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    Como montar um bar

    Confira os principais pontos para investir no setor de bares

    Por Michelly Lelis | 26 de Maio 2020 - Publicado em 26 Maio 2020


    Entrar em um mercado tão concorrente e dinâmico como o setor de bares e restaurantes é um grande desafio. O bar costuma ser um ponto de encontro para muitos, local onde acontece a reunião entre amigos, celebrar aniversários, o happy hour depois do expediente. É neste ramo também que há o maior número de vagas de emprego, a primeira opção de ida entre os turistas e um dos mercados que mais gera economia. No entanto, abrir um bar de sucesso é preciso prepará-lo com muito planejamento para não perder o negócio. Confira agora como montar um bar:
     

    Plano de negócio 

    Um dos pontos mais importantes do início é realizar o plano de negócio. Neste momento, o empreendedor precisar analisar os fatores-chaves para a construção do bar. Nele, é preciso alguns requisitos importantes, como a localização, conceito do negócio, análise de concorrência, escolha e definição do diferencial, entre outros. Portanto, realize um bom plano de negócio para não ter grandes dificuldades no início.
     

    O mercado 

    O setor de bares e restaurantes é bastante concorrido. De acordo com a SEBRAE São Paulo, a cada 100 bares abertos, 35 fecham no primeiro ano e apenas 3 duram uma década. Portanto, estude muito bem o mercado e sobre o empreendimento, esteja atento em tudo o que acontece ao redor para não fazer parte da estatística. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o setor movimenta cerca de R$4 milhões por ano e possui mais de 350 mil estabelecimentos; em São Paulo, o faturamento médio gira em torno de R$ 75 mil por mês; além de corresponder a 8% dos empregos diretos do Brasil. 
     

    Localização e estrutura

    A localização é um ponto imprescindível. Um bom local é aquele que está em uma área movimentada, grande circulação de pessoas, seja comercial ou ponto turístico. Portanto, a dica é escolher uma zona dinâmica. Além disso, o local também deve atender o perfil dos clientes, tais como poder aquisitivo, hábitos, culturas e gostos. 
     
    Entretanto, além da boa localização, a estrutura do bar também é um ponto a ser elaborado. Pode ser simples, com apenas um balcão, salão para dispor as mesas, banheiros, área de cozinha e estoque. De qualquer maneira, apesar da simplicidade, tudo deve possuir uma identidade visual que concorde com a proposta do negócio, bem como o nome do negócio entre outras criatividades que podem fazer o cliente se sentir em casa, acolhido.
     
     

    Legislação 

    Realizar a contratação de um contator profissional, por exemplo, pode ajudar na legalização da empresa na Junta Comercial, nas Secretaria da Receita (CNPJ) e de Fazenda, na Prefeitura do Município, entre outros pontos. O profissional poderá orientar melhor sobre os aspectos burocráticos de como montar um bar. Nesta parte da legislação é preciso tomar alguns procedimentos. Como, a escolha do seu nome e preparar um contrato social; fazer um registro na Junta Comercial; registro do CNPJ; registrar na Secretaria da Fazenda; e inscrição na Prefeitura para conseguir alvará de localização. Feitas as medidas citadas, é importante ficar atento a outras leis. Algumas normas que precisam saber antes de abrir o bar são:
     
     • Lei nº 9.294/1996: proíbe o uso de cigarro em todo ambiente público e fechado;
     
    • Lei nº 8.069/1990: proíbe a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos em todo o território nacional;
     
    • Resolução RDC no 216 da Anvisa: determina que todo restaurante, lanchonete, padaria, cantina, bufê e bar adote procedimento que se adequem ao Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação;
     
    • Dispõe sobre o regulamento técnico de Procedimentos Higiênicos – Sanitários para a manipulação de alimentos e bebidas preparados com vegetais a resolução RDC nº218, de julho de 2005.
     
    São apenas alguns pontos importantes para ficar atento durante o início do negócio. Mas, se atualize e mantenha as documentações em dia para não existir problema com as autoridades
     

    Equipe

    O número de funcionários na equipe é variável, mas deve proporcional à estrutura do bar. No entanto, para dar início, é importante ter um cozinheiro, barman, auxiliar de limpeza, garçom e responsável pelo caixa. Na hora de escolher os capacitados, é preciso ter cuidado, por eles serem o cartão de visita do negócio e, portanto, devem ser bem escolhidos e, após, bem treinados.
     
    Quando o empreendimento já estiver encaminhando, será possível contratar também um responsável para o estoque, marketing e diversos outros profissionais que podem ajudar a fazer o êxito do negócio. No entanto, lembre-se: cortesia, atenção, respeito e honestidade são valores que o proprietário deve transmitir aos empregados. Atendimento é um diferencial! Além disso, uma boa comunicação faz o engajamento ser ainda melhor entre a equipe.
     

    Equipamentos

    Para tocar o negócio, alguns equipamentos são necessários. A lista pode ser extensa, mas inicialmente, o básico pode ajudar até que as contas possam ajudar a investir mais. Portanto, alguns materiais são necessários para auxiliar no funcionamento perfeitamente. O quesito pode variar de acordo com o tamanho e o estilo de bar que deseja abrir. Mas, incialmente é preciso de:
     
    Eletroeletrônicos
     
    Computador • impressora • telefone • televisão • geladeira vertical para cerveja • estufas para salgados • ar condicionado • gaveteiro para guardar dinheiro • máquina de cartão de crédito • equipamento de som • freezer horizontal com geladeira • fogão industrial • balcão frigorífico • chapa com aquecimento a gás • exaustor • liquidificador • fritadeira elétrica • forno micro-ondas.
     
    Móveis e outros equipamentos 
     
    Mesas, cadeiras, armário de acordo com o espaço • prateleiras para bebidas • talheres, pratos, copos, panelas • banquetas • filtro de água • espremedor de frutas • coqueteleira ou shaker • dosadeira.
     
     

    Cardápio 

    Levando em consideração que o estabelecimento pode servir comidas e bebidas, o bar deve pensar em um cardápio amplo. O rendimento dos pratos é uma das coisas mais importantes a se analisar: os pratos mais vendidos são o que dão lucro. Portanto, dependendo do estilo, é preciso averiguar e checar o que são essenciais para o negócio. Apesar disso, grande parte dos estabelecimentos possuem bebidas e petiscos que são essenciais, como:
     
    Vodka • energético • vinhos • cachaça • whisky • cerveja • rum • chopp • refrigerantes • sucos.
     
    Batata frita • queijos e frios • mandioca frita • linguiças • salsichas • bolinhos de diversos sabores.
     

    Tendências e criatividades 

    A tendência é que os bares sejam mais modernos, voltados para um público jovem, com investimentos nas tecnologias e autoatendimento. No entanto, o bar também deve estar preparado para receber o público velho, com opções que também atendam a eles. Apostar na criatividade pode ser um diferencial, além de fazer o destaque no mercado cheio de concorrentes. Desde a forma que o prato será apresentado até a decoração. 

     

     
     
     

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