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    Como escolher o nome de Bares e Restaurantes

    Bares e restaurantes usam a criatividade na escolha dos nomes

    Por Marco Amatti | 24 de Novembro 2021


    7 importantes dicas para escolher o nome de seu restaurante

    Escolher o nome do estabelecimento não é mesmo nada fácil — ainda assim, é essencial. Junto ao tom de voz e ao slogan, o naming — processo de criação do nome de uma empresa — compõe a sua identidade verbal, dando início ao posicionamento de marca em um projeto de branding.

    O nome é a representação do espírito, da personalidade da empresa — e, quando criado de forma adequada, pode alavancar o crescimento da marca. É ele que a identifica entre as outras organizações, e o que vai ligá-la a todos aqueles que entram em contato com ela.

    O nome e a identidade escolhidos serão carregados por algum tempo, e uma mudança significa custos de sinalização, placas, cardápios e peças de divulgação. Portanto, o ideal é se dedicar a isso com cuidado.

    Denominar uma marca não deve ser visto como uma tarefa de menor importância. O nome é algo permanente, que não pode ser alterado facilmente — como no caso de uma embalagem, preço ou campanha publicitária, por exemplo. Ele cria outras associações, então, devemos ser rigorosos ao fazer essa escolha. 

    Requer conhecimentos específicos e a realização de muitas pesquisas, análises e várias tentativas. Só assim é possível chegar a uma nomenclatura que torne sua marca única e autêntica, lembrada pelos consumidores.

    O diferencial da sua marca pode ser um nome inesperado ou extraordinário, portanto, mantenha-se aberto a todas as possibilidades. Combinar palavras em frases, criar palavras novas e considerar símbolos são algumas opções para obter um nome autêntico.

    O importante é conseguir representar o seu estabelecimento para o público, de forma direta e eficiente. Portanto tenha em mente estes pontos importantes e necessários:

    • ser de fácil aprendizagem e memorização,
    • sugerir a classe do produto,
    • suportar um símbolo ou slogan;
    • sugerir associações desejáveis para a marca
    • evitar associações danosas para a marca
    • ser característico,
    • poder ser protegido legalmente.
    Marco Amatti

    Marco Amatti

    Diretor da MAPA Assessoria de Negócios de Alimentação Fora do Lar, 35 anos de experiência em administração, operação, projetos, implantação, desenvolvimento de produtos e serviços, treinamentos e montagem de equipes de trabalho, avaliações técnicas, estratégias e análises de viabilidade de negócios e custos.

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