola apresenta um repertório de música caipira. Já no Hotel Toriba, o projeto Toriba Musical promove concertos da Fundação Lia Maria Aguiar com entrada livre.
Para quem busca gastronomia sofisticada, o Terraço de Inverno Veuve Clicquot, no Hotel Boutique Quebra-Noz, oferece uma vista privilegiada do Capivari e harmonizações com os rótulos da maison francesa. O espaço funciona às sextas e sábados, das 16h às 21h, com DJ e apresentações de saxofone ao vivo.
A cidade também encanta com propostas voltadas ao público familiar. No Parque da Lagoinha, oficinas de pintura, bordado e música acontecem das 10h às 17h, com enfoque em elementos da natureza e cultura local. O espaço também sedia a Feira de Empreendedorismo Regional Sustentável até 6 de julho.
O Parque Bambuí promove o evento Bambuí Musical, das 11h às 18h, com o charmoso Boteco Gärd, que traz fogueira e o clássico doce americano S’mores para os visitantes.
“Campos do Jordão se transforma neste mês em um palco a céu aberto. Toda essa variedade de atrações atende aos mais diversos perfis de visitantes, fazendo da cidade um destino completo para curtir o inverno”, afirma Sidney Isidro, presidente do Comtur e membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão.
Com altitude de 1.628 metros e paisagens que misturam elegância, natureza e clima europeu, Campos do Jordão reafirma sua vocação como um dos destinos mais completos e charmosos do país no inverno.











