
Faixa Azul celebra o tempo com chefs em pratos exclusivos
Campanha une maturação dos queijos e histórias da cozinha
Em sua nova campanha “Questão de Tempo”, a Faixa Azul convida seis chefs brasileiros para criar pratos exclusivos que mostram, na prática, como o tempo é ingrediente essencial tanto para a maturação dos queijos quanto para a construção de uma trajetória na gastronomia. A ação, que acontece entre junho e setembro, leva aos restaurantes participantes receitas inéditas e disponíveis por tempo limitado — um convite à experiência, à memória e ao sabor.
Com mais de 80 anos de história, a Faixa Azul é referência no mercado de queijos maturados, e faz da paciência um dos pilares de sua produção. Agora, a marca transpõe esse conceito para a cozinha de chefs como Rodrigo Oliveira (Mocotó), Carla Pernambuco (Carlota), Arno Van Enck (La Pasta Gialla/Biergarten Munique), Rodrigo Freire (Preto Cozinha) e o casal Ygor Lopes e Walkyria Fagundes (AE Cozinha). Cada um deles assina um prato que representa suas vivências, transformações e conquistas ao longo da carreira — assim como o queijo, que adquire personalidade com o tempo.
“Juntar os nossos dadinhos de tapioca, que completam 20 anos, com o parmesão da Faixa Azul, foi incrível. Essa parceria mostra que tradição pode evoluir e continuar relevante”, diz Rodrigo Oliveira, do Mocotó.
No restaurante do chef, o prato criado é o Dadinho de tapioca com fonduta de Parmesão e Camembert Faixa Azul e molho agridoce, já disponível no cardápio. Em junho, o AE Cozinha apresentou uma receita com nhoque artesanal, fonduta de três queijos da marca e cogumelos grelhados, além de uma sobremesa com queijadinha, goiabada artesanal e chantilly de cachaça.
Em julho, é a vez do Carlota, de Carla Pernambuco, receber o prato Filé com crosta de Parmesão Reserva Faixa Azul, gateau de batatas e fonduta de gorgonzola. No mês seguinte, Arno Van Enck assume com sua proposta no Biergarten Munique, e, em setembro, a campanha se encerra no Preto Cozinha, de Rodrigo Freire, em Pinheiros.
“Queremos que o público entenda que o tempo transforma. Assim como nossos queijos amadurecem com cuidado e paciência, os chefs também cresceram com dedicação. Essa campanha é sobre conexão: entre sabor, história e identidade”, afirma Gustavo Couceiro, gerente executivo da Faixa Azul.
Com a ação, a marca reforça sua posição como referência em qualidade e tradição, ao mesmo tempo em que acompanha o dinamismo da gastronomia contemporânea. O portfólio da Faixa Azul — que vai do parmesão clássico ao camembert e gorgonzola — ganha vida nova nas mãos de quem, com técnica e sentimento, traduz o tempo em sabor.
Agenda da campanha "Questão de Tempo" – pratos por mês:
Junho – AE Cozinha (Vila Mariana)
Nhoque artesanal com fonduta de queijos Faixa Azul e cogumelos grelhados + sobremesa com queijadinha e ganache de maracujá.
Durante toda a campanha – Mocotó (Vila Leopoldina)
Dadinho de tapioca com fonduta de Parmesão e Camembert Faixa Azul.
Julho – Carlota (Higienópolis)
Filé com crosta de Parmesão Reserva, gateau de batatas e fonduta de gorgonzola.
Agosto – Biergarten Munique (Vila Guilherme)
Prato inédito com assinatura de Arno Van Enck.
Setembro – Preto Cozinha (Pinheiros)
Receita autoral de Rodrigo Freire encerrando a campanha.
Assim, Faixa Azul transforma o tempo em protagonista — com afeto, memória e sabor à mesa.










