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    Como montar um bar

    Confira os principais pontos para investir no setor de bares

    Por Michelly Lelis | 26 de Maio 2020


    Entrar em um mercado tão concorrente e dinâmico como o setor de bares e restaurantes é um grande desafio. O bar costuma ser um ponto de encontro para muitos, local onde acontece a reunião entre amigos, celebrar aniversários, o happy hour depois do expediente. É neste ramo também que há o maior número de vagas de emprego, a primeira opção de ida entre os turistas e um dos mercados que mais gera economia. No entanto, abrir um bar de sucesso é preciso prepará-lo com muito planejamento para não perder o negócio. Confira agora como montar um bar:
     

    Plano de negócio 

    Um dos pontos mais importantes do início é realizar o plano de negócio. Neste momento, o empreendedor precisar analisar os fatores-chaves para a construção do bar. Nele, é preciso alguns requisitos importantes, como a localização, conceito do negócio, análise de concorrência, escolha e definição do diferencial, entre outros. Portanto, realize um bom plano de negócio para não ter grandes dificuldades no início.
     

    O mercado 

    O setor de bares e restaurantes é bastante concorrido. De acordo com a SEBRAE São Paulo, a cada 100 bares abertos, 35 fecham no primeiro ano e apenas 3 duram uma década. Portanto, estude muito bem o mercado e sobre o empreendimento, esteja atento em tudo o que acontece ao redor para não fazer parte da estatística. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o setor movimenta cerca de R$4 milhões por ano e possui mais de 350 mil estabelecimentos; em São Paulo, o faturamento médio gira em torno de R$ 75 mil por mês; além de corresponder a 8% dos empregos diretos do Brasil. 
     

    Localização e estrutura

    A localização é um ponto imprescindível. Um bom local é aquele que está em uma área movimentada, grande circulação de pessoas, seja comercial ou ponto turístico. Portanto, a dica é escolher uma zona dinâmica. Além disso, o local também deve atender o perfil dos clientes, tais como poder aquisitivo, hábitos, culturas e gostos. 
     
    Entretanto, além da boa localização, a estrutura do bar também é um ponto a ser elaborado. Pode ser simples, com apenas um balcão, salão para dispor as mesas, banheiros, área de cozinha e estoque. De qualquer maneira, apesar da simplicidade, tudo deve possuir uma identidade visual que concorde com a proposta do negócio, bem como o nome do negócio entre outras criatividades que podem fazer o cliente se sentir em casa, acolhido.
     
     

    Legislação 

    Realizar a contratação de um contator profissional, por exemplo, pode ajudar na legalização da empresa na Junta Comercial, nas Secretaria da Receita (CNPJ) e de Fazenda, na Prefeitura do Município, entre outros pontos. O profissional poderá orientar melhor sobre os aspectos burocráticos de como montar um bar. Nesta parte da legislação é preciso tomar alguns procedimentos. Como, a escolha do seu nome e preparar um contrato social; fazer um registro na Junta Comercial; registro do CNPJ; registrar na Secretaria da Fazenda; e inscrição na Prefeitura para conseguir alvará de localização. Feitas as medidas citadas, é importante ficar atento a outras leis. Algumas normas que precisam saber antes de abrir o bar são:
     
     • Lei nº 9.294/1996: proíbe o uso de cigarro em todo ambiente público e fechado;
     
    • Lei nº 8.069/1990: proíbe a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos em todo o território nacional;
     
    • Resolução RDC no 216 da Anvisa: determina que todo restaurante, lanchonete, padaria, cantina, bufê e bar adote procedimento que se adequem ao Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação;
     
    • Dispõe sobre o regulamento técnico de Procedimentos Higiênicos – Sanitários para a manipulação de alimentos e bebidas preparados com vegetais a resolução RDC nº218, de julho de 2005.
     
    São apenas alguns pontos importantes para ficar atento durante o início do negócio. Mas, se atualize e mantenha as documentações em dia para não existir problema com as autoridades
     

    Equipe

    O número de funcionários na equipe é variável, mas deve proporcional à estrutura do bar. No entanto, para dar início, é importante ter um cozinheiro, barman, auxiliar de limpeza, garçom e responsável pelo caixa. Na hora de escolher os capacitados, é preciso ter cuidado, por eles serem o cartão de visita do negócio e, portanto, devem ser bem escolhidos e, após, bem treinados.
     
    Quando o empreendimento já estiver encaminhando, será possível contratar também um responsável para o estoque, marketing e diversos outros profissionais que podem ajudar a fazer o êxito do negócio. No entanto, lembre-se: cortesia, atenção, respeito e honestidade são valores que o proprietário deve transmitir aos empregados. Atendimento é um diferencial! Além disso, uma boa comunicação faz o engajamento ser ainda melhor entre a equipe.
     

    Equipamentos

    Para tocar o negócio, alguns equipamentos são necessários. A lista pode ser extensa, mas inicialmente, o básico pode ajudar até que as contas possam ajudar a investir mais. Portanto, alguns materiais são necessários para auxiliar no funcionamento perfeitamente. O quesito pode variar de acordo com o tamanho e o estilo de bar que deseja abrir. Mas, incialmente é preciso de:
     
    Eletroeletrônicos
     
    Computador • impressora • telefone • televisão • geladeira vertical para cerveja • estufas para salgados • ar condicionado • gaveteiro para guardar dinheiro • máquina de cartão de crédito • equipamento de som • freezer horizontal com geladeira • fogão industrial • balcão frigorífico • chapa com aquecimento a gás • exaustor • liquidificador • fritadeira elétrica • forno micro-ondas.
     
    Móveis e outros equipamentos 
     
    Mesas, cadeiras, armário de acordo com o espaço • prateleiras para bebidas • talheres, pratos, copos, panelas • banquetas • filtro de água • espremedor de frutas • coqueteleira ou shaker • dosadeira.
     
     

    Cardápio 

    Levando em consideração que o estabelecimento pode servir comidas e bebidas, o bar deve pensar em um cardápio amplo. O rendimento dos pratos é uma das coisas mais importantes a se analisar: os pratos mais vendidos são o que dão lucro. Portanto, dependendo do estilo, é preciso averiguar e checar o que são essenciais para o negócio. Apesar disso, grande parte dos estabelecimentos possuem bebidas e petiscos que são essenciais, como:
     
    Vodka • energético • vinhos • cachaça • whisky • cerveja • rum • chopp • refrigerantes • sucos.
     
    Batata frita • queijos e frios • mandioca frita • linguiças • salsichas • bolinhos de diversos sabores.
     

    Tendências e criatividades 

    A tendência é que os bares sejam mais modernos, voltados para um público jovem, com investimentos nas tecnologias e autoatendimento. No entanto, o bar também deve estar preparado para receber o público velho, com opções que também atendam a eles. Apostar na criatividade pode ser um diferencial, além de fazer o destaque no mercado cheio de concorrentes. Desde a forma que o prato será apresentado até a decoração. 

     

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    Beefeater
    Vorus
    Gin Lassaleti
    Winterhalter
    Destilaria Sapucaia
    LaSpaziale
    Dona Nani
    Alzira
    Best Whip
    Absolut
    Gin Theros
    Studio Cris Paola
    Acquamix
    Lilit Vodka
    Paulistânia
    Atlantis Spirit
    Porão da Cerveja
    Franco Bachot
    Café Fazenda Floresta
    Vinícola Salton
    Catupiry
    Flavors
    Jungle Gin
    Kaly
    Famiglia griffo
    NitroJet
    Black Princess
    Santa Lúcia
    Nogueira brinquedos
    BUNN
    Beast Vodka
    Silver Seagers GIN
    Pernod Ricard
    Unique Cafés
    Cannon Ball Rum
    River Side
    GrannoDoro
    Cachaça Sobria
    Bates Gin
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    Up900
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    DRJ Soluções Empresariais
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