Contratação e contratos de trabalho no bar e restaurante Eventos BaresSP 570x300 imagem
    bsp-arroba-CursoGestao-300x250px.gif

    Contratação e contratos de trabalho no bar e restaurante

    Tudo sobre Contratação e contratos de trabalho no bar e restaurante

    Por Dr. Fabio Gonzales | 19 de Maio 2020 - Publicado em 19 Maio 2020


    Estar presente na área de advocacia trabalhista desde 1985 e ser militante da Justiça do Trabalho há 35 anos, me rendeu diversos ensinamentos ao decorrer da carreira. Possibilitou-me a participar das aulas da ESBRE (Escola de Bares e Restaurantes), curso de alto nível de formação para pessoas que querem abrir ou administrar melhor bar e/ou restaurante. A seguir, vamos conversar sobre alguns temas que são bastante importantes para quem deseja estar neste segmento sem criar passivos trabalhistas, com ênfase na contratação e contratos de trabalho:
     
    É preciso dar muita atenção e importância ao momento da contratação. O instante da admissão do empregado, é a ocasião em que celebra as condições que vão reger no acordo de trabalho ao longo do tempo. Neste contexto, o instrumento do contrato de trabalho ganha muita relevância. É preciso que neste momento estejam previstas certas condições e cláusulas que ofereçam garantias judiciais quando houver discussão destes termos na Justiça do Trabalho. 
     

    Acordo Individual para Bares e Restaurantes

    O acordo individual de trabalho ganhou muita relevância após a Reforma Trabalhista de 2017. As partes puderam passar a negociar individualmente certos temas que antes só podiam ser objetos de acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho, melhor dizendo, negociação sindical. Um desses temas, que antes era objeto de negociação coletiva e agora faz parte do acordo individual, é o banco de horas. Ele permite que o empregado possa trabalhar mais de 8h por dia e menos de 10h, sem que a empresa tenha que pagar horas extras por esse sedimento de jornada diário ou semanal. O banco de horas é um acordo de compensação com vigência de 180 dias. No prazo, a empresa poderá compensar esse trabalho com a concessão de horas ou com jornada diária reduzida. Essa informação deve estar expressamente prevista no contrato de trabalho.

    Banco de Horas em Bares e Restaurantes

    Caso haja previsão também na convenção coletiva, o banco de horas passa a viger por um ano. Neste momento, é importante realizar um gancho: para que a compensação do banco de horas seja considerada válida pela Justiça, é fundamental que a empresa mantenha controle de jornada e que conste os horários corretos de entrada, saída e intervalos. Esses horários não podem ser invariáveis, pois, do contrário, a justiça vai considerá-los inválidos e inverter os olhos da prova. O empregador que terá que provar que o funcionário não fazia jornada alegada inicialmente. 
     
    Para efeito de bancos de horas, é importante que conste nos dias que foram concedidas folgas para compensação, esteja em rubrica - “folga de banco de horas” - e registrada nos controles de jornadas. Podem ser manuais, com os velhos relógios de pontos mecânicos, como pode ser mais atual e moderno, com o controle biométrico. O empregador deve escolher qualquer uma dessas modalidades, mas é fundamental que ali estejam os horários corretos, com as variações de minutos, e as folgas estejam devidamente identificadas. 
     
    Fabio Gonzalez

    Fabio Gonzalez

    Advogado graduado pela faculdade de direito da USP. Pós graduado em direito do trabalho empresarial pela FGV Law, militante na Justiça do Trabalho desde 1.985. Sua empresa Zinger Gonzalez Sociedade de Advogados presta serviços a centenas de empresários no setor de bares, restaurantes e eventos..

    Gonzalez e Gonzales

     

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    Daiki Sake Seco
    Fernandes Araújo e CIA Contabilidade Empresarial
    Apogee Gin
    Ecograph
    Makro
    Vorus
    Jura Jorney
    Gin Theros
    Vodka Icon
    Vinícola Salton
    Santa Monica
    Blend Express
    Italian Coffee
    Studio Cris Paola
    Inove
    Astoria
    MarketUp
    Vem! Plast
    BeerSenses
    Mobili Center Mesas e Cadeiras
    Casa Flora
    Paulaner
    Franco Bachot
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Bebidas
    +

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista
    +

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Delivery
    +

     
     

    Tudo sobre Leis para Bares e Restaurantes
    +

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo